sábado, 23 de fevereiro de 2013

Tenda de Apoio Espiritual Pai Ogum

Nós da TAEPO estamos sendo preparados de forma ecumênica para seguirmos os ensinamentos de Mestre Jesus, o Cristo.
O nome do nosso grupo é Tenda de Apoio Espiritual Pai Ogum, esse nome tem uma razão, ou no mínimo um motivo.
Tenda, pela simplicidade dos nossos atos, e pela humildade de nosso templo físico, até por que as paredes frias, nada mais são do que paredes frias, e o verdadeiro templo esta dentro de nós, e não um endereço.
Apoio Espiritual, essa é uma função, prestar o apoio espiritual necessário, para que as pessoas consigam compreender as verdades, não absolutas, sobre o espiritualismo, já que a verdade absoluta é Deus e querer se comparar ou compreende-lo é utopia,
També esta vinculado no Apoio espiritual o desmenche de trabalhos realizados pela baixa espiritualidade.
E o Pai Ogum no nome, não é apenas uma homenagem ao Orixá que rege a linha de trabalho do mentor de nosso grupo, mas também uma referencia ao nosso modo de atuação.
Propositalmente não há o vocabulo UMBANDA, pois UMBANDA é uma religião, ou melhor, um conjunto de leis Divinas que norteiam os trabalhos da alta espiritualidade, servindo de ferramentas, orintando-nos na execução plena de nossa missão que é, exatamente,  o APOIO ESPIRITUAL.
Passamos adiante os ensinamentos quevamos adquirindo ao longo dessa jornada. Levando a bandeira branca do Mestre e sempre ajudando as pessoas a ajudar mais pessoas.

Paz e Luz.

Rafael d'Ogum

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Exu / Pomba-Gira

Esses nossos amigos desencarnados, realizam um trabalho de incrível importância para nós. Eles realizam a limpeza, energização e nos dão grandes dicas sobre como devemos entender os por que da vida.
Há muitas coisas que falam desses nossos irmãos, muitas besteiras e muitos mitos. Mas quem ja parou para conversar com um Exu de verdade e conhecer suas histórias e suas doutrinas, com certeza verá nessas entidades o verdadeiro amor de Cristo.
Os Exus e as Pomba-giras são enviados Divinos, fazem o trabalho pesado, sempre ao nosso favor, mas nunca em desfavor de ninguém. Eles tem uma facilidade impar de manusear a magia, e as colocam à serviço da justiça.
As vezes são médicos, psicólogos, advogados, professores, mas sempre são mestres.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Crianças


São espíritos de apresentação infantil e doce, mas são magistas da mais alta complexidade. Pois trabalham com a pureza.
Quando se consegue tocar no coração de uma criança de Umbanda, se consegue tudo que estiver nos alcance delas, e esse tudo, é muita coisa.
Alguns são calmos, outros mais agitados, mas todos trazem uma inocência inconfundível das crianças realmente puras.
Representados no sincretismo por São Cosme e Damião, também conhecidos por Eres, Ibejis ou Cosminhos, essa linha de trabalho apesar de demonstrar-se de forma ingênua, traz um conhecimento profundo.
Saber brincar certo, eles mostram que é saber viver bem.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Preto Velho


São entidades que se utilizam de roupagem fluídica de velhos africanos que viveram nas senzalas, representam a sabedoria dos simples e humildes, e a força da fé.
Mandingueiros, desfazem qualquer magia negativa com muito amor, algumas mirongas e uma vela.
Verdadeiros mestres, quando o assunto é a vida e como vive-la. Como a maneira singela que apenas quem já viveu e aprendeu muito, esses Magos Brancos sempre tem uma palavra amiga, na realidade sempre tem a palavra certa, para o momento oportuno.
Sinceridade, honestidade, simpatia, sabedoria e um sorriso aconchegante, são algumas das qualidades desses nossos mentores do alto-astral.
Pelo fato de trabalharem com a mais alta magia, seu sincretismo é com São Cipriano.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Oxossi


A linha de Oxossi tem o sincretismo com São Sebastião, linha essa que rege todos os caboclos, até pelo fato de Oxossi ser um caboclo caçador. Oxossi é o doutrinador e catequizador. Trabalhadores dessa linha são muito observadores e cuidadosos, profundos conhecedores da flora e da fauna, curandeiros, sabem como ninguém retirar das plantas as substâncias necessárias para realizar suas curas.
Orixá da fartura e do conhecimento e desbravador por natureza.
Atua sobre as florestas e em seus habitantes.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Iansã


A linha de Iansã é sincretizada por Santa Barbara. Orixá feminino representa a mulher guerreira e forte, rainha dos ventos e das tempestades, impõem respeito aos mortos, protegendo seu filhos, terreiros e lares.
Guardiã das normas sociais, o casamento como instituição lhe pertence. Defende principalmente as mulheres contra injustiças, violência e maus-tratos.
Postura firme, porem volátil. Assim como o vendo dona Iansã pode se portar como uma suave brisa que refresca ou até mesmo como uma ventania que arranca arvores.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Xangô


A linha de Xangô é sincretizada por São Jerônimo, o Orixá da justiça cármica, é grande rei, senhor dos raios e dos trovões. Defensor dos pobres, senhor da cultura e dos estudos. Todas as leis universais passam por sr. Xangô e seus trabalhadores promovem a verdade, a retidão, a imparcialidade e a queda da injustiça, da mentira e dos falsos valores morais.
A justiça nunca é boa ou ruim, ela simplesmente é justa. Os trabalhadores dessa linha, são extremamente justos, e não admitem a inverdade e a injustiça, nos mostram que para não sermos injustos, a melhor coisa é não julgar.
Quem deve paga, quem merece, recebe.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Oxum


A linha de Oxum tem seu sincretismo com NS Aparecida ou NS da Conceição, representa o amor materno, paciência e ternura. Uma das mais populares Orixás na Umbanda, seus trabalhadores atuam diretamente na gestação, no amor, na doçura, no ouro, na riqueza e na beleza.
Todos os seres iluminados que prestam seus serviços sobre essa bandeira, transmitem muito afeto e tranquilidade.
O campo de atuação são as águas doces, cachoeiras e quedas d'águas. A vida sob o olhar zeloso de Mamãe Oxum torna-se mais linda.
Assim como a linha de Iemanjá, realiza um trabalho muito bom de descarrego, pois assim como a água do rio nunca mais voltará, essa maravilhosa mãe leva todas as dificuldades desnecessárias para bem longe.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ogum


A linha de Ogum é sincretizada com São Jorge, linha de atuação no combate contra o mal. Representa coragem, disciplina e retidão de caráter.
Não há demandas que esses valorosos guerreiros não se lancem e vençam em nome da justiça de Deus.
Mestres nas manipulações dos metais, impulsionam as conquistas maiores da humanidade.
Encontramos nessa linha que irradia força e aguerrimento entidades guerreiras com as mais variadas roupagens espirituais.
Ogum é General de Umbanda, coordena os Exus, guiando-os pelo caminho da evolução.
Atuam no avanço moral e tecnológico das pessoas.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Iemanja


A linha de Iemanjá é também conhecida por linha do Povo das Águas, propicia a limpeza energética dos ambientes e dos filhos de fé. Seus caboclos são tranquilos, se movimentam como se estivessem sempre cortando as ondas do mar.
Nessa linha que irradia o amor universal, encontramos em sua corrente Sereias, Caboclos, Pretos-velho e Crianças.
Atuam com destreza na reestruturação do corpo espiritual das pessoas, trazendo a paz e o equilíbrio para quem vai até ela.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Oxalá


A linha de Oxalá, é a linha de orientação, tem seu sincretismo com Nosso Senhor Jesus, o Cristo, que dirige essa linha. Representa a fé, a serenidade e a evolução.
Pai Oxalá é o Orixá supremo e a força da criação.
As entidades atuantes de Sua linha, dificilmente vem a terra, trabalhar utilizando a mediunidade de incorporação, ou psicofonia, por serem seres bastante evoluídos, e terem uma postura mais gerencial, “administram” os trabalhos da Umbanda, sem a necessidade de colocar a “mão na massa”.
Nessa linha que irradia por natureza, amor, paz, união e a sabedoria profunda, encontramos em sua corrente Anjos, Santos, Espíritos Missionário, Caboclos, Pretos-velho e Crianças.
Atuando com certeza facilidade no psicológico das pessoas.