quarta-feira, 31 de julho de 2013

Religião vs Magia

Esse blog, sempre  por intuito de ser algo com a função de explicar as coisas sobre a Umbanda e sobre a Espiritualidade.
A Umbanda é uma das ferramentas a Espiritualidade, e a Espiritualidade é a base doutrinária da Umbanda. Mas não é sobre esse assuno que pretendo escreve hoje, apesar de estar ciente que é um ótimo tema. Vamos ao assunto da vez.

Religião vs Magia
Muitos colocam a Umbanda religião, como sendo uma religião baseada em magias, feitiços e mirongas. Só que a religião Umbanda tem a sua principal característica a caridade, como disse o Caboclo das 7 Encruzilhadas "A Umbanda é a manifestação dos espíritos pela caridade". Ele em momento nenhum usou o termo magia.
Conheço várias pessoas que apenas procuram a Umbanda por causa dos seus encantamentos mas quando o assunto é religião, a Umbanda não se encaixa. Se perguntar para essas pessoas se elas frequentam algum culto religioso. Elas vão dizer que vão à missa, nas sessões de mesa branca, etc..., mas não sei se é por falta de conhecimento ou por puro preconceito, mas poucos encaram a Umbanda como uma religião, mas quando estão doentes ou precisando de algo, correm para um terreiro ou uma tenda para pedir ajuda, ou alguma mandinga.
Muitos tem a ideia que para ser considerados Umbandistas, tem que vestir o branco, entrar na corrente e até, incorporar. Se não fizer isso não é Umbandista, apenas vai lá.
Vejo a Magia com uma peça da ferramenta que é a Umbanda, parte integrante de um conjunto, mas não a base dele.
A magia existente na Umbanda não é a magia que atribuem à ela, a magia da Umbanda esta no abraço do Preto-velho, na força do Caboclo, na sinceridade dos Cosmes, no trabalho dos Exus e na amizade dos frequentadores, a outra magia é apenas ritualística, realmente um complemento.
A doutrina da Umbanda é uma magia pura.
Vamos difundir essa ideia de doutrina de relação, de companheirismo e de fé. Sem magia ritualística, pois isso só irá atrair Umbandistas por necessidades e não por amor.

Paz e fé.

Rafael Hernandes

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog. Vocês conhecem Aline, da Cidade das Pirâmides, que em seu programa De Olho No Mundo(www.deolhonomundo.com) analisa a essência humana, o mundo, astrologia, fenômenos ocultos..., em sua plenitude. Sexta-feira 13, Símbolos Místicos, Ocultismo, Pirâmides. http://youtu.be/8sCk4Doi2YE Tenho certeza que vocês gostarão. Abraços.

    ResponderExcluir