sábado, 21 de setembro de 2013

Se mata não é Umbanda

Por prazer gosto de estudar a espiritualidade e sua mais variadas formas de manifestações. Sinto-me muito bem em ser praticante da Nossa Amada Umbanda, por tudo que aprendo e que consigo ensinar aos que me seguem e me procuram.
O conhecimento é como o amor, quanto mais distribuímos, mais eles crescem e fortificam. 
Observo muito as atitudes das pessoas, não para julgar, mas para avaliar se posso aprender alguma coisa, e normalmente aprendo. 
Faço um curso de graduação e certa noite, estava eu em aula, quando o assunto tornou-se religião, alguns colegas se manifestaram católicos, uns praticantes e outros não, outros evangélicos, espiritas, candomblecistas e dois colegas afirmaram serem Umbandistas. (em uma turma de quase 30 alunos, no mínimo 3 são Umbandista, 10%. Isso é muito interessante, mas não foi esse o ponto que mais me chamou a atenção)
Observei quando um dos colegas disse "Eu sou Umbandista, não sei, mas a Umbanda não pratica sacrifício, pelo menos na casa que eu vou, não faz." Essa frase me prendeu a atenção, por alguns motivos. Primeiro, a Umbanda, sendo Umbanda, não pratica sacrifício em casa nenhuma, se pratica, desculpem-me mas não é Umbanda, assim como se cobrasse. Segundo, não tratávamos sobre o assunto de sacrifício animal, mas sim sobre a conduta que as religiões orientam seus seguidores à ter. Não haveria o motivo dessa auto-defesa, completando a afirmação de ser Umbandista com a informação de que não praticamos matanças, mas isso não foi um julgamento que fiz ao colega, foi alguma coisa que me soou bem pessoal. Por que eu também, quando perguntado sobre a religião que sigo, dou a mesma respostas: "Sou Umbandista, a Umbanda não pratica sacrifícios animais." Como se fosse o nome e o sobre-nome da religião, ou se fosse realmente necessário a defesa, uma explicação, sei lá.
Muitas religiões e grupamentos religiosos, se utilizam do Sagrado nome da Umbanda, para fazer qualquer outra coisa que não seja Umbanda, pois a religião apresentada pelo Caboclos das 7 Encruzilhadas tem fundamentos e orientações bem claras, acredito que nossa função é passar a informação correta sobre a Umbanda, mas se for para dar um sobre-nome para nossa Lei, creio que o mais apropriado seria CARIDADE, pois "A UMBANDA É A MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO PARA A CARIDADE" e não "A UMBANDA NÃO É AQUELA QUE MATA", pois se mata, não é UMBANDA.

Saravá

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário