sábado, 12 de maio de 2012

Umbanda é dos jovens

Cada vez mais, me convenço que a Umbanda é dos jóvens, nem estou puxando pela história, pois já sabemos que sr. Zélio, quando fundou a Umbanda, era um guri de 17 anos.
Hoje vejo nossa Tenda cada vez mais invadida pela juventude, uma geração que por vezes se apresenta meio perdida e sem futuro, mas se pararmos para avaliar, há um futuro. Tanto que procuram algum tipo de orientação.
Com o passar do tempo, a sociedade foi perdendo seus ideais, antigamente, os jovens lutavam por alguns motivos, havia um sentimento de revolta contra a situação, e não teria como não ter esses sentimentos, regime militar, censura, politicamente eramos um pais muito fraco, financeiramente eramos prejudicados, por exemplo, eu com apenas 29 anos, até perdi as contas de quantas moedas o Brasil já teve. Hoje temos uma situação menos difícil, e vemos o materialismo impregnando nossas vidas, e os jovens sentados em uma zona de conforto perigosa, não perderam a rebeldia, mas não encontram o motivo certo para isso.
Mas a juventude é sinônimo de força, mas essa força tem que estar vinculada à um foco, e que foco seria esse?
Esse foco seria a vontade de ser alguem, hoje, a maioria dos jovens tem grande dificuldade de saber quem são, pois vivem em um mundo onde ter é mais importante que ser, e mais, o individuo nada mais é do que mais um em um grupo sem líder.
Zélio de Moraes e Chico Xavier, dois exemplos bem brasileiros, começaram desde muito novos a compreender a vida, de uma forma bem espiritualizada, e se formaram líderes natos.
E esses jovens que hoje ingressam nas frontes espiritualistas tem um motivo para se rebelar, se rebelar contra essa situação cômoda, que o Pai Chico chamou de "Efeito Boiada", onde todos rumam para um lado, uns seguindo os outros, sem saber quem é o verdadeiro líder.
Então a juventude vai tomando a cara da espiritualidade e a espiritualidade vai tomando a cara da juventude.


Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário