segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Mudanças, mudanças e mais mudanças. Que bom!

Peço desculpas aos amigos que seguem esse humilde blog, por ter postado com menos intensidade e até menos qualidade que vocês merecem, mas é que no último mês, nossa pequena Tenda passou por uma mudança, mudamos de endereço, e uma nova estruturação funcional, para poder ajudar cada vez mais os irmãos. Sempre orientados pelos iluminados Guias Espirituais.
Mas sabem como é mudança, sempre há um princípio de confusão, só que é apenas com o andar da carroça que as morangas se assentam, e por isso, não paramos nossa carroça. rsrs
Agora em dezembro as coisas estarão mais organizadas e nosso blog voltará a "bombar".
Eu sei de algumas pessoas que acharam alguns dados importantes para suas vidas de acordo com o nosso blog. Alguns conheceram uma Umbanda diferente das que conheciam, outros viraram Umbandistas por que viram a simplicidade de nossa doutrina, uns não concordaram com as nossas afirmações e teve gente que até virou evangélico após ler nossas informações. Que ótimo, não estamos aqui para converter ninguém para Umbanda, estamos aqui para tentar desfazer alguma imagem errada que alguns possam ter de nossa Religião.
Mas precisamos de sua ajuda para melhorar nosso trabalho para 2012. Nossos comentários estão abertos, e nesse espaço você poderá se manifestar, dar sua sugestão de temas a serem tratados, solucionar suas dúvidas sobre o blog, a TAEPO e sobre a Umbanda, e mais o que você quiser.
Um abraço a todos.

Rafael d'Ogum
Cacique de Umbanda

sábado, 19 de novembro de 2011

Nova Sede Tenda de Apoio Espiritual Pai Ogum

Para melhor recepcionar os irmãoes que vão à nossa humilde Tenda procurar um pouco de paz, saúde, afeto e conhecimento, mudamos de endereço. O telefone continua o mesmo (51) 9146-4658.
Hoje já teremos uma bela curimba, vamos fazer festa para nossos guardiões, nossos amigos Exus. Início as 20:00.

Rafael d'Ogum

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Brasil a pátria do Evangelho, Brasil a pátria da Umbanda.

Brasil a pátria do evangelho, Brasil a pátria da Umbanda.
Em nosso pais, a espiritualidade se faz presente no decorrer de sua história, os índios, muito antes da "descoberta" do Brasil, já manifestavam sua espiritualidade, com a chegada dos colonizadores, vieram os negros escravos trazendo sua maneira de ver e trabalhar com a força da natureza, depois disso, Italianos, Espanhóis, Alemães, Poloneses, enfim, gente de todos os cantos do planeta, viram nesse pedaço de terra, algo que indicava um futuro melhor. Cada povo trouxe consigo suas crenças, sua religiosidade, seus costumes, sua raça.
Com o passar dos anos, essas culturas diversas foram se misturando e dando início à uma nova sociedade, onde brancos, negros, amarelos, pardos e índios se mesclavam ganhando força e sapiência.
Assim foi e é formada o povo brasileiro, uma mistura étnica.
Em 1908, o Caboclo das 7 Encruzilhadas, apresentou-nos uma Religião que era a cara do nosso povo, onde haviam índios, caboclos, negros, brancos, mestiços trabalhando pelo mesmo ideal, para um mesmo Deus. A Umbanda.
Quantas coisas aconteceram nesses 103 anos. Quantas pessoas procuraram e encontraram ajuda, amparo e força em nossas humildes Tendas.
Hoje estamos comemorando 103 anos que a nossa Sagrada e Amada Umbanda nos foi revelada e ensinada por esse enviado luminoso de Jesus, o Cristo.
Todos nós Umbandistas devemos ter a certeza, de que somos ferramentas do Criador, e devemos entender que a hora chegou.
Nossa Amada Umbanda tem como guia o evangelho de Cristo, devemos vivenciar seus ensinamentos, devemos espiritualisar nosso mundo material, devemos ser humildes e compreender que se aqui estamos é por que temos uma missão à cumprir.
Vamos irmãos, levantemos a bandeira de Oxalá, e arregaçando as mangas, laboraremos para o bem da humanidade.
Obrigado à Deus, obrigado à espiritualidade por tudo. Obrigado à Jesus, obrigado ao Caboclo das Sete Encruzilhada, obrigado ao sr. Zélio de Moraes pelos ensinamentos. Nós Umbandistas só temos à agradecer.
Obrigado as pessoas que muito me ajudam na pequenina mas trabalhadora Tenda de Apoio Espiritual Pai Ogum (não vou citar nomes, pois com certeza esqueceria de alguem e não seria justo, pois todos me ensinaram muito). Também não poderia me esquecer do Caboclos, Pretos, Crianças, Exus, Ciganos, etc... que levam a bandeira da Umbanda para os quatro cantos do mundo.
Em especial ao Pai Ogum que me deu a honra de ser seu filho e diretor de uma Tenda que leva seu Nome.

Saravá Irmãos.

Rafael d'Ogum

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saravá Ogum Sete Espadas

"Quando Oxala criou a Umbanda;
 Senhor Ogum tomou conta do Conga.
 Veio Oxum, veio Iansã, veio Iemanja;
 Veio a Jurema para trabalhar.


 A caboclada iluminou todo o Terreiro,
 E Oxala abençoou.
 Saravá seu sete Espada.
 Em nosso terreiro ele é o protetor."

Ponto de Ogum Sete Espadas

Umbanda Eclética

Tenho por hábito conversar, costumam até brincar comigo que as vezes converso demais , que se uma pedra estiver muito quieta, ja dou um jeito de puxar papo.
Tento estar sempre bem informado para ter assunto, mas o tema que mais me chama a atenção é a espiritualidade, independente da religião.
Graças a Deus me relaciono bem com Kardecistas, Católicos, Protestantes, Esotéricos, Candomblecistas, Budistas,Crentes e Ateus.
É importantes para todos independente do credo, respeitar a individualidade e aprender com diferentes pontos de vista.
Em nossa Tenda, trabalhamos nas sagradas Linhas de Umbanda, mas tentamos compreender a diversidade religiosa que nos cerca.
Quando mais estudo, entendo e pratico a Amada Umbanda, mais eu vejo como ela é universalista, pois muitas coisas aprendo com meus amigos, referente as suas crenças, de um modo ou de outro, tem alguma relação com a Umbanda.
Com o Catolicismo a contemplação da história de Jesus Cristo, os Esotéricos tem os elementos natural em ação, os Espíritas nos mostram que é possível ter fé baseados em estudos doutrinatórios, com os Evangélicos o amor à Deus sobre todas as coisa e o respeito à hierarquia templaria, os Budistas o encontro com o "eu interno", os Ateus, pelo modo científico de ver as coisas, nos comprovam que toda a ação promove uma reação, mas para haver essa ação é necessário existir uma força, e essa força, a força inicial é vinda de Deus, enfim a Umbanda é universal e atemporal.
Vivemos hoje em um pais oficialmente laico, onde em quase toda a esquina há sim um Templo Religioso, das mais variadas crenças.
Devemos sempre conviver com o máximo de harmonia, afinal a origem e o destino são os mesmo, apenas muda o trajeto.

A luz de Deus para os irmãos.

Rafael d'Ogum