quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Ofender ou ser ofendido

Na oração do Pai Nosso, pedimos que Deus perdoe nossas ofensas, assim como perdoamos quem nos ofende. 
Mas ta aí um tema que gostaria de abordar nesse humilde texto. OFENSA
O que é ser ofensivo ou ofendido?
Ofensa é nada mais ou nada menos que o significado que damos para cada gesto ou atitude do próximo para conosco. Hoje é comum vermos as pessoas xingando seus amigos carinhosamente. E quem nunca fez isso?
Sabemos que as palavras tem seus próprios significados, e que isso tem um "peso", mas dependendo que como essa é utilizada, pode ser agressiva ou suave, vai depender realmente do contexto em que esta sendo utilizada.
Respeito, amor, afeto e carinho, são primordiais para que nenhuma palavra seja sentida de forma a prejudicar ou ofender a quem esta ouvindo.
Mas nos dias de hoje existem pessoas que parecem gostar de ser ofendidas e vulgarizadas, elas mesmas acabam não dando o valor que deveriam dar para si mesmas e tornam isso normal que habituam-se a xingar e usar palavras de baixo calão para si e para os seus queridos.
Não devemos alimentar o sentimento de ofensa, sei que as vezes é muito difícil, mas precisamos tentar, para que um dia quem sabe, não precisemos pedir para que Deus perdoe nossas ofensas como perdoamos a quem nos ofende, pois já não teremos mais o o significado da ofensa embutido em nossas mentes.

Avanço MORal à todos de bom coração.

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário