segunda-feira, 27 de junho de 2011

VIDA, PRESENTE DE OXALA

Às vezes a vida nos prega peças, Oxalá no alto de sua paciência, nos testa todos os instantes. Colocando-nos em situações boas, fazendo-as parecer pouco agradáveis, para ver se nós a valorizamos, logo depois apresenta-nos uma situação adversa, mas por que isso? Nosso mestre amado Jesus Cristo nos ensinou a passar pelas provações com resignação e os testes servem para provarmos que aprendemos.
A pergunta que nós temos que responder é se aprendemos. Todos os seguidores da doutrina Umbandista já ouviram já ouviram a frase:
“FILHO DE UMBANDA BALANÇA, MAS NÃO CAI.”
O caminho às vezes se apresenta cheio de pedras e buracos, mas de muita valia para aprendermos a caminhar.
Algumas pessoas ao conversar comigo reclamam de problemas pontuais, o emprego que não é aquele dos sonhos, o salário que é (bem) mais curto que o mês, e assim por diante.
Eu tento não deixar ninguém desanimar, dizendo que a vida é feita de fases, a própria vida que estamos é apenas uma fase de tudo que a alma já viveu e ainda tem para viver.
As pessoas tem que entender como a vida nos dada por Oxalá funciona, e não é difícil de compreender. Imaginem uma criança aprendendo a caminhar, ela começa rastejando, depois aprende a engatinhar, algumas quedas depois já esta engatinhando rápido e firme, aos poucos vai se levantando até que consegue ficar em pé, a cabeça pesa para frente e a bunda pesa para traz, após adquirir o equilíbrio, os primeiros passos, ainda frágeis e inseguros, depois de muitos tombos, a confiança ajuda à compassar a caminhada, até o ponto que a firmeza é total e os passos lerdos tornam-se passos ágeis de uma corrida.
Mas a desatenção ainda pode causar pequenas quedas, que continuam servindo como aprendizado durante toda a vida
Que nosso pai Oxalá continue nos mostrando o caminho correto, mesmo que seja deixando-nos cair para aprendemos a nos levantar.
Rafael d-‘Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário