sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Iniciando o ano, com Oxóssi


A abertura do ano, é um dos rituais mais simples e mais lindos na TAEPO. É repleto de simbolismo e sentimentos.
Sempre começamos o ano, homenageando o Orixá Oxóssi, que é o Senhor da Fartura e do sustento.
Oxóssi representa o caçador que provem o alimento, o observador que aguarda o momento correto de dar o próximo passo, o conhecedor dos benefícios que se pode obter com a fauna e a flora.
Sem contar que todos os Caboclos respondem à sua linga. E o que seria da Umbanda sem os Caboclos?
Exatamente por entendermos que a Umbanda, e a TAEPO, fornecem esses subsídios para as pessoas, e a proximidade com a data. Começamos o ano, abrimos oficialmente os trabalhos com uma singela mesa de frutas para o Sr. Oxóssi.
Estão todos convidados à comparecer e, se quiserem, trazer suas frutas em oferenda ao Sr. das Matas, na Tenda de Apoio Espiritual Pai Ogum, no sábado dia 23/01/2016 às 20:00.
Nossa Sessão Caritativa em homenagem ao Orixá Oxóssi, por ser a primeira do ano, terá virada. Nossos amigos Exus chegarão, ao final da homenagem para, também, trabalhar.
Que Sr. Oxóssi lhe abençoe.


Rafael Hernandes

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

O que importa é o momento

Baseado em alguns anos de estudos, e tentando compreender a vida utilizando a filosofia espiritualista. Entendi que a vida, ou melhor, a etapa evolutiva espiritual, que chamamos de reencarnação. Não é fácil, porém é muito simples.
Ninguém precisa provar nada à não ser para si mesmo.
O que aprendi, nessa fase momentânea do espírito em carne, é que o mais importante é saber agradecer.
Deus Pai nos da tudo para que possamos ser humildes e agradecer. 
Momentos alegres e momentos difíceis se revezam em uma sucessão de acontecimentos, criando certa instabilidade no ambiente. E esse é o território que nós nos testamos no quesito simplicidade e humildade.
Independente das ações que tomarmos ou das reações que tivermos, precisamos compreender que Tudo é obra do Criador.
E, repito, independente das ações ou reações que possamos vir a ter, devemos agradecer à Deus pela oportunidade de estarmos vivendo, ou melhor, vivenciando esse momento.

Que Pai Oxalá vos abençoe e me perdoe.

Rafael Hernandes

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Vale a pena ser ignorante

Conversando com um Preto Velho, que sempre me brinda com sua sabedoria em transformar as situações mais simples em sublimes temas de mais agradáveis palestras sobre a vida.
Ouvi uma frase que, apesar de parecer contraditória no primeiro momento, começou a fazer sentido, depois da sábia explanação do bondoso Pai Velho. A frase foi a seguinte:
"Agradeço a Deus por eu saber bem pouquinho, filho. Por que a ignorância é uma dádiva."
E o velho sábio seguiu sua conversa, daquele jeitinho bem simplório e manso, e eu o contestando em pensamentos. Até que ele parou de falar, olhou-me nos olhos, pitou seu cachimbo, me olhou de novo, como se estivesse me dando um tempo para reequilibrar mentalmente. E soltando a fumaça de seu cachimbo, junto com um sorriso sereno, que é a sua marca, me explicou:
"Filho, eu sei que o senhor leu Kardec, e o aceita como o decodificador da espiritualidade. Então pensa comigo. Segundo Kardec, Deus nos criou simples e ignorantes. Certo? E desde então estamos tentando voltar ao Criador. Certo? Então, para podermos nos aproximar novamente do Pai, não precisamos ser humildades, caridosos religiosos, devotos ou qualquer outra coisa que as pessoas falam por aí. Só precisamos fazer o possível para nos tornar simples e ignorantes."
Depois dessa frase, o controverso Pai Chico segurando sua bengala, que mais parece um cajado, levantou-se e seguiu em direção à porta, virou-se pra mim e ao se despedir falou:
"Que Nossa Senhora te abençoe e Nosso Senhor te ilumine! E que consigas entender que nada precisa saber para ser feliz."

Que Pai Oxalá vos abençoe e me perdoe.

Rafael Hernandes

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Cuidando do corpo

Somos responsáveis por tudo aquilo que fizemos com o nosso corpo físico. Afinal, ele é um veículo denso que nos é emprestado por Deus para que possamos transitar por esse mundo e depois ele retornará à terra, como uma devolução.
Essa matéria que vestimos, tem prazo de validade e está previamente definida, pois ela serve, também, como uma ferramenta para reencontrarmos o equilíbrio diante à algumas deficiências cármicas.
Devemos cuidar desse veículo, para que ele possa chegar em condições no final da estrada, da melhor forma possível.
Um exemplo é o hábito de utilizar álcool, fumo e outras drogas, esse são costumes são prejudiciais para o bom funcionamento da máquina carnal. Algumas atitudes, que mutilam ou as que vulgarizam os corpos, também são destrutíveis, pois demonstra o quanto não damos valor, à essa criação de Deus para nós, Seus filhos.
Então queridos irmãos, fiquemos atentos ao nosso organismo, pois ele deve nos levar até o final dessa estrada, e não nós leva-lo até o extermínio.

Paz e luz.

Rafael Hernandes

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

2016, Pai Oxalá e Mãe Iemanjá

Ano de 2016, ano regido por Pai Oxalá e Mãe Iemanjá.
Mas como funciona isso? Os outros Orixás não interferem no ano? Sempre é um Orixá masculino e um feminino?
São muitas perguntas referente ao assunto. Tentarei explicar dentro do, raso, conhecimento.
Como já havia postado em textos anteriores, os Orixás são energias da natureza, ou melhor, são representações de energias.
Quando afirmamos que Oxalá e Iemanjá regerão 2016, na verdade estamos dizendo que o planeta entra no ciclo dessa vibração.
Mãe Iemanjá, por exemplo, a energia das águas, a força da maré, a purificação cármica. São algumas das marcas da Rainha das Águas.
Pai Oxalá, por sua vez, a sabedoria, a ressurreição (recomeço), a estabilidade. São alguns dos pontos fortes de Supremo Orixá.
Ano que vem com essas duas forças, podemos esperar muitas coisas. Algo do tipo:
Recomeço estável, ou reequilíbrio, energético provocado por elementos da natureza, principalmente pelos elementos hídricos. Novas oportunidades. Algumas catástrofes naturais e climáticas.
Mas não estou aqui para fazer previsões.
Os outros Orixás não perderam seus Axés, ou forças, apenas o planeta não transita em suas energias. Mas continuará havendo as demandas de Pai Ogum, o amor de Mamãe Oxum, a justiça de Pai Xangô, a inquietude de Sra. Iansâ e a velocidade do Sr. Oxóssi. Com menos intensidade, mas haverá!
Quanto ao sexo dos Orixás, não quer dizer nada, pois como já escrevi, Orixás são energias, e energias são assexuadas. São simplesmente energias. Não houve uma relação sexual que originou o ano. rsrs

Que os Sagrados Orixás nos abençoe sempre.

Rafael Hernandes