quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Finalidade da Umbanda

Não tem como se utilizar da Sagrada Umbanda para prejudicar alguém, porem, alguns podem utilizar de algum ritual imagístico para a feitura de malefícios a alguém. Muitos desses rituais são muito próximos aos que realizamos na Umbanda. Basta inverter a polaridade. Mas não se enganem, a Umbanda jamais servirá para isso. Terreiros ou Tendas que praticam determinados rituais, com a polaridade invertida, apenas usam e sujam o Sagrado nome da Amada Umbanda. Se a desculpa for justiça, devemos pensar que somos imperfeitos, logo, não sabemos o que realmente é justo. Templos Umbandistas, não só pregam, como também, praticam a caridade sem julgar e, com certeza, sem ser o executor dessa falsa justiça. Na Umbanda, lutamos contra a ignorância. Entendemos que justiça não é o mesmo que vingança.

Muita luz meus irmãos.

Rafael d'Ogum

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Banhos de descargas

Existem vários tipos de banho de descargas e reenergização, banhos com ervas, banhos com sal, banhos com flores, banho de rio, banhos de mar, etc. Alguns são simples banhos outros tem rituais mais ricos, cada um tem um significado e uma função. Alguns desses banhos devem ser reforçados de tempos em tempos, outros apenas quando houver a necessidade, enfim, são os mais variados tipos de banhos ensinados, utilizados e recomendados pelas entidades e trabalhadores da Sagrada Umbanda. Em outras religiões também são usados esses rituais. Considero eu, que a te a imposição de mãos pode ser considerado um banho, um banho de energia concentrada. Creio que todos esses banhos são de extrema importância e valia para ajudar-nos nas demandas do dia-a-dia, ainda mais por que são naturais e energeticamente muito ricos. Mas, na minha humilde opinião, todo que qualquer banho de descarrego ou de reenergização não deve ser de fora para dentro, não estou falando para bebermos o banho, a força não tem que se iniciar no exterior, mas sim no interior. Primeiro passo é ter fé, é acreditar que podemos nos descarregar e mudar a nossa própria vibração. Quando a mudança vem de dentro, tudo fica mais fácil. Basta lembrarmos a frase do Mestre Jesus, o Cristo, “não fui eu quem te curou. A tua fé te curou.” Irmãos, vamos tomar banhos de descarrego e energização diários, mas não necessariamente com efusões de ervas ou outras receitas. Vamos praticar o próprio descarrego, desapego e a reenergização. Paz e Luz. Rafael d’Ogum

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Guardiões atualizados

Sei que não é fácil, para muitos, compreender a forma que os Exus atuam nos dias atuais. Para muitas pessoas, esses maravilhosos guardiões devem manter a mesma conduta que mantinham à 5, 10, 20 anos atrás. Mas se pararmos para analisar friamente, isso seria impossível, pois nem nós conseguimos manternos com a postura intacta por tanto tempo. Assim como nós evoluimos e nos adaptamos, essas entidades também o fazem. Eles caminham junto à nós no dia-a-dia, convivem no mundo atual, interagem em um plano muito próximo ao nosso, e exatamente por causa disso, Eles não podem manter os mesmos "modos" que tinham anteriormente. Se chegasse um Exu ou uma Pomba-gira, para falar com um jovem e não falasse a linguagem desse jovem, a comunicação seria muito mais dificil, a ponto de a mensagem não ser compreendida. Esses amigos desencarnados, fazem parte do nosso mundo, devem se reinventar. Claro que é preciso sempre avaliar a essência, o conteudo da mensagem e a evolução desses enviados. Também não podemos esquecer que a vida não termina com a carne, é preciso progredir sempre.