segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Nunca Perca as Esperanças


Meimei


Se o pranto te encharca a existência, recorre a Deus no exercício do bem e acharás Deus nas entranhas da própria alma, a propiciar-te consolo.

Se sofres incompreensão, auxilia ainda e sempre aos que te não entendem e encontrarás Deus no imo do próprio espírito, a fortalecer-te com o bálsamo da piedade pelos que se desequilibram na sombra.

Se te menosprezam ou te injuriam, guarda-te em silêncio no auxílio ao próximo e surpreenderás Deus no íntimo de teus mais íntimos pensamentos, prestigiando-te as intenções.

Se te golpeiam ou censuram, cala-te edificando a felicidade dos que te rodeiam e Deus falará por ti na voz inarticulada do tempo.

E, se erraste, não tombes em desespero, mas, trabalhando e servindo receberás de Deus a oportunidade da retificação e da paz.

Sejam quais forem as aflições e problemas que te agitem a estrada, confia em Deus, amando e construindo, perdoando e amparando sempre, porque Deus, acima de todas as calamidades e de todas as lágrimas, te fará sobreviver, abençoando-te a vida e sustentando-te o coração.

Psicografia de Chico Xavier

Página constante do livro: "Irmãos Unidos"

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Pai Joaquim de Aruanda

Sabe aquelas noites em que você está perdido na mata fechada, sem nenhuma réstia de luz para iluminar o caminho?...
Você perdido ali, grita por socorro, mas ninguém vem. E as nuvens escuras flutuam sobre sua cabeça.
De repente, a lua cheia, bonita, formosa, espanta as nuvens escuras e carregadas. Então, a estrela brilhante e a lua formosa iluminam o caminho para você chegar em segurança.
Cada menino e menina que trabalha no Bem, com as forças da Luz, é como uma pequena lua ou uma pequena estrela, iluminando a noite escura da alma de homens sem fé e sem coragem.
Cada pessoa que vibra com as forças da Luz é um pequenino fogo aceso em nome de Nosso Senhor.

Em lugar de vela acesa, alma acesa!
Em lugar de benzer copo d'água, coração aceso!
Em lugar de ritual, alma acesa, energia limpa!

Existe, o tempo inteiro, um combate entre as forças da luz e as forças das trevas. Se vocês são sensatos, filiem-se às ordens da luz.
Não compliquem. Não enrolem. Vocês sabem o caminho certo, fazem errado porque querem!
Vocês têm que aproveitar a chance quando ela aparece. Se não aproveitarem, não há lua acesa, o caminho se fecha e as trevas aparecem.

Por favor, parem de reclamar!
Aproveitem as chances. Saibam trabalhar direito!


- Pai Joaquim de Aruanda* -
(Psicofonia de Wagner D. Borges)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Prece aos Pretos-Velhos


Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.
Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em
aflição. A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela
humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me pois
encontro-me em aflição.
Concedam-me meus bondosos pretos-velhos a graça de (pede-se a graça
que deseja alcancar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem
Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.
Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso
amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha
missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade.
Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Tenham piedade de nós.

Assim seja.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Construindo o Congá

Conga, Jabutá ou Altar, são os nomes dados à um ponto de concentração dentro das Tendas e terreiras, Brasil à fora.
Esse "equipamento" ajuda os médiuns a focar seus pensamentos na hora de se preparar para o transe mediúnico, ajuda os consulentes dando-lhes uma referencia religiosa; ajuda os filhos de fé, ofertando-lhes um ponto para equilíbrio mental e refacimento.
O Conga pode ser, ou não, aterrado, cruzado, preparado, também é possível que tenha pedras, ou pontos riscados, ou imagens, ou as três ou nenhuma dessas representações.
Ele pode ser circular, em formato de estrela, ou triangular, mas também pode ser um simples armário com os elementos ali dispostos.
Imagem de Orixás africanos e Santos Católicos, podem predominar no Jabutá, ou conviver na mais plena e pura harmonia, até busto de Allan Kardec pode ser inserido, sem problemas nenhum.
Ele, o Canga, sendo tratado com todo o carinho e respeito, não importa a aparência, como ou com o que ele é feito, o que importa é o sentimento que ali despejamos, é a fé que depositamos naquele cantinho que consagramos como nosso elo com o Sagrado, com o Alto.
Mas o grande segredo é construir o seu próprio Gonga, com o material, a forma, os elementos e a aparência que você quiser, dentro do seu coração, pois é esse, que você vai reverenciar todos os dias e é ali que ira tratar seus guias e amigos espirituais, pois fazendo isso, estará reverenciando e tratando à você mesmo.

Saravá.
Rafael d'Ogum

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

2014 ano de Xangô

O ano de 2014 será regido pela vibração do Orixá Xangô, vibração essa que representa o equilíbrio, a justiça. Xangô tem o marrom como sua cor, seu elemento é a terra. Sua postura é firme e dura como a rocha.
Os anos regidos por Xangô, são anos de respostas, de colheitas. Por ser o Orixá da Justiça, Xangô, não deixa nenhuma ação passar em branco sem a reação equivalente, e o retorno não vem à cavalo, mas sim à leão, que não é presa mas sim predados.
Senhor dos raios e trovões, tem por objetivo realizar a eliminação de grande parte das energias nocivas, que contaminam a atmosfera terrestre, ao gerar e encaminhar as respostas das ações.
Então, em 2014, devemos estar preparados para recebermos os resultados das nossas escolhas e atitudes.
Que Sr. Xangô nos guie no caminho da retidão, rumo a felicidade.

Rafael d'Ogum

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Umbanda continua

Era uma vez, um jovem rapaz que encontrou muitas dificuldades em certo momento da vida, meio período não sabia exatamente o que fazer, procurou um “Pai de Santo” que lhe ofertou uma consulta com um Exu, ao término da conversa veio a surpresa, a entidade receitou duas bandejas que deveriam ser arriadas, cada uma contendo entre vários ingredientes, uma galinha.
Mas até aí as coisas não estavam tão estranhas, pois na cabeça desse guri, essas entidades realmente precisariam disso para realizar o trabalho. Só que o Exu olhou-o e falou que alem do ingredientes, seria necessário o pagamento da mão do “Pai-de-Santo”. Um valor simbólico de R$2.000,00.
Já com a cabeça avariada, devido ao problema familiar que enfrentava, saiu meio perdido, e foi indicado uma outra casa, então a tomada de preço estava aberta.
Chegando nessa Terreira, passou por uma Cigana que avisou que o sr. João Caveira o estava esperando, foi ao encontro dessa entidade, quando um cambono o abordou dizendo que deveria colaborar com a casa para conversar com o Chefe da Sessão. Sem um pila no bolso, virou as costas, desanimado quando ouviu o Exu o chamar.
Parou na frente do Exu, ajoelhando-se e pedindo socorro mentalmente, o Guardião olhou nos olhos dele afirmando que as coisas iriam se acertar, para manter a calma.
Sentindo-se mais tranquilo, saiu mais leve, no outro dia, os problemas voltaram a sua cabeça então se lembrou de sua tia, Cacique de Umbanda, que por ser sua parente, deveria fazer um precinho camarada. Ligou para ela e contou o que se passava, instantaneamente ela pediu para que ele parasse de reclamar e que ele fosse ao seu encontro, mas, ainda sem nada nos bolsos, ela completou que mandaria a passagem. Pegou o ônibus, viajou por algumas horas para o tal encontro e ao chegar no destino, encontrou sua parente de braços abertos o aguardando-o.
Passou uma semana, na companhia de sua tia, sua avó, seu primo e algumas entidades.
Muitas amostras foram dadas para ele, muita coisa foi ensinada e algumas verdades trazidas à luz do conhecimento. E o principal, tudo de graça.
Nascia naquela semana um novo rapaz, com um novo conceito, com uma nova expectativa. Decidiu naquele momento, que a partir de então gostaria de ajudar alguém, uma pessoa seria sua meta, assim como um dia foi ajudado por várias, sem precisar desembolsar nada. Algumas pessoas já foram ajudadas por esse camarada, que se honra de nunca ter cobrado nada de ninguém, mas ele permanece procurando a pessoa a ser ajudada.
E assim continua a história da Umbanda, um ajudando o outro, sem querer nada em troca, a não ser retribuir tudo o que lhe foi dado.

Vamos ajudar, irmãos.

Rafael d'Ogum