segunda-feira, 19 de março de 2012

Nossa Liberdade Respeitada

Um dos pontos mais bacana em nossa religião, a Amada Umbanda, é que temos o livre arbítrio respeitado a todo momento, não somos proibidos de fazer nada e muito menos somos forçados a realizar alguma coisa.
Tudo é explicado e somos orientados a cada passo que vamos dar, mas em momento nenhum somos obrigados. Recebemos o conhecimento necessário de como agir em determinadas situações, de uma forma bastante lúcida. Mas ter a informação não quer dizer que devemos segui-la, muitos de nós, Umbandistas, recebemos as orientações mas não as seguimos. Nem por isso somos considerados pecadores e expulsos de nossa religião. A Umbanda é uma religião/ciência, onde toda causa tem um efeito, simples mas prático.
Diferentemente de muitas religiões onde a explicação mais comum é: isso é pecado, ou isso é contra Deus.
Nós não podemos estar preocupados se nossas atitudes são contra ou a favor de Deus, devemos ter a consciência que tudo é a favor d´Ele, pois Ele quer que aprendamos e as vezes é errando que aprendemos, então, estamos a favor d´Ele pois estamos aprendendo.
Temos que pensar: Isso esta ao meu favor ou não?
Se sabemos que certas atitudes podem acarretar uma dificuldade maior, porque pratica-la. Agora, se um gesto, um pensamento, uma atitude vai me ajudar, devemos ter ciência que essa é a atitude que devo seguir.
Muita gente não presta atenção nas coisas que acontecem ao seu redor, e essas coisas sempre formam um contexto que te orienta o caminho a seguir, então surgem a dúvida. O que devo fazer agora?
Temos pouco tempo de religião, mas o suficiente para aprender alguma coisa, aprender que o que não tem solução é por que já esta solucionado. Deus, nunca permitirá que soframos o que não nos é necessário para um aprendizado correto. Agora vem de nós, procurar compreender aonde foi que tivemos a escolha menos acertada, onde foi que não avaliamos corretamente os sinais nos passado pela espiritualidade. Cabe a nós, e somente a nós, descobrirmos onde estamos errando.
Em nossa Tenda, nossos guias sempre avisam, que não se tem como colher bem, se não fez uma boa plantação e se plantou bem, não deu uma manutenção correta.
Em outras palavras, nada e nem ninguém, alem de nós, tem a responsabilidade sobre o destino que nossas vidas seguem.
Pensemos nisso.

Rafael d'Ogum

Um comentário:

  1. Obrigado Henique, por suas palavras. Elas demonstram que estamos conseguindo realizar nossa função que é passar adiante o conhecimento que adquirimos com a nossa amada Umabanda, que não é muito, mas ja é alguma coisa.
    Juntos nesse sentimento de irmandade conseguiremos caminhar mais longe.
    Paz e Luz

    ResponderExcluir