quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Exu Lúcifer

Dentre as entidades atuantes nas sagradas Linhas da Umbanda, creio que uma das mais controversas é a do Exu Lúcifer, esse nome, para muitos causa mal estar, remete à sentimentos e sensações de baixa vibração, afinal, Ele seria o Senhor do Inferno, o Rei da Escuridão, o demônio e tudo mais de ruim que possa existir. Muitas religiões utilizam-se desse "personagem" para amedrontar seus fieis e/ou como um culpado geral de todas as coisas não agradáveis que possam surgir na vida.
Mas para nós Umbandistas e/ou Espiritualistas, seja da segmentação que for, não pode mais ser uma realidade. Lúcifer não é ruim! É impossível Lúcifer ser mal ou mau, e carregar a culpa de todos os nossos erros só por que precisamos de um "bode-expiatório", para nos sentirmos os coitadinhos da encarnação. Sei que muito vão me chamar de "advogado do diabo", mas afirmo que não sou advogado, não cursei direito e também, para mim, não existe a figura do tão temido diabo.
Mas vou explicar minha visão sobre o assunto, que para mim tem toda a lógica do mundo!
Concordamos que Deus é a causa primária de Todas as coisas, que Deus é justo e misericordioso. Além de ser onipresente, onisciente e onipotente. Sendo assim como Ele criaria um ser tão perverso, malvado e trevoso? Ele, no momento da criação não teria noção de que esse Anjo se voltaria contra a Sua verdade? Se imaginássemos que isso fosse possível, estaríamos limitando o poder dEle, logo seria o mesmo que duvidar da Sua onisciência, onipotência e onipresença. 
Como Anjo, vejo que ele apenas serve ao Senhor Supremo.
O verdadeiro diabo esta dentro de cada um de nós, em nossas próprias falhas e vicissitudes, no nosso egoísmo e em nossas falta de caráter, e o inferno é o ambiente que criamos e atraímos para perto de nós.
Devemos parar de achar alguém para culparmos e tomarmos consciência de que nós somos responsáveis pelos caminhos que trilhamos. E Lúcifer, o Exu, é mais um emissário do Senhor da Luz, na Terra, tanto que o próprio nome tem o significado de "Aquele que traz a Luz".
Paremos para pensar sobre o assunto.
Que Lúcifer traga a Luz necessária para seu caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário