terça-feira, 20 de maio de 2014

Nenhuma pataca paga

Cobrar pelo atendimento espiritual, é algo que para mim, não faz o menor sentido. Alem da explicação doutrinária que afirma que "a Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade."
Também lembramos dos ensinamentos de Nosso Mestre Jesus, o Cristo,, que sentenciou: "Dai a Cesar o que é de Cesar e dai a Deus o que é de Deus".
Vem a cabeça, também, a orientação passada pelos Guias de nossa Tenda, que determinaram: "Se entrar recompensa material, o Apoio Espiritual se retira."
Informações para balizar nossas condutas, principalmente nesse sentido não nos falta. Mas nem todo mundo segue e compreende dessa forma, o livre-arbítrio nos da a liberdade para fazermos o que acharmos melhor para nós.
Só que colocar preço no atendimento, faz com que essa ajuda, que deveria ser caritativa, se torne profissional, corre-se o risco de transformarmos algo essencialmente puro no sentimento de ajudar o próximo em algo extremamente frio e sem essência.
Nenhum valor monetário, jamais pagará o valor afetivo e sentimental que se alcança, quando se vê uma pessoa que realmente consegue solucionar seus problemas, responder suas perguntas, auxiliada por quem fez o que fez, de coração e sem querer absolutamente nada em troca.
Nenhuma Pataca paga a CARIDADE.

Rafael d'Ogum

Um comentário:

  1. Caro Henrique.
    Sinto honrado com suas palavras.
    Chico Xavier disse que "É necessário desidratar para evoluir. Ou se desidrata com o suor do trabalho ou com as lágrimas do sofrimento."
    O pessoal da nossa Tenda, assim como eu, prefere desidratar pelo suor, e ajudar é sempre a melhor maneira de trabalhar.
    Mas nada seria possível sem o apoio incondicional de nossas entidades, à Eles que devemos tudo.
    Saravá.
    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir