domingo, 28 de outubro de 2012

Juntos somos Umbanda

Todo o Umbandista sabe que estamos aqui para aprender, a forma mais fácil de evoluir é a soma de histórias e a multiplicação de experiências.
Nessa vida, todos temos o que aprender. A troca de informações e de conhecimento, é algo que fortalece, valoriza e aumenta a estrutura mental e a evolução do indivíduo.
A Umbanda trabalha em prol da coletividade, e nela encontra a sua força e seu brilho. Ninguém conseguem ser Umbandista sozinho, não existe corrente de um elo só. Nós, filhos de fé temos que vibrar o bem, o bom e o justo, mas se fossemos vibrar sozinhos, seria em vão.
É necessário o intercambio, a própria mediunidade é um intercâmbio, e nessa troca, abraçamos-nos para para caminhar, fixando um mesmo destino e recarregarmos nossas baterias.
Sozinhos somos indivíduos, simples indivíduos, agora juntos, juntos somos Umbanda.

Paz, União e Fé.

Rafael d'Ogum

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Professor ateu

Um professor ateu desafiou seus alunos com esta pergunta:
- Deus fez tudo que existe?
Um estudante respondeu corajosamente:
- Sim, fez !
- Deus fez tudo, mesmo?
- Sim, professor - respondeu o jovem.
- O professor replicou:
- Se Deus fez todas as coisas, então Deus fez o Mal,pois o Mal existe, e considerando-se que nossas ações são um reflexo de nós mesmos, então Deus é o Mal.
O estudante calou-se diante de tal resposta e o professor, feliz, se vangloriava de haver provado uma vez mais que a Fé era um mito.
Outro estudante levantou sua mão e disse:
- Posso lhe fazer uma pergunta, professor?
- Sem dúvida - respondeu-lhe o professor.
O jovem ficou de pé e perguntou:
- Professor, o frio existe?
- Mas que pergunta é essa? Claro que existe, você por acaso nunca sentiu frio?
O rapaz respondeu:
- Na verdade, professor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é ausência de calor. Todo corpo ou objeto pode ser estudado quando tem ou transmite energia, mas é o
calor e não o frio que faz com que tal corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Criamos esse termo para descrever como nos sentimos quando nos falta o calor.
- E a escuridão, existe? - continuou o estudante.
O professor respondeu: - Mas é claro que sim.
O estudante respondeu:
- Novamente o senhor se engana, a escuridão tampouco existe.
A escuridão é, na verdade, a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. O prisma de Newton decompõe a luz branca nas várias cores de que se compõe, com seus diferentes comprimentos de onda. A escuridão não. Um simples raio de luz rasga as trevas e ilumina a superfície que a luz toca. Como se faz para determinar quão escuro está um determinado local do espaço?
Apenas com base na quantidade de luz presente nesse local, não é mesmo? Escuridão é um termo que o homem criou para descrever o que acontece quando não há luz presente.
Finalmente, o jovem estudante perguntou ao professor:
- Diga, professor, o Mal existe?
Ele respondeu:
- Claro que existe. Como eu disse no início da aula, vemos roubos, crimes e violência diariamente em todas as partes do mundo, essas coisas são o Mal.
- Então o estudante respondeu:
- O Mal não existe, professor, ou ao menos não existe por si só. O Mal é simplesmente a ausência de Deus. É, como nos casos anteriores, um termo que o homem criou para descrever essa ausência de Deus.
Deus não criou o Mal. Não é como a Fé ou o Amor, que existem como existe a Luz e o Calor.
O Mal resulta de que a humanidade não tenha Deus presente em seus corações.
É como o frio que surge quando não há calor ou a escuridão que acontece quando não há luz.


Esse texto me foi enviado pelo amigo Lisandro, muito obrigado. Paz e Luz.
                 GRUPO ZEN ADVAITA - A UNIDADE DO SER

sábado, 20 de outubro de 2012

Apronte mediunico


A coisa é séria, o aprontamento dos médiuns trabalhadores de Umbanda.
São necessárias sessões de apronte e muita doutrinação.
É preciso que a Umbanda saia da teoria e entre na prática, quando a Umbanda migrar da cabeça para o coração, deixa de ser apenas uma religião para se tornar a filosofia de vida dessa pessoa.
Normalmente os médiuns Umbandistas desenvolvem dois tipos de faculdades mediúnicas, de acordo coma a missão e/ou função à ser realizada.
Mas o mediador que quiser desenvolver várias faculdades ao mesmo tempo, muito dificilmente conseguirá desenvolver à contento, qualquer uma delas. O foco é importante para tudo na vida.
Para um bom desenvolvimento, é necessário o acompanhamento dos espíritos iluminados, para isso é importantíssimo que a filosofia seja positiva, assim como relatei anteriormente, também a orientação de um cacique preparado para isso ou um médium mais experiente.
Ninguém deve tentar desenvolver suas faculdades mediúnicas sozinho e em casa, fora de uma Tenda ou de um Centro de respeito, pois pode ser perigoso, pode ocorrer a aproximação de espíritos pouco evoluídos.
O apronte é assunto sério, mas como tudo na Umbanda, pode e deve ser tratado de forma leve, já que é assim que é nossa doutrina, séria mas suave.
Outro detalhe importante, não exite uma maneira única para o aprontamento, pois cada pessoa é uma pessoa, com suas histórias, necessidades e missões particulares, também não há um período ou prazo padrão.
Resumindo, é preciso fé, doutrina e orientação.
Que Pai Oxalá coloque bons orientadores em nossos caminhos.

Rafael d'Ogum

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Entre Deus e nós


É chegada a hora de entendermos um pouco mais sobre a relação entre o ser humano e Deus.
Na realidade tudo que é vinculado a humanidade , é ligado diretamente a divindade, até por que fomos criados por Ele, em verdade, Ele criou tudo.
Mas não é tudo, o que Ele nos dá? Ele nos dá exatamente o que é absolutamente necessário para que consigamos cumprir a nossa missão. O restante que,por ventura, conseguimos obter ou alcançar no decorrer da caminhada só tem uma explicação. O merecimento.
Ninguém consegue nada de graça, sempre tem um motivo. Tanto faz se forem coisas agradáveis ou não ao nossos olhos, sempre tem um porquê.
Quando a colheita se apresenta diferente de nossa semeadura. Podemos ter certeza de que é Deus praticando sua justiça misericordiosa, se vem algo à mais do que havíamos planejado, é certo de que estamos sendo testados, no melhor sentido do:
"Muito será cobrado de quem muito se foi dado."
Se veio à menos, provavelmente não fomos merecedores de melhor sorte.
Sempre é bom lembrar que é bem nítida essa relação. Somos filhos de um Pai bondoso e justo, que nos da os presentes de acordo com as nossas notas na escola.

Saravá irmãos.

Rafael d'Ogum

domingo, 14 de outubro de 2012

Permanecer em oração


O que é permanecer em oração? Primeiro precisamos entender o que é oração.
Oração não são palavras decoradas, mas sim atitudes, pensamentos, gestos, etc...
Ajudar quem necessita é oração, um abraço sincero é oração, um sorriso, uma verdade, um afago, até um puxão de orelha pode ser uma oração.
Tudo aquilo que for feito com amor, é considerado oração.
Oração não é reza, oração é um sentimento elevado, um pensamento para o bem, um olhar para o bom.
Logo, permanecer em pensamento é vibrar boas energias sempre, não desejar para o outro o que você não gostaria para você, não estar feliz, mas sim, ser feliz, compreender que somos apenas uma grão de areia em uma imensa duna, mas que nos movemos de acordo com os ventos da vida.
Se religião é o religamento para com Deus, o caminho, a fé é o transporte, logo a oração é o combustível.
Permanecer em oração é permanecer com o pensamento no bem e com o caração no bom.

Que Pai Oxalá nos ilumine.

Rafael d'Ogum

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Obrigado por tudo


Obrigado Umbanda.
Obrigado por me mostrar;
Obrigado por me falar.
Obrigado pela força da magia;
Obrigado por mais uma gira.
Obrigado pelo trabalho do Exu;
Obrigado pela palavra do Preto.
Obrigado por existir;
Obrigado por me permitir.
Obrigado pelo sorriso da Criança;
Obrigado pela esperança.
Obrigado pelo Caboclo guerreiro;
Obrigado por me escolher mensageiro.
Obrigado, obrigado e obrigado
pelos parceiros, amigos, reencontro e desencontros.
Obrigado pela vida e pelas múltiplas existências.
São tantas coisas, tantos motivos, que eu só posso te dizer uma coisa.
OBRIGADO UMBANDA, POR TUDO!!

Rafael d'Ogum

domingo, 7 de outubro de 2012

Magia Inocente


São Cosme e São Damião sincretizam nossas amáveis crianças da Umbanda.
As crianças da Umbanda, não são  necessariamente espíritos de pessoas que desencarnaram no período infantil de sua última passagem sobre a terra.
As Crianças, Eres ou Cosminhos são varias vezes espíritos elementais da natureza que se utilizam dessa roupagem fluídica para transmitir os ensinamentos da pureza.
Quem não se comove ou emociona com as crianças? E exatamente por isso que esses espíritos se utilizam dessa "imagem". Outra coisa, a criança nos mostra que ainda é possível ter Inocência nos dias de hoje e fé no futuro, independente da idade que possuímos hoje.
As crianças na Sagrada Umbanda podem ser descritas pelas mesmas características das "crianças terrenas", são brincalhonas, alegres, amigas, sinceras, doces, carinhosas, e algumas vezes agitadas, arteiras e teimosas.
Mas o certo é que sempre tem muitas coisas para nos ensinar, no valor da amizade, da fé e do amor, esses Seres Iluminados são doutores.
Vendo nossos pequenos mestres em ação, e se nos deixarmos ser inundados pelo amor inocente e incondicional, poderemos entender o verdadeiro significado da vida.

Que Papai do Céu nos abençoe.

Rafael d'Ogum

HOJE FESTA DE CRIANÇAS EM NOSSA TENDA

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aos médiuns


Todos nós ganhamos um dom, uma tarefa, uma missão, não é poder e nem algo que nos faz melhor que ninguém.
Devemos ter a clara noção de que essa condição não nos garante nenhuma benção especial, mas sim, muito estudo e trabalho. Ser médium é uma grande responsabilidade, pois somos transmissores de mensagens que podem, ou não, alterar o rumo da vida de quem as escuta, para o bem ou para o mal.
Temos que manter nossos pensamentos, nossas emoções e nossas rotinas sempre saudáveis e equilibradas.
Também é preciso compreender as regras naturais da vida, as Leis Imutáveis de Deus e segui-las.
Trabalhadores, ou melhor, ferramentas, aparelhos, servidores do Alto. Aproveitemos esse magnífico talismã multiplicador carmico, que nos foi fornecido para aliviar nossa carga ajudando os outros a aliviarem as suas.
De coração, desejo que todos os médiuns condigam cumprir suas Divinas Missões, quitando suas dívidas passadas, seguindo o caminho ensinado pelo Mestre dos Mestre, o Senhor dos Senhores, o Supremo Médium, o Cristo Jesus.
Que a paz, a luz e os espíritos do alto nos acompanhem por toda a nossa caminhada.

Rafael d'Ogum

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Culpado ou inocente

Conta uma antiga lenda que na Idade Média um homem muito religioso foi injustamente acusado de ter assassinado uma mulher.
Na verdade, o autor do crime era pessoa influente do reino e, por isso, desde o primeiro momento se procurou um “bode expiatório” para acobertar o verdadeiro assassino. O homem foi levado a julgamento, já temendo o resultado: a forca.
Ele sabia que tudo iria ser feito para condená-lo e que teria poucas chances de sair vivo desta história. O juiz, que também foi comprado para levar o pobre homem à morte, simulou um julgamento justo, fazendo uma proposta ao acusado para que este provasse sua inocência.
- Sou de uma profunda religiosidade e por isso vou deixar sua sorte nas mãos do Senhor: vou escrever num pedaço de papel a palavra INOCENTE e no outro pedaço a palavra CULPADO. Você sorteará um dos papéis e aquele que sair será o veredicto. O Senhor decidirá seu destino – determinou o juiz.
Sem que o acusado percebesse, o juiz preparou os dois papéis, mas em ambos escreveu CULPADO de maneira que, naquele instante, não existia nenhuma chance de o acusado se livrar da forca. Não havia alternativas para o pobre homem.
O juiz colocou os dois papéis em uma mesa e mandou o acusado escolher um.
O homem pensou alguns segundos e, pressentindo a “vibração”, aproximou-se confiante da mesa, pegou um dos papéis e rapidamente colocou na boca e engoliu.
Os presentes ao julgamento reagiram surpresos e indignados com a atitude do homem.
- Mas o que você fez? E agora? Como vamos saber o seu veredicto?
- É muito fácil. – respondeu o homem – Basta olhar o outro pedaço que sobrou e saberemos que acabei engolindo o contrário. Imediatamente o homem foi liberado.

MORAL DA HISTORIA: Por mais difícil que seja uma situação, não deixe de acreditar até o último momento. Saiba que, para qualquer problema, há sempre uma saída. Não desista, não entregue os pontos, não se deixe derrotar. Vá em frente apesar de tudo e de todos, creia que pode conseguir

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Cinco Grandes Lições de Vida

PRIMEIRA IMPORTANTE LIÇÃO:
Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última que era:
“Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?”
Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela?
Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota.”É claro!”… Respondeu o professor e continuou: “Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples “alô”.
Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy.
SEGUNDA LIÇÃO IMPORTANTE:
Na chuva, numa noite, estava uma senhora negra, americana, do lado de uma estrada no estado do Alabama enfrentando um tremendo temporal. O carro dela tinha enguiçado e ela precisava, desesperadamente, de uma carona. Completamente molhada, ela começou a acenar para os carros que passavam.
Um jovem branco, parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos raciais dos anos 60, parou para ajudá-la. O rapaz a colocou em um lugar protegido, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela. Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu anotar o endereço dele e agradecê-lo. Sete dias se passaram quando bateram à porta da casa do rapaz.
Para a surpresa dele, uma enorme TV colorida estava sendo entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia: “Muito obrigada por me ajudar na estrada naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também meu espírito. Aí, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse. Deus o abençoe por Ter me ajudado. Sinceramente, Mrs. Nat King Cole”
TERCEIRA IMPORTANTE LIÇÃO:
Sempre se lembre daqueles que te serviram. Numa época em que um sorvete custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na lanchonete de um hotel e sentou-se a uma mesa. Uma garçonete colocou um copo de água na frente dele.
- “Quanto custa um sundae?” ele perguntou.
- “50 centavos” – respondeu a garçonete.
O menino puxou as moedas do bolso e começou a contá-las.
- “Bem, quanto custa o sorvete simples?” ele perguntou.
A essa altura, pessoas estavam esperando por mesas e a garçonete perdendo a paciência.
- “35 centavos” – respondeu ela, de maneira brusca.
O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:
- “Eu vou querer, então, o sorvete simples”.
A garçonete trouxe o sorvete simples, a conta, colocou na mesa e saiu.
O menino acabou o sorvete, pagou a conta no caixa e saiu.
Quando a garçonete voltou, ela começou a chorar a medida que ia limpando a mesa pois ali, do lado do prato, tinham 15 centavos em moedas – ou seja, o menino não pediu o sundae porque ele queria que sobrasse a gorjeta da garçonete.
QUARTA IMPORTANTE LIÇÃO:
O obstáculo no nosso caminho. Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada.
Então, ele se escondeu e ficou observando para ver se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.
Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.
Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas mas nenhum deles tentou sequer mover a pedra dali.
De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais. Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
Após muita força e suor, ele finalmente conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.
Ele, então, voltou a pegar a sua carga de vegetais mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.
A bolsa continha muitas moedas de ouro e uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho.
O camponês aprendeu o que muitos de nós nunca entendeu:
“Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição”.
QUINTA IMPORTANTE LIÇÃO:
Há muitos anos atrás, quando eu trabalhava como voluntário em um hospital, eu vim a conhecer uma menininha chamada Liz que sofria de uma terrível e rara doença.
A única chance de recuperação para ela parecia ser através de uma transfusão de sangue do irmão mais velho dela de apenas 5 anos que, milagrosamente, tinha sobrevivido à mesma doença e parecia ter, então, desenvolvido anticorpos necessários para combatê-la.
O médico explicou toda a situação para o menino e perguntou, então, se ele aceitava doar o sangue dele para a irmã.
Eu vi ele hesitar um pouco mas depois de uma profunda respiração ele disse:
- “Tá certo, eu topo já que é para salvá-la…”.
À medida que a transfusão foi progredindo, ele estava deitado na cama ao lado da cama da irmã e sorria, assim como nós também, ao ver as bochechas dela voltarem a ter cor.
De repente, o sorriso dele desapareceu e ele empalideceu. Ele olhou para o médico e perguntou com a voz trêmula:
- “Eu vou começar a morrer logo?”
Por ser tão pequeno e novo, o menino tinha interpretado mal as palavras do médico, pois ele pensou que teria que dar todo o sangue dele para salvar a irmã!
Pois é, Compreensão e Atitude são tudoooooooo !!!
Lembre-se sempre:
“Trabalhe como se você não precisasse do dinheiro, ame como se você nunca tivesse se machucado e dance como você dançaria se ninguém estivesse olhando”.