sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

É difícil não julgar

Ir contra o que aprendemos desde criança, não é fácil, pode parecer até um pouco traumatizante.
Desde sempre ouvimos sobre pessoas boas e pessoas más, o mocinho e o bandido das histórias, ajudar os outros é certo e sacanear os outros é errado, isso é bom e aquilo é ruim, etc... Mas ao fazermos isso estamos indo contra os ensinamentos de Cristo.
"Não julgar"
Antes mesmo de aprendermos a caminhar, já aprendemos a julgar, a classificar em bonito e feio, que nada mais é do que julgamento.
É tão natural julgar, que se eu aqui contar a história de um trabalhador que foi assaltado por dois usuários de drogas, sem pensar você vai:
Sentir pena do trabalhador, raiva dos  assaltantes, achará que a culpa é da precariedade da segurança pública, mas isso é reflexo dos políticos corruptos que só querem desviar o dinheiro público que seria  para ser aplicado  na saúde, educação, segurança, etc...
Olhem quantos julgamentos em poucas palavras e nem lembramos que esses dois estavam apenas lembrando o trabalhador de outro ensinamento Cristão.
"O desapego dos bens materiais".
Não inocentei os assaltantes, também não os condenei, apenas não os julguei. Sei que é realmente difícil compreender esse ponto de vista (eu particularmente ainda tenho lutado contra mim, para aceitar isso). Mas se tentar esquecer tudo o que aprendemos sobre certo e errado,  com certeza ficará mais fácil não julgar. 

Paz e Luz.

Rafael d'Ogum