sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Vencendo pelos derrotado

Acredito que o que aumenta o preconceito, muitas vezes, é o vitimismo dos que se sentem alvo dos preconceitos.
Irmãos, já pararam pra pensar que se nós espiritualistas e umbandistas, não escondessemos nossa crença, nossa religião poderia ser bem mais aceita?
Durante muitos anos, eu realizava processos seletivos, questionava os candidatos sobre os mais variados temas. Quando questionava em relação à religiosidade, normalmente ouvia, "Não sigo religião nenhuma.", mas meus olhos treinados à avaliar o candidato, desde a hora que ele chega, sempre viam seguranças, guias, e medalhinhas, pois quem não pede aos guias um emprego quando desempregado. Então esse selecionador perguntava sobre o amuleto que se fazia visível. Daí sim, vinha um " É, eu fui num centro."
Normalmente o constrangimento dominava o ambiente. Para acalmar as coisas, eu afirmava ser Cacique de Umbanda e que religião não seria problema para conseguir a vaga, pois tínhamos em nosso quadro pessoas vinculadas as mais variadas religiões.
Então, depois da tensão quebrada, vinha algo assim. "Pois é, sou filho de Oxossi." ou "Que legal, eu sou da Mulambo, e o senhor." ou ainda "Interessante, sou filha de Iansã e estou procurando uma casa para trabalhar, quem sabe poderei ser sua funcionária e filha de santo." kkk.
Por isso pessoal, que eu falo e repito, vamos vencer esse preconceito, que nos joga nos porões da história! E para isso, precisamos acabar com o preconceito que existe dentro de nós e nos coloca nos porões da nossa própria história.
Vençam por aqueles que foram derrotados.

Cacique Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário