quarta-feira, 23 de abril de 2014

O Guerreiro da Luz

O guerreiro da Luz, uma das 7 linhas da nossa Amada Umbanda. Ogum, sincretizado por São Jorge, não é a linha mas forte, até por que todas tem força igual, mas é uma das linhas mais populares, ajuda no fato de São Jorge ser um dos Santos mais cultuados na Igreja Católica. 
A linha de Pai Ogum, e seus trabalhadores, estão sempre presentes em qualquer Tenda, Terreira ou Centro que atual sobre a sagrada Magia de Umbanda. 
Essa linha representa trabalho, respeito, organização, fé, força, demanda, proteção, orientação, etc... Suas cores são o branco, o vermelho e o verde. Seu metal é o ferro e seu elemento é o fogo.
Ogum tem várias lendas, onde todas ele é um guerreiro e sempre vencedor das dificuldades impostas no caminho.
Nossa Tenda, trabalha sob seu comando, Ele nos ensina, mostra e acompanha a cada passo que damos.
Nunca desampara um necessitado e sempre fornece o que nos é necessário para nossa caminhada. Paizão de verdade, amigo de todas as horas. Sinto-me honrado em te-lo como meu guia, aquele que sei que posso contar (de forma geral, sou muito abençoado com todas as entidades que me escolheram como médium), mas Pai Ogum, me da as armas, me ensina como usa-las, mas sempre me fala para não utiliza-las, pois 
"Para ganharmos uma batalha, desembainhe sua espada e vencerá. Mas para ganhar a guerra, use apenas sua cabeça."
 São mensagens dessas, que mostra quem é quem. Quem é o verdadeiro vencedor nas adversidades impostas pela caminhada em busca da evolução.

Salve meu Pai Ogum
Patacori Ogum
Ogunhê

Rafael d'Ogum

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Ispirito é só ispirito

Preconceito é um term que esta na moda, infelizmente. Intolerância religiosa, homofobia, racismo, neo-nazismo, etc...
Todos acreditam estarem certos, os mais variados argumentos surgem para defender as teses mais absurdas, inclusive teorias pseudo-religiosas vem a tona nesses momentos.
Raciocinando sobre o assunto, tentando entender o porque as pessoas utilizam o seu livre-arbítrio de forma tão estupida, ao aplicar tanta crueldade e culpa aos seus irmãos em Deus, subjugando-os. Quando fui surpreendido por um grande amigo espiritual, meu mentor Pai Chico, um velho sábio, sempre possuidor da mensagem certa para cada momento, que com seu jeito simples, falou-me que:
"Meu fio, cê tem qui intende qui u preconceito só existe pru que as pessoa criticam a diferença qui elas mesma criam entri elas i as otras pessoa. I o preconceito só vai dexa de existi, quando elas intendê que pra Deus todos somos iguais ou qui todos nois somos ispiritos, e ispirito, fio, num tem cor,sexo, raça, religião, ou quarqué otra coisa qui só serve pra dividi.
Todos somos ispiritos i ispirito é só ispirito."
Depois dessas palavras, coloquei-me em oração, para que um dia todos nós consigamos compreender esse simples modo de pensar, e o pratique, pois só assim o mundo evoluirá, para quem sabe, sermos realmente felizes.
E o Pai Chico? Bom, esse Preto Velho, Mago Branco, me deixou orando e seguiu seu caminho, com certeza espalhando seus conhecimentos, conselhos e amor a todos os que necessitam beber de sua sabedoria.
Obrigado Pai Chico pela sua paciência comigo.

Rafael d'Ogum

terça-feira, 15 de abril de 2014

Aprendendo com o Mestre

Meu mentor e amigo Pai Chico, certa vez foi perguntado se haveria vida em outros planetas.
Foi quando o velho sábio, com a sua calma habitual, levantou o chapéu coçando a cabeça, deu duas baforadas em seu cachimbo, olhou para os lados, como se o tempo não tivesse passando. Olhou nos olhos do questionador afoito e respondeu, ao melhor estilo Pai Chico.
"Óia fio, até que tem vida notros planeta, mas não como oceis cunhece, nas otra vida nun tem carbono, num pricisa d'agua i nem oxigênio. Pru isso vai se dificil oceis acha elas. Mais o véio num intendi pruque os homi qué tanto discubri vida lá fora, si num sabi nem vivê direito aqui na Terra."
Depois dessa explicação, o ancião novamente, com toda a tranquilidade do mundo, coçou a cabeça erguendo o chapéu, pitou seu inseparável cachimbo, olhou para os lados, como se estivesse esperando uma próxima pergunta, que não veio, já que todos os presentes ainda tentavam digerir a mensagem complexa, passada de forma tão simples.

Vamos refletir irmãos.

Rafael d'Ogum

quinta-feira, 3 de abril de 2014

A carne é fraca

Corpo, veículo físico para a evolução espiritual, simplesmente isso.
É necessário cuidar dele, para que ele consiga levar o mais longe possível, dentro das condições mínimas de uso.
Porem, super-estimar esse veículo é o mesmo que dar pérolas aos porcos. Cada um tem o corpo que merece, com suas limitações e qualidades, já que ele é projetado especialmente para cada um de nós. Vamos dizer que esse corpo que vestimos é extremamente personalizado de acordo com as nossas necessidades.
Se apegar demais a carne é viciante, e todo o vício é perigoso, por que você passa a vida biológica,toda focado nele e de repente ele apresenta um defeito, uma doença. Então você, provavelmente, irá provar o gosto amargo da depressão, do desanimo e da falta de vontade de viver. Ou ele simplesmente para de funcionar, acabou o prazo de validade dele, você em espírito, sentirá tanta falta desse vício que não conseguirá seguir o seu caminho de fora mais apropriada.
Repito, devemos cuidar da manutenção desse veículo sim, mas sem apego à ele.
Aprendi uma frase com um grande amigo (sr. Exu Caveira das Almas).
"A carne é fraca, tão fraca que ela morre."
Cuidemo-nos irmãos.

Rafael d'Ogum