sexta-feira, 22 de março de 2013

Alegria ou Felicidade

Como é comum confundir-mos felicidade com alegria.
Alegria é um sentimento momentâneo e passageiro, que te eleva a picos de prazer emocional, sempre, propocionado por algo ou alguem. É impossível manter-se nesse pico, por um longo período de tempo, e ao termino desse período, normalmente as pessoas tendem a experimentar a depressão, não me refiro a depressão patológica, mas a sutil sensação de não ter mais aquela alegria.
A tristeza é muito semelhante a isso, é o pico sentimental momentâneo e passageiro, ocasionado por algo ou alguem, onde todos sentem alívio ou alegria nesse momento.
Quando vivenciamos esses extremos, não estamos sendo corretos com nós mesmos, pois não estamos sendo felizes, ou não estamos nos permitindo ser.
A felicidade é estar contente, ou melhor, aceitar esses picos sentimentais, ou emocionais, como momentos passageiros, que são.
Estar alegre é uma coisa, agora, ser feliz é outra bem diferente. E a felicidade é sinônimo de evolução, alegria não.
Um velho sábio, me ensinou que o segredo da vida é o simples, e isso se encaixa perfeitamente nessa idéia. Ser feliz é aplicar o dane-se em todos os momentos da vida. Deixando que os altos e baixos ocorram sem se preocupar com eles, apenas aceitar as suas existências.
Sei que ser feliz é muito simples, mas nada fácil.
 
Paz, Luz e Felicidades.
 
Rafael d'Ogum

terça-feira, 19 de março de 2013

Nossas Pequenas Batalhas

Em nossas pequenas batalhas, travadas ao longo de nossas existências terrena, jamais saímos perdedores, pois todas as vezes que encarnamos, encarnamos com o proposito de aprender, e não importa o quanto, se é mais ou se é menos, sempre aprendemos alguma coisa.
Esse, pelo menos, é o conceito mais difulgadpoentre  os espiritualistas, mas em uma tarde de meditação, e influenciado pelos amigos do alem, percebi que o que aprendemos aqui é muito, mas muito mesmo, menos do que acreditamos aprender.
Cheguei a esse pensamento, baseado nos ensinamentos de Allan Kardec, que entre outras coisas, nos transmitindo as palavras dos espíritos, deixou bem claro que o
Planeta Terra é um planeta de provações, onde viemos para provar o que estudamos antes de nascer, até por que, sabemos que somos nós mesmos que escolhemos as provas que surgirão em nossa estada na matéria.
Essas provas servem para demonstrarmos para nós mesmos até onde conseguimos chegar nesse caminho chamado evolução.
Sei que alguns Umbandistas vão se lembrar das palavras do Caboclo das Sete Encruzilhadas:
"... aprenderemos com os que mais sabem e ensinaremos o que menos sabem, e a ninguém viraremos as costas, pois essa é a vontade do Pai."
Ele se referia aos espíritos desencarnados, ensinando e aprendendo o como o espírito se comporta quando preso a matéria e orientando os espíritos que estão a procura da luz evolutiva.
Até por que, o próprio Caboclo disse:
"A umbanda é a manifestação do espirito pela Caridade."
Na Umbanda, as manifestações são mediúnicas, e os espíritos que se manifestam através da mediunidade são espíritos libertos da matéria, ou simplesmente, desencarnados.
Então, não estamos aqui para provar a vida, mas sim para nos por à prova, nessas pequenas batalhas diárias.
 
Paz e Luz.


Rafael d'Ogum

sexta-feira, 15 de março de 2013

O Papa e a Umbanda

No mundo tudo esta interligado, incluindo as religiões. O que falar então das religiões Cristãs?
Há diferenças entre elas, mas por todas terem a mesma missão, "aproximar seus seguidores de Deus", não há religiões opostas.
O conclave que definiu o novo Papa, influi indiretamente na Umbanda e em todas as religiões de matriz Cristã.
Ninguém consegue ficar alheio as mudanças de postura de maior, em numero de adeptos, religião Cristã.
O Papa é responsável pelo pastoreio de um volumoso rebanho, que se faz presente em muitos, se não todos os países do globo, até por causa da histórica colonização. No Brasil, quem nunca foi a uma missa?
Particularmente, eu não conheço .
Se não pela fé, a frequência à uma Igreja Católica, tem um cunho social, em muitas localidades.
Muitas vezes aquele sermão, que virou sinônimo de conversa chata, faz algum sentido para algum momento em nossas vidas, e influenciou nossos pensamentos e nossas atitudes.
Jesus, o Cristo, nos ensinou a não julgar, mesmo assim continuamos julgando. Quando se fala dos católicos pedófilos, esquecemos de pensar que na grande corrente  da Umbanda, assim como em todas as religiões, há pessoas que se escondem atrás  de uma filosofia religiosa para saciar seus desejos mais doentes e perversos; Quando se fala dos evangélicos exploradores, não notamos que o fato de cobrar, de alguma forma uma consulta, ou até mesmo, um trabalho, também deve ser considerado exploração da fé alheia.
Então, a Igreja Católica, Evangélica, etc..., devem ser alvos de nossas orações e respeito, assim como seus líderes.
Que o Papa Francisco, consiga realizar sua missão, ajudando nossos irmãos católicos a seguir o caminho que leva a Deus.
 
Amem.

Rafael d'Ogum