quarta-feira, 28 de maio de 2014

Verdade soberana

Passar adiante o pouco que sabemos, e aprender a cada oportunidade, são momentos que me trazem muitas alegrias. E só o que pode me ensinar, ou melhor, nos ensinar são as diferenças.
Certa tarde estava dialogando com um colega de serviço, sobre a espiritualidade, ele me perguntando como nós Umbandistas entendíamos os Orixás, os Caboclos, enfim, como era nossa relação com essas seres tão especiais que são as entidades.
Esse meu colega é seguidor de uma doutrina africanista, logo o conhecimento é bastante diferente.
Quando falei nas divisões de Orixás maiores e menores, notei um certo ar de reprovação vinda dele. Quando disse que o médium para receber um Orixá menor tem que estar pronto para isso, científica e moralmente, e que seria muito improvável que alguém conseguisse incorporar um Orixá maior, devido a grande diferença energética que existe entre nós e esses seres de altíssima evolução, que o nosso organismo não aguentaria isso. Ele, o meu colega, não se aguentou e contestando-me falou que eu não sabia o que estava falando, já que na casa onde ele frequenta, as pessoas incorporam os Orixás, ainda tentei explicar sobre os elementares, que são espíritos que se apresentam nas vibrações dos Orixás, mas nãos os são, mas vi que iria adiantar de nada.
Nesse episódio, tentei ensinar mas acabei aprendendo, aprendi que ou ele (assim como muitos) não esta pronto para as nossas verdades ou que eu não consegui chegar na verdade dele, ainda.
Depois disso, compreendi, ou me lembrei, que cada um tem a sua verdade e ela, a verdade pessoal, é soberana.

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário