domingo, 20 de janeiro de 2013

Oração à Pai Oxossi


Meu pai Oxóssi!
Vós que recebestes de Oxalá o domínio das matas, de onde tiramos o oxigênio necessário á manutenção de nossas vidas durante a passagem terrena, inundai os nossos organismos coma vossas energia, para curar de nossos males!
Vós que sois o protetor dos caboclos, dai-lhes a vossa força, para que possam nos transmitir toda a pujança, a coragem necessária pra suportarmos as dificuldades a serem superadas!
Dai-nos paz de espírito, a sabedoria para que possamos compreender a perdoar aqueles que procuram nossos Centros, nosso guias, nossos protetores, apenas por simples curiosidade, sem trazerem dentro de si um mínimo da fé.
Dai-nos paciências para suportarmos aqueles que se julgam os únicos com problemas e desejam merecer das entidades todo o tempo e atenção possível, esquecendo-se de outros irmãos mais necessitados!
Dai-nos tranqüilidade para superarmos todas as ingratidões, todas as calúnias!
Dai-nos coragem para transmitir uma palavra de alento e conforto aqueles que sofrem de enfermidades para quais, na matéria, não há cura!
Dai-nos força para repelir aqueles que desejam vinganças e querem a todo custo magoar seus semelhantes!
Dai-nos, enfim, a fossa proteção e a certeza de que quando um caboclo, num gesto de humildade, baixar até nós, ali estará a vossa vibração!

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

A magia da energia

Energia boa é energia viva.
Energia viva é energia em movimento.
Energia em movimento é energia ativa.

A energia ativa nossos pensamentos e nosso caminhar em direção à evolução, até por que o espirito não regride, no máximo, ele para e não acompanha o ritmo evolutivo sistemático do planeta. Quando a energia é inativa, ruim ou morta, é uma energia nula, e essa faz com que o ser pare no tempo, ou melhor dizendo, perca tempo, ou pior, se perca no tempo. Tendo depois que correr muito mais para poder alcançar o ponto evolutivo, que já poderia estar, se não tivesse ficado para traz. Normalmente, no caminhar das vidas, os companheiros de caminhadas podem se separar, pois nem todos conseguem manter o mesmo ritmo, ocasionando assim, não destinos diferentes mas sim metas possíveis distintas, mas sempre na mesma trilha. Quem se permite manter a sua própria energia ativa, se permite caminhar em direção da evolução, tanto moral quanto cientifica. Mas o segredo é não deixar a sua energia, ou vibração, ser influenciada com a energia ou vibração do ambiente ou das outras pessoas, pois cada um tem o seu ritmo e nem sempre esse ritmo é o mais adequado pra si.Devo eu, seguir o meu próprio ritmo, aceitando e controlando meus pensamentos e minha caminhada. A energia não consegue ser negativa, mas sim nula. Partindo do principio que a energia é movimento e o movimento nunca é negativo, mas sim pode simplesmente não existir. Então devemos manter nossa vibração, ou melhor nossa energia ativa, boa e viva.

Paz e Luz.
Rafael d'Ogum

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A UMBANDA É O CAMINHO

A Umbanda é Luz e liberdade espiritual, é a junção da liberdade e do amor, é a ciência que permite com liberdade pesquisas e estudos sobre as verdades do espírito. É o resumo do trabalho de muitas legiões de espíritos encarnados e desencarnados (Guias) que se uniram para ajudarem-se uns aos outros na prática do bem.
A Umbanda não é tão somente uma religião, mas sim uma filosofia de vida, é uma verdade que o homem busca resgatar dentro de si. Ela está aberta para acatar tudo aquilo que possa auxiliar o homem em suas condições transitórias pelo planeta.
A Umbanda não cobra, não amedronta, não impõe. A Umbanda é caridade solidária, seus adeptos pregam a caridade por amor e não por temor. Os umbandistas de corpo e alma são criaturas esclarecidas, justas, honestas e confiáveis.
A porta da Umbanda está sempre aberta para todos: umbandistas ou não. Os umbandistas verdadeiros respeitam acima de tudo a natureza, pois natureza é a garantia de vida em nosso planeta.
A maior energia nos trabalhos da Umbanda está exatamente na natureza, assim como todos os Guias da chamada direita ou esquerda fazem parte desses elementos.


http://umbandaeocaminho.blogspot.com.br/2010/12/umbanda-e-o-caminho.html

sábado, 5 de janeiro de 2013

Ser médium é um privilégio que traz responsabilidade!


Por Fátima Damas(*)
O médium necessita dar boa condição à incorporação do seu Guia através da sua formação moral, de bons pensamentos e boas atitudes. A vida nos dá oportunidades diariamente para revelarmos essas condições: com os amigos, com os vizinhos, com os familiares e até com os inimigos, pois precisamos contar até dez antes de respondermos à uma ofensa.
Normalmente dizemos: Eu não aturo desaforos, quando deveria ser dado ao desafeto uma palavra boa, um bom pensamento, isso quase ninguém faz. Até os animais sentem a energia de um pensamento positivo, pois só o amor é capaz de abrandar as feras.
Se não houver no médium esse sentido de amor universal, nunca será um bom médium. Poderá ser pontual no trabalho, mas é duvidoso dizer que o espírito que dele se aproxima seja um espírito de luz, pois poderá ser um espírito terra-a-terra igual a ele.
Umbanda não é só o trabalho de Terreiro e existe muita coisa que se faz e que só pode ser ensinado aos médiuns que já estejam preparados e em condições para receber, do contrário seria o mesmo que colocar uma arma nas mãos de quem não sabe manejá-la.
Uma Entidade não pode transferir seus conhecimentos sem que haja muita segurança. O grande obstáculo à aquisição dessa segurança é a vaidade. Grande parcela de médiuns quer ser os tais, procurando terreiros onde eles possam aparecer; isso é muito perigoso. O médium precisa ser amparado, orientado e lapidado. Mas como se pode preparar totalmente um médium se o mesmo não tem condições morais para tal? Como se pode dar conhecimentos a um médium que tem ódio no coração, que não conhece o perdão, que não sabe amar?
Todos têm o direito de não concordarem com determinados fatos que ocorrem dentro do terreiro; é permitido discordar do próprio Guia Chefe (desde que tenham razão). Na parte material, os médiuns têm o direito e dever de expôr os problemas, de dizer honestamente aquilo que não estão gostando, que não está certo. Pois isso é uma crítica honesta, leal e construtiva. Mas a crítica que se faz nos bastidores, têm o sentido de destruir. Muito mais honesto é falar de frente do que criticar negativamente, às ocultas.Quanto à parte espiritual, não se pode aceitar que os médiuns venham a se destruir, que um ache que o outro é negativo, que é fraco. Isso é amor? Isso é fraternidade?
Se quiserem vencer dentro de um grupo mediúnico é através da união, da fraternidade e do amor.
E mais:
* O médium deve zelar pelo seu procedimento moral e também pela higiene do seu corpo que seu Guia irá utilizar.
* Há banhos que os médiuns em desenvolvimento necessitam tomar. São forças que são atraídas para fortalecer a mediunidade. É a parte externa. A parte interna é a formação do sentimento, do caráter.
* Há necessidade de se atrair as forças da natureza através dos Orixás. Mas é difícil fazer isso isoladamente se o médium não tiver a consciência desperta para a vida espiritual.
* É preferível que os trabalhos junto à natureza sejam feitos em grupo comandados por quem tenha condições para tal.
* Não adianta fazer feitiço sem ser feiticeiro. Feiticeiro é quem sabe usar a força mental. Refiro-me ao mago branco e a magia das forças positivas da natureza. A outra magia que existe, não vale a pena aprender.
* Não é correndo de um terreiro para outro que o médium aumenta sua espiritualidade. É o sentimento de dever cumprido do médium para consigo mesmo e para com o seu Guia. Dê o contingente de valor ao seu Guia, procure elevar-se cada vez mais para que ele possa utilizá-lo como aparelho, para o bem do seu próximo!
* O médium consciente ouve e percebe que o que vai falar não é seu, que há uma inspiração dentro dele, uma força que o dirige. Ele é apenas um veículo dessa força. Ele se engrandece pela honestidade dos seus propósitos.
(*) Fátima Damas é Diretora Executiva da CEUB - Congregação Espírita Umbandista do Brasil, que tem a sua sede no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Cozinhe seus feijões em 2013

Reza a lenda que um monge, próximo de se aposentar, precisava encontrar um sucessor. Entre seus discípulos, dois já haviam dado mostras de que eram os mais aptos, mas apenas um poderia sucedê-lo. Para sanar as dúvidas, o mestre lançou um desafio, para colocar a sabedoria dos dois à prova: ambos receberiam alguns grãos de feijão que deveriam colocar dentro dos sapatos, para então empreender a subida de uma grande
montanha.
Dia e hora marcados, começa a prova.
Nos primeiros quilômetros, um dos discípulos começou a mancar.
No meio da subida, parou e tirou os sapatos. As bolhas em seus pés já
sangravam, causando imensa dor.
Ficou para trás, observando seu oponente sumir de vista.
Prova encerrada, todos de volta ao pé da montanha, para ouvir do monge o
óbvio anúncio. Após o festejo, o derrotado aproxima-se e pergunta como é
que ele havia conseguido subir e descer com os feijões nos sapatos:

- Antes de colocá-los no sapato, eu os cozinhei - foi a resposta.

Carregando feijões ou problemas,

há sempre um jeito mais fácil de levar a vida.

Problemas são inevitáveis. Já a duração do sofrimento é você quem
determina....

Aprenda a cozinhar seus feijões.