sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Educar antes de Proteger

A Umbanda é uma religião feita por verbos. Amar, ajudar, fazer, solidarizar, ensinar, mostrar, rezar, etc...
Assim como as crianças, todos os que frequentam uma Tenda umbandista e espiritualista, devem compreender que um dos principais verbos tem que ser o EDUCAR. Devemos educar os novatos, e ser educados com eles.
A grande maioria vem procurando proteção, mas o que necessitam é educação. Nenhuma entidade poderá proteger alguém mal educado, ou melhor, alguém que não age de forma educadamente com os outros e consigo próprio. 
Não é nada fácil, mas as vezes falta a educação básica para as pessoas, que tem comportamentos inapropriados para determinados momentos. 
Nenhuma entidade vai negar auxílio e laboro para o bem de quem vem até eles solicitar auxílio, mas um pouquinho de educação sempre é bom e facilitará as coisas para  que se consiga alcançar seus objetivos com mais tranquilidade. Muitas vezes ao invés de realizar uma magia, os trabalhadores da Umbanda tem que se focar na conduta do consulente, orientando os a como manter uma boa energia e uma vibração equilibrada. Já que não há trabalho que substitua uma boa educação social e comportamental, fazendo isso, proteger, amar, ajudar, fazer, etc... fica muito mais simples e com o resultado muito mais bonito.
Portanto quando formos elencar os verbos da Umbanda e da vida, devemos sempre colocar o verbo ensinar em primeiro lugar.
Não seria justo proteger, afagar, abraçar, sem antes ensinar, nem justo com as pessoas que convivem com o receptor da ação do verbo e muito menos com quem necessita dessa aprendizagem.

Pratiquemos irmãos. Educar antes de proteger.

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário