quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Irmãos Umbandistas

A quantidade de irmãos Umbandistas que acabam se perdendo no caminho é maior do que eu esperava, muitas vezes, nossos queridos irmãos não tiveram uma boa orientação, muitas vezes o que falta é fé mesmo. Mas não importa o que faltou ou o que sobrou no caminho desses nossos irmãos, o que importa é a vontade de acertar e a vontade de ajudar o próximo.
Pai Oxalá tem nos dado a honra de ajudar alguns desses nossos irmãos que por algum motivo não conseguiram trilhar os caminhos da Sagrada Umbanda, ou que tombaram diante à imensa batalha que travamos todos os dias. Não somos melhor que ninguem, bem pelo contrário, mas tentamos mostrar um lado da Umbanda pouco difundida, hoje há muitas Umbandas, cada uma vê a as realidades à sua maneira, e muitas tem informações demais, e isso acaba perdendo um pouco a essência, que no nosso modo de ver, é a parte mais importante da Umbanda.
Não utilizamos tambores, roupas coloridas, luzes especiais e nem nada parecido. A Umbanda praticada na TAEPO é basicamente o consulente, o médium e a Endidade. Não é preciso nada mais que isso, rituais, sim temos, mas nada que chame muita atenção, pois nossa função é prestar a caridade, é trazer o alívio e a tranquilidade para quem nos procura. Não importa qual a crença, não importa onde mora, não importa o saldo bancário ou a cor da pele, todos somos iguais perante o Criador Supremo.
Mas nossos irmãos várias vezes se veem deseludidos com a espiritualidade, encarando-a como obrigação, nada que se faz por obrigação se coloca prazer verdadeiro, tornando chato e trabalhoso.
Tentamos mostrar para esses nossos irmãos a essência, simples, da Nossa Amada Umbanda. Temos irmãos de nosso próprio bairro, de várias partes de Porto Alegre e até de outras cidades.
Tentamos mostrar para eles, que eles na realidade somos nós, e que nós sem eles torna-se eu, e eu sou pequeno demais para fazer algo por alguem.
Essa é a corrente da Umbanda, um ajuda o outro e todos se ajudam. Pois somos apenas elos, e a força de uma corrente se mede pelo elo que mais fraco. Não podemos deixar nossos elos se enfraquecerem. Precisamos nos unir para que possamos vencer essas demandas que teimam em surgir no nosso caminho. Tentamos ajudar hoje, para retribuir um pouco da ajuda que ja obtivemos.

Saravá irmãos.

Rafael d'Ogum

2 comentários:

  1. e ajudando ateh quem esta muito longe... neh!?
    obrigado.. por sua preciosa ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Essa é nossa função, para isso que somos Umbandistas.

    Paz e Luz Irmã.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir