domingo, 9 de dezembro de 2018

Umbanda, a beleza esta nos olhos

Sempre achei bonito as ritualísticas, as vestes, a postura em algumas terreira, meus olhos brilhavam. Meu coração vibrava ao toque do atabaque. Aquele templos grandes, lotados de filhos de santos e fiéis.
O Conga com, sei lá, 70 imagens ou mais.
Oferendas lindíssimas para os mais variados motivos e Orixás.
Enfim, tudo sempre me chamou a atenção. Imaginava o quão interessante seria fazer parte de disso. 
Mas quis a vida, e o alto, me apresentar a Umbanda. Onde não há esse glamour todo. As vestes são brancas, os pés descalços, apenas algumas imagens no Jabuta, mas que são compreendidas como simples ferramentas para ajudar na concentração, o toque do tambor só se faz em trabalho de esquerda, e quando se faz necessário, ritualística simples, sem despachos, Tendas humildes, poucos seguidores.
A Umbanda me mostrou, que sim, é possível fazer mais com menos. Aliás, fazer tudo contando apenas com a fé, há casos que só tem a sua própria fé. 
Porém, aprendi que tudo aquilo que eu via nas terreiras que visitei, são importantíssimo para que naquilo acredita, ou quem acredita que aquele procedimento todo é necessário.
Ainda hoje, vejo beleza nos ritos africanistas, alguns misturados com a Umbanda. Porem não me vejo, como já me vi, integrando uma corrente de trabalho assim. 
Estou muito bem, podendo ajudar pessoas a se ajudarem. Apenas aplicando os Sagrados Ensinamentos da Umbanda.
Convido à quem quiser conhecer a Verdadeira Umbanda, à nos visitarem.

Que Pai Oxalá vos abençoe.

Rafael Hernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário