sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Educar antes de Proteger

A Umbanda é uma religião feita por verbos. Amar, ajudar, fazer, solidarizar, ensinar, mostrar, rezar, etc...
Assim como as crianças, todos os que frequentam uma Tenda umbandista e espiritualista, devem compreender que um dos principais verbos tem que ser o EDUCAR. Devemos educar os novatos, e ser educados com eles.
A grande maioria vem procurando proteção, mas o que necessitam é educação. Nenhuma entidade poderá proteger alguém mal educado, ou melhor, alguém que não age de forma educadamente com os outros e consigo próprio. 
Não é nada fácil, mas as vezes falta a educação básica para as pessoas, que tem comportamentos inapropriados para determinados momentos. 
Nenhuma entidade vai negar auxílio e laboro para o bem de quem vem até eles solicitar auxílio, mas um pouquinho de educação sempre é bom e facilitará as coisas para  que se consiga alcançar seus objetivos com mais tranquilidade. Muitas vezes ao invés de realizar uma magia, os trabalhadores da Umbanda tem que se focar na conduta do consulente, orientando os a como manter uma boa energia e uma vibração equilibrada. Já que não há trabalho que substitua uma boa educação social e comportamental, fazendo isso, proteger, amar, ajudar, fazer, etc... fica muito mais simples e com o resultado muito mais bonito.
Portanto quando formos elencar os verbos da Umbanda e da vida, devemos sempre colocar o verbo ensinar em primeiro lugar.
Não seria justo proteger, afagar, abraçar, sem antes ensinar, nem justo com as pessoas que convivem com o receptor da ação do verbo e muito menos com quem necessita dessa aprendizagem.

Pratiquemos irmãos. Educar antes de proteger.

Rafael d'Ogum

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ofender ou ser ofendido

Na oração do Pai Nosso, pedimos que Deus perdoe nossas ofensas, assim como perdoamos quem nos ofende. 
Mas ta aí um tema que gostaria de abordar nesse humilde texto. OFENSA
O que é ser ofensivo ou ofendido?
Ofensa é nada mais ou nada menos que o significado que damos para cada gesto ou atitude do próximo para conosco. Hoje é comum vermos as pessoas xingando seus amigos carinhosamente. E quem nunca fez isso?
Sabemos que as palavras tem seus próprios significados, e que isso tem um "peso", mas dependendo que como essa é utilizada, pode ser agressiva ou suave, vai depender realmente do contexto em que esta sendo utilizada.
Respeito, amor, afeto e carinho, são primordiais para que nenhuma palavra seja sentida de forma a prejudicar ou ofender a quem esta ouvindo.
Mas nos dias de hoje existem pessoas que parecem gostar de ser ofendidas e vulgarizadas, elas mesmas acabam não dando o valor que deveriam dar para si mesmas e tornam isso normal que habituam-se a xingar e usar palavras de baixo calão para si e para os seus queridos.
Não devemos alimentar o sentimento de ofensa, sei que as vezes é muito difícil, mas precisamos tentar, para que um dia quem sabe, não precisemos pedir para que Deus perdoe nossas ofensas como perdoamos a quem nos ofende, pois já não teremos mais o o significado da ofensa embutido em nossas mentes.

Avanço MORal à todos de bom coração.

Rafael d'Ogum

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

O que e como tratar em uma terreira

Existem pontos, quando o assunto é espiritualidade, que devem ser tratados com mais atenção. Na realidade, creio que toda a espiritualidade deve ser tratada assim, mas alguns são mais críticos e menos abordados.
Poderia citar vários desses, e tentar elucidar baseado na minha visão. mas não seria correto isso, até por que, "quem fala que é verdade, é a própria mentiria". Essas palavras são do sr. Exu Caveira das Almas, meu grande amigo e professor.
Só que tabus e espiritualidade não combinam.
Preconceitos com homossexualismo, etnias, religiões, doação de órgãos, sacrifícios animais e até vegetais, extravagancias materiais e sexuais, envolvimento monetário religioso, hierarquias verticais são temas que devem sim ser tratados em tendas espiritualistas e religiosas, já que são assuntos que afetam a sociedade em um todo.
Devemos tentar traçar um paralelo com cada um desses tópicos, com os elementais e com a energia que queremos ter circulando em volta de nós. 
Se sabemos que uma das maiores leis do universo é a lei do espelho, aquela que diz que o universo reflete para nós a nossa própria energia, devemos estar cientes de que não há motivos para cultivarmos energias densas em nossa aura.
O Mestre Jesus, o Cristo, nos ensinou a não julgar, a dar a outra face e a perdoar a que nos ofende, devemos aprender com a diferenças de opiniões e debate-las, pois só somando esses elementos que podem ser opostos, conseguiremos alcançar nossos objetivos.

Paz e Luz.

Rafael d'Ogum