segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Kardecistas Saravando!

Quarta-feira à noite, estava eu meditando, na TAEPO, comecei a repassar tudo, ou quase tudo que pude aprender e explicar durante o ano de 2011.
Dentre essas histórias que vivenciei, houve uma que apenas com palavras e sentimentos consegui exclarecer alguns amigos kardecistas sobre a nossa Amada Umbanda.
Eles tinham uma visão distorcida sobre a nossa religião, havia um conhecimento equivocado sobre a verdadeira Umbanda.
As vezes a falta de conhecimento pode ocasionar problemas, inclusive um certo pre-conceito.
Nossa amiga, em um churrasco, começoua a falar sobre o assunto "espiritualidade", citando alguns trechos de Kardec, eu completei suas colocações, até que veio a frase:
- Legal, apesar de tu ser umbandista, conhece Kardec!
Então eu entendi a visão que ela e os demais tinham sobre a Umbanda, estava na hora de honrar minha religião e remover alguns conhecimentos falhos que haviam ali, naquelas cabeças.
Relembrei e contei a história do saudoso Zelio de Moraes e seu Caboclo das Sete Encruzilhadas (o Chefe), seus feitos e quando vi estava eu, inspirado, discursando e explicando o modo de atuação da espiritualidade, dos remotos tempos até a atualidade, para os kardecistas que se postavam à minha frente para ouvir.
Eles não sabiam que a Umbanda foi fundada no Brasil, muito menos que não havia trabalhos com sangue em nossas Tendas e que a Caridade e o Amor são as regras básicas da Umbanda.
Digamos que esses irmãos hoje enchergam a Umbanda com outros olhos, e sabem diferenciar a Umbanda verdadeira das "Umbandas mistificadas".
Posso afirmar que trabalhamos juntos, nem sempre ao mesmo tempo e no mesmo endereço, nem sempre nas mesmas demandas, mas com certeza na mesma direção, com o mesmo intuito.
Nós, Umbandistas e Kardecistas, irmanados na mesma corrente.
Na corrente do SARVÁ, na corrente da LUZ.

Rafael d'Ogum

2 comentários:

  1. Sou espirita pratico ha muito anos, p mim nao vejo diferenca entre espiritas Kardecista ou Umbandistas, vejo apenas que a vontade de nosso pai celestial esta sendo feita por diferentes segmentos.
    Infelizmente a intolerancia eh um atributo dos homens. e acima de tudo quem for kardecista ira lembrar de nossos estudos :
    Nao julgar
    Orai e vigiai, orar a Deus e vigiar a nos mesmos, pois somos as vz nossos maiores inimigos
    amar ao proximo como a ti mesmo.
    Paz e luz
    encontro neste blog, pequenas gotas de alegria com todas suas leituras.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, cara irmã. Creio que todas as religiões e doutrinas, quando te encaminha para o certo e o justo, são boas. Costumo afirmar, todas as religões são boas, as pessoas que as estragam.
    Alem desses ensinamentos que tu colocaste´, muitos dos que se dizem Umbandistas esquecem, que é:
    Dai de graça o que de graça recebeste.
    Paz e Luz

    ResponderExcluir