sábado, 31 de agosto de 2013

Mais uma oportunidade

O planeta Terra é um planeta de provação, em franco desenvolvimento evolutivo, assim como seus habitantes.
Ninguem encarna nesse planeta, se não para passar por provas. Uns estão mais adiantados que outros, mas todos temos provas, caso não se consiga a nota apropriada para passar, repetimos.
Deus na sua suprema benevolência, para com seus filhos, sempre nos da mais uma chance, como se fosse uma recuperação. Se não conseguimos de novo, não perdemos apenas um ano, mas sim uma encarnação inteira. Até entendermos que para passarmos nas provas, não é necessário fazer absolutamente nada, em relação à elas.
Colhemos o que plantamos, desenhamos o território onde as provas irão ocorrer, e quando essas surgem em nossos caminhos, o que devemos fazer é simplesmente passar por elas, não lutar contra elas e nem coloca-las nas costas de alguém, atribuindo para esse alguém uma culpa. Pois se as provas existem são por que  nosso Pai, professor e avaliador às colocou. Quando colocamos a  culpa nas costas do Pai, estamos O julgando, e com isso deixamos de simplesmente passar por elas e Ele com todo amor do infinito simplesmente nos dará mais uma oportunidade.

Que Deus nos ilumine.

Rafael d'Ogum

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Riqueza Dividida

A riqueza de uma religião como a Umbanda esta exatamente onde muitos acreditam ser o seu ponto fraco, a diversidade no modo de ação e compreensão se suas doutrinas.
Essas formas diferentes de apresentação, de uma mesma filosofia, facilita a capilarização e a divulgação dessa maravilhosa ferramenta divina para a evolução coletiva.
Se essas várias  faces da nossa Amada Umbanda é o que à deixa tão forte, bela e popular, devemos ter, ou melhor, podemos ter a seguinte visão sobre ela.
Assim como o povo brasileiro é tão fantástico, exatamente pela sua pluralidade, a Umbanda não poderia ser diferente, já que também é filha, ou melhor, fruto dessa terra.
Aprendemos com a nossa religião, que devemos respeitar as individualidades, suas diferenças e suas crenças, e adaptarmos para transmitir a nossa mensagens à todos, utilizando as ferramentas dispostas e falando a linguagem que o receptor ira entender, sempre facilitando a boa comunicação e compreensão.
Não importa o como e o modo que iremos passar adiante a nossa benção, o importante é que seja passada.

Fé e Amor

Rafael d'Ogum

domingo, 25 de agosto de 2013

O que ter no coração

Ter no coração amor, caridade, paciência e fé. são esses os requisitos básico para vencer qualquer demanda e alcançar qualquer objetivo.
Amor é avanço moral, item que só faz multiplicar toda e qualquer possibilidade de conquistar suas metas.
Caridade é a melhor maneira de viver em sociedade, é ajudar cada indivíduo para que esse consiga ser incluso no grupo, sem nenhum tipo de preconceito e descriminação.
Paciência alimenta a tranquilidade, que faz respirar e ensina a dar tempo-a-tempo, Nos ajuda  a entendera s situações que se apresentam no decorrer de nossas caminhadas. Faz com que consigamos nos colocar em nossos lugares e possamos ver com a ótica dos outros. Levando ao não julgamento.
E a fé é o inicio de tudo, inclusive a palavra felicidade tem em seu início a sílaba fé.
Termos esses princípios bem claros, em nossos corações faz com que todos os obstáculos postos em jornadas, sejam cada vez mais simples de serem ultrapassados.

Que Pai Oxalá nos abençoe.

Rafael d'Ogum

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A atuação de Zélio

No tempo em que o Sr. Zélio atuava, nas linhas da nossa amada Umbanda, sob as orientações de seu guia C7E.
A Umbanda se estruturou, criou uma personalidade toda própria, com conceitos e modus operandi.
O Sr. Zélio desencarnou e nosso querido C7E
Não assumiu nenhum outro mediador, os motivos, bem, os motivos desta entidade não ter optado por outro tutelado, não é o tema desse humilde e singelo texto. Mas com a partida de Zélio, muitas coisas mudaram, não que tenha ensinado os segredos ou mostrado o que e o como fazer.
Eles ensinaram, mostraram, fizeram tudo da melhor forma possível, porém com o passar dos anos, muitos esqueceram a essência demonstrada pelo C7E e seu médium o menino Zélio, que começou ainda muito jovem, para mostrar que o tempo é exíguo.
Mas retornando ao tema, notamos que a umbanda de Zélio se perdeu com o tempo, e o pior, muitas terreiras de umbanda, nem sabem quem foi Zélio ou o seu caboclo guia.
Simplesmente ignoram a história, ignoram os feitos desse ser de luz, mas isso me faz lembrar de que o povo sem memória é povo sem vitória.
Nós umbandistas, temos por obrigação, lembrarmos que tudo começou em novembro de 1908, pelas mãos de um jovem garoto de 17 anos, e que nenhum de nós "inventou" ou "descobriu" a umbanda, apenas seguimos um caminho iniciado á muito tempo, devemos voltar às raízes e beber dessa fonte.
Zélio continua atuante nas linhas da nossa amada umbanda, mas agora do "lado dela".
Sarava Umbanda.
Rafael Hernandes

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Romances Espiritas


Como é comum ver pessoas comentarem o quanto parecem ilusórios os romances espirituais, mas ao meu ver, os romances servem apenas para ilustrar história ocorridas do lado de lá da morte.
Creio que os relatos feitos, na maioria desses casos, sofre a influencia de uma boa porção de dramatização para facilitar a compreensão dos fatos descritos.
Esse artificio, de utilizar-se de um certo excesso na argumentação, é utilizado, inclusive, nas parábolas bíblicas, onde histórias são mais coloridas do que a realidade, exatamente com o intuito de levar o leitor a um conceito.
Assim, os romances são romances, falam sobre um momento de dificuldade, onde os ’’heróis’’ sofrem, passam pelas mais variadas provas, em certo momento encontram uma orientação, um caminho.
Mas essas histórias não são difíceis de acontecer, por mais que muitas vezes parecem impossíveis. Mas qual espirita ou espiritualista nunca ouviu falar no nosso saudoso e querido Francisco Candido Xavier, o Chico Xavier, que por meio de seu trabalho e exemplo, sempre transmitiu orientações e ensinamentos, tornando realidade muitas histórias, semelhantes aquelas dos romances espiritas, onde os ’’heróis’’ sofrem, passam pelas mais variadas provas, mas no final encontram o caminho mais salutar.
Então, caros irmãos, tudo é possível quando se tem fé e essas dúvidas são absolutamente normais, pois a fé deve ser sempre testada, só assim ela terá fundamento.
Paz e Fé.
Rafael Hernandes

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Coerência Espiritual


São muitos os ensinamentos que podemos adquirir junto á espiritualidade, um desses conhecimentos é a coerência.
Para os médiuns e servidores de doutrinas espirituais, a coerência é algo muito importante. Pois não podemos ouvir e pregar humildade se na realidade não a praticamos se em nossas tendas ou centros exigimos respeito, devemos manter o respeito em  todos os momentos. Isso é coerência.
Praticar, exercitar, exemplificar nossas palavras com nossas atitudes, são de extrema valia, sempre que as pessoas encontram com alguém que se diz o religioso, elas acabam avaliando seus atos e direcionam-os para a sua religião.
Se você é católico, não falta as missas todos os domingos, mas de segunda á sábado passa o tempo todo falando da vida dos outros, essa falta de coerência passará, aos olhos dos demais, pela doutrina de sua religião.
Se é espirita, frequentador assíduo das sessões, mas o seu dia-a-dia utiliza-se da maledicência, essa é a imagem que está passando da doutrina que serve.
Coerência, caso não consiga ser coerente com sua filosofia/doutrina religiosa, sinceramente, se abra para o mundo. Esse não é o seu caminho.

Luz e Paz.
Rafael Hernandes