segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Aprender sempre, com todos

Em uma Sessão de Caridades, um consulente chega na frente do Caboclo e nada fala, fica apenas parado observando o Caboclo que fuma seu charuto e olha fixamente o consulente. Muitas pessoas que estão em volta ficam pensando no absurdo do desperdício do tempo da entidade, que poderia utilizar esse tempo para conversar com alguma outra pessoa e passar alguma orientação.
Mas a falta de verbalização de ambos não é quebrada, até o momento em que o consulente agradece a consulta e se retira.
Quem acompanhava esse consulente interroga-o o motivo de não aproveitar a oportunidade para perguntar sobre a saúde, a família e o trabalho, mas com os olhos marejados, essa pessoa nada fala, novamente.
Os cambonos que assistiram a cena, indignados com a falta de respeito do consulente em fazer o sábio Caboclo perder seu tempo, resmungam o ocorrido, até que esse Guia os chama e pergunta o que estaria acontecendo para baixar tanto a vibrações dos mesmos. Então começa o diálogo e a aula:
- Pai, aquela pessoa ficou quase 15 minutos na sua frente, fazendo o Senhor perder seu tempo, sem fazer nenhuma pergunta ou colocação, isso é até um desrespeito, um deboche com a sua evolução. Perder a oportunidade de aprender com Seu conhecimento, sabendo tudo que o Senhor já fez até hoje pelas pessoas que vieram até o Senhor para ter suas Graças alcançadas. Desculpa Pai, mas não aceito esse desrespeito.
Afirmou o Cambono.
-Filho do Pai Celestial, preste mais atenção nas circunstâncias e ponha um pouco em prática todos os ensinamentos que a Umbanda já lhe passou. Primeiro, deixou-se abater por um julgamento, ao ponto de deixar, não cair, mas desmoronar a sua vibração. Ao ponto de não perceber o que acontecia. Esse irmão nosso, que julgaste ser um desrespeitador, não precisava de um diálogo formal, apenas de uma purificação na aura, que o fiz com a fumaça do charuto. Segundo, veja o ensinamento que ele trouxe para nossa corrente...
Quando o cambono interrompe a Entidade, com a seguinte pergunta:
- Que ensinamento Pai? Que algo relacionado à importância do silêncio?
- Não, nesse caso o silêncio era apenas a falta de captação sonora, não a falta de comunicação. O ensinamento é que precisamos ajudar cada um da maneira que essa pessoa precisa de ajuda, não da forma que nós gostaríamos de ajudar, afinal a ajuda é mais importante para quem recebe do que para quem ajuda. Também podemos aprender a por em prática os ensinamentos Cristãos, do tipo: "Não julgar" e "Orai e vigiai". Te aconselho a ir ao encontro daquele que prejulgou e ofereça-lhe um como de água.
O cambono, meio envergonhado, serviu um copo de água e levou ao consulente que aceitou, e após o primeiro gole, olhou nos olhos do cambono e falou:
- Sabe por que amo a Umbanda? Por que não precisamos pedir para sermos ajudados, as coisas acontecem ao natural e ainda somos bem tratados. Obrigado pela água.

Rafael Hernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário