quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ser a energia

Poderia ficar aqui explicando os pormenores de como se constrói uma magia, desde a formação da energia à emanação dessa vibração para o destino vibratório. Mas acredito que seria um assunto um tanto técnico e penoso, fugindo muito do fim que a Umbanda tem.
Concordo ser bastante interessante compreendermos essas partes mais teóricas dos "trabalhos", mas muito mais importante que isso, ou saber como realizar os rituais, é saber senti-los.
Para termos sucesso em alguma magia, principalmente na Umbanda, precisamos aceitar que toda e qualquer energia já existe no universo, e não somos criadores de nenhuma delas, apenas captamos essas para determinado tipo de trabalho, afinal, tudo no universo é criação de Deus, e não do homem.
A Umbanda trabalha com essas energias da natureza, fazendo a movimentação delas e emitindo para seus destinos, é feito uma concentração e canalização vibracional.
Mas o importante é sentir essas vibrações, essas forças naturais e tentar se adaptar à elas, ser elas.
E assim que conseguimos nos tornar parte dessas energias, é que conseguimos manipular-las. E esse é um dos motivos que a Umbanda não realiza nenhum tipo de "trabalho espiritual" visando a piora de algum irmão em Deus.
Quem em em sã consciência ou com o mínimo de amor próprio, gostaria de ser uma energia nefasta e medonha?
Emanamos aquilo que somos.

Rafael Hernandes

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aprender sempre, com todos

Em uma Sessão de Caridades, um consulente chega na frente do Caboclo e nada fala, fica apenas parado observando o Caboclo que fuma seu charuto e olha fixamente o consulente. Muitas pessoas que estão em volta ficam pensando no absurdo do desperdício do tempo da entidade, que poderia utilizar esse tempo para conversar com alguma outra pessoa e passar alguma orientação.
Mas a falta de verbalização de ambos não é quebrada, até o momento em que o consulente agradece a consulta e se retira.
Quem acompanhava esse consulente interroga-o o motivo de não aproveitar a oportunidade para perguntar sobre a saúde, a família e o trabalho, mas com os olhos marejados, essa pessoa nada fala, novamente.
Os cambonos que assistiram a cena, indignados com a falta de respeito do consulente em fazer o sábio Caboclo perder seu tempo, resmungam o ocorrido, até que esse Guia os chama e pergunta o que estaria acontecendo para baixar tanto a vibrações dos mesmos. Então começa o diálogo e a aula:
- Pai, aquela pessoa ficou quase 15 minutos na sua frente, fazendo o Senhor perder seu tempo, sem fazer nenhuma pergunta ou colocação, isso é até um desrespeito, um deboche com a sua evolução. Perder a oportunidade de aprender com Seu conhecimento, sabendo tudo que o Senhor já fez até hoje pelas pessoas que vieram até o Senhor para ter suas Graças alcançadas. Desculpa Pai, mas não aceito esse desrespeito.
Afirmou o Cambono.
-Filho do Pai Celestial, preste mais atenção nas circunstâncias e ponha um pouco em prática todos os ensinamentos que a Umbanda já lhe passou. Primeiro, deixou-se abater por um julgamento, ao ponto de deixar, não cair, mas desmoronar a sua vibração. Ao ponto de não perceber o que acontecia. Esse irmão nosso, que julgaste ser um desrespeitador, não precisava de um diálogo formal, apenas de uma purificação na aura, que o fiz com a fumaça do charuto. Segundo, veja o ensinamento que ele trouxe para nossa corrente...
Quando o cambono interrompe a Entidade, com a seguinte pergunta:
- Que ensinamento Pai? Que algo relacionado à importância do silêncio?
- Não, nesse caso o silêncio era apenas a falta de captação sonora, não a falta de comunicação. O ensinamento é que precisamos ajudar cada um da maneira que essa pessoa precisa de ajuda, não da forma que nós gostaríamos de ajudar, afinal a ajuda é mais importante para quem recebe do que para quem ajuda. Também podemos aprender a por em prática os ensinamentos Cristãos, do tipo: "Não julgar" e "Orai e vigiai". Te aconselho a ir ao encontro daquele que prejulgou e ofereça-lhe um como de água.
O cambono, meio envergonhado, serviu um copo de água e levou ao consulente que aceitou, e após o primeiro gole, olhou nos olhos do cambono e falou:
- Sabe por que amo a Umbanda? Por que não precisamos pedir para sermos ajudados, as coisas acontecem ao natural e ainda somos bem tratados. Obrigado pela água.

Rafael Hernandes

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Espiritualidade: Orixás, Deuses ou Linhas?

Cada denominação religiosa que se utiliza desse terno, tem uma visão singular sobre os Orixás.
Nas religiões de matrizes africanas, os Orixás são Deuses, seres Divinos que regem determinadas forças da natureza, que tem personalidades e histórias. 
Por esse motivo, afirmamos que as religiões vindas da África são politeístas.
Na Amada e Sagrada Umbanda, os Orixás não são Deuses, semi-Deuses ou sequer são personas ou personagens.
Na Umbanda os sete Orixás são vibrações emanadas de um único Deus, que é onipotente, onipresente e onisciente.
Mas há na Umbanda, os espíritos de máxima evolução que chamamos de Orixás Menores, mas quando o espírito chega a esse nível já não mais tem personalidade, já se integrou ao todo.
Logo, não vem à Terra manifestarem-se pela mediunidade de quem quer que seja.
Qual a visão está certa? 
Não isso, todas as formas estão corretas, o que importa é o bem que as religiões podem fazer para seus seguidores.

Paz, luz e fé.

Rafael Hernandes

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Espiritualidade: Fechando o corpo

São muitos os que se dizem intocáveis, vários se intitulam imunes ao ataque de espíritos trevosos e energias desequilibradas e maléficas. Mas a verdade é que ninguém o é.
Não existe "trabalho de religião" algum que possa "fechar o corpo", o mais perto disso, é o modo que conduzimos nossas vidas.
É um eterno "Orai e Vigiai".
Mantendo o hábito da oração, da meditação e da entrega à Deus; e a rotina de cuidar suas próprias atitudes e pensamentos. Elevará a sua vibração, o que lhe dará condições de evitar essas mazelas extra-físicas.
Então, enquanto você estiver em busca da evolução moral, que TODOS estamos, não venha com essa de corpo fechado, imunidade ou intocabilidade. Você pode sim ser afetado!

Paz e luz.

Rafael Hernandes