segunda-feira, 7 de maio de 2012

Leve a Umbanda de forma leve

Nós da TAEPO aprendemos uma Umbanda leve, límpida, tranquila e séria, tentamos pratica-la e repassa-la dessa forma.
Em muitas oportunidades, alguns praticantes da Umbanda mais "convencionais", me olham meio de lado quando comento algumas coisas que ocorrem na TAEPO.
Mas o que posso fazer se para nós, não é incomum o Exu, por exemplo, se sentar junto com os integrantes da corrente, com seu charuto e seu marafo, para nos brindar com o relato de histórias ocorridas no "alem-tumulo", o Caboclo sempre firme, forte e trabalhador, mas quando necessário a descontração do ambiente, Ele soltar uma brincadeirinha, por que não falar, uma piadinha, mostrando-nos um lado humano, que nos faz querer estar sempre em sua companhia. Os Pretos e as Crianças, não há o que comentar nesse sentido, Eles são sensacionais.
Foram Eles que nos ensinaram assim, essa Umbanda leve e ao mesmo tempo séria, muitos sabem que eu, Rafael, não tive e não tenho um Pai-de-santo ou Mãe-de -santo para me dar uma doutrina a ser seguida, isso foi e é ótimo, pois ninguém é mais apropriado para ensinar o caminho do que quem vive a Umbanda em sua essência.
Várias pessoas iniciadas, ou não, de outras terreiras falam de ebós, oferendas, axés e força da suas entidades e casas, nós preferimos falar sobre as brincadeiras das Crianças, as lições dos Pretos-velhos, a virilidade dos Caboclos e a agilidade dos Exus.
Fazer o que? Não somos convencionais, e não queremos ser, também não somos melhores do que ninguém, também não somos piores, a nossa Umbanda pé no chão é assim, muito mais do que uma religião, é uma filosofia de vida, sentimentos de amor, respeito, alegrias e leveza.
Aprendemos que devemos levar a vida como a Umbanda é, LEVE.

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário