sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Abraçar a todos

Neste blog que escrevo e abordo temas relacionados a nossa Amada Umbanda, consigo colocar algumas das minhas visões sobre alguns assuntos, que me parecem ser necessários algumas explicações. Deixo claro sempre que não sou o dono da verdade, até por que a verdade é absolutamente pessoal.
A Umbanda nos dá condições de vermos as situações de formas bem diferentes. Não da para afirmar qual doutrina é mais correta que as outras, se é que existe uma doutrina mais correta que as outras. O que podemos afirmar é que todas as doutrinas, todas as formas de compreender as realidades, nos mais variados pontos de vista,  tem as suas próprias verdades. Nem mesmo os 7 Orixás cultuados são os mesmos sempre. Mas isso é por que devemos abranger, abraçar a todos. Nas mais diversas identidades culturais do povo que tem a necessidade de encontrar a Luz nos braços de Pai Oxalá.
Sempre repito algumas frases, que nos ajudam a entender, resumidamente, cada texto escrito por esse simples juntador de palavras. A frase que resumiria essas que coloquei acima, seria: “Aprenderemos com quem mais sabe e ensinaremos aos que menos sabem, pois essa é a vontade do Pai” (Caboclo das 7 Encruzilhadas).

Rafael d’Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário