sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Umbanda Eclética

Tenho por hábito conversar, costumam até brincar comigo que as vezes converso demais , que se uma pedra estiver muito quieta, ja dou um jeito de puxar papo.
Tento estar sempre bem informado para ter assunto, mas o tema que mais me chama a atenção é a espiritualidade, independente da religião.
Graças a Deus me relaciono bem com Kardecistas, Católicos, Protestantes, Esotéricos, Candomblecistas, Budistas,Crentes e Ateus.
É importantes para todos independente do credo, respeitar a individualidade e aprender com diferentes pontos de vista.
Em nossa Tenda, trabalhamos nas sagradas Linhas de Umbanda, mas tentamos compreender a diversidade religiosa que nos cerca.
Quando mais estudo, entendo e pratico a Amada Umbanda, mais eu vejo como ela é universalista, pois muitas coisas aprendo com meus amigos, referente as suas crenças, de um modo ou de outro, tem alguma relação com a Umbanda.
Com o Catolicismo a contemplação da história de Jesus Cristo, os Esotéricos tem os elementos natural em ação, os Espíritas nos mostram que é possível ter fé baseados em estudos doutrinatórios, com os Evangélicos o amor à Deus sobre todas as coisa e o respeito à hierarquia templaria, os Budistas o encontro com o "eu interno", os Ateus, pelo modo científico de ver as coisas, nos comprovam que toda a ação promove uma reação, mas para haver essa ação é necessário existir uma força, e essa força, a força inicial é vinda de Deus, enfim a Umbanda é universal e atemporal.
Vivemos hoje em um pais oficialmente laico, onde em quase toda a esquina há sim um Templo Religioso, das mais variadas crenças.
Devemos sempre conviver com o máximo de harmonia, afinal a origem e o destino são os mesmo, apenas muda o trajeto.

A luz de Deus para os irmãos.

Rafael d'Ogum

2 comentários:

  1. Concordo e divulgo essa atitude, que a meu ver é a mais correta para nós umbandistas, afinal a Umbanda é A Religião brasileira, e no Brasil, o sincretismo marcou a sua colonização. Logo, uma religião legitimamente brasileira teria que ser sincrética, também, como sau Pátria- Mãe.
    E por falar em mãe, eu acresço à sua lista a religião wicca, pois com ela aprendemos a expressar melhor e sem receio o amor pelas nossas Yabas, visto que cada Trono tem uma.
    Parabens pelo tema escolhido.
    Se você gosta de conversar, já viu 'né', eu adoro escrever,rsrsr.

    Um abraço, e que Pai Ogum Sete Espada, olhe por nós todos!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pela visita e pelo comentário, Nossa Amada Umbanda é o reflexo de nosso país, tanto no sentido do sincretismo como nas variadas origens do nosso povo. O Brasil é o país do Evangelho, Umbanda para mim é o próprio Evangelho, que quer dizer "boas novas", "boas notícias" em fim, "boas mensagens".

    Com certeza, Pai Ogum sempre olha por nós, trabalhadores nas linhas sagradas da Umbanda.

    Fique a vontade para comentar nossos textos, e se quiser me add no msn. Fique a vontade.


    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir