quinta-feira, 18 de julho de 2013

Entendendo a Umbanda

Os Orixás são as sete forças de Deus, são sete braços, sete campos de atuação, sete vibrações Divinas, Não são sete divindades, pois só há uma Divindade, um único Deus.
Para nós da Umbanda, os Orixás são representações das atividades de Deus, são energias emanadas pelo criador. Esses são os Orixás Maiores, por serem vibrações, não se utilizam da mediunidade de incorporação, pois não são espíritos, e sim forças.
Oxalá, Ogum, Oxum, Oxosse, Iemanjá, Xangô e Iansã.
Existem também os Orixás menores, que por vezes, vem à crosta e se manifestam mediunicamente em aparelhos preparados para tal, mas não são todos os médiuns que conseguem esse tipo de comunicação, pois são entidades de muita luz, espíritos de extrema evolução. E o aparelho deve estar com a sintonia muito afinada para isso. Mas sim, é possível.
Cada uma das sete linha, dos sete Orixás maiores tem alguns Orixás menores (alguns afirmam que são sete) que fazem a comunicação, trazendo a essência da linha para o nosso cotidiano.
Diferente são os Orixás menores, dos Caboclos, Pretos-velho ou Crianças, que são espíritos, e atuam mais diretamente com o contato mediúnico, também são de muita evolução, porem estão ainda trilhando o caminho do burilamento espiritual.
Eventualmente também, esses seres iluminados, os Orixás menores, se apresentam com algumas das roupagens utilizadas pela Umbanda, assim como Caboclos, Pretos-velhos e Crianças, pois nem sempre há a necessidade de se apresentarem com toda a sua posição hierárquica, praticando assim a humildade, uma das principais armas da alta-espiritualidade.

Rafael Hernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário