quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sacrifício - Essência Invertida

Não sou um profundo conhecedor da doutrina africanista. O pouco que sei é baseado em conversas que tenho com praticantes amigos, leituras e muita orientação de nossos amigos espirituais.
Não sei descrever nos dias atuais como é o procedimento desses rituais de corte. Pois na Umbanda, a prática de sacrificar animais não é cogitada em momento nenhum.
A origem desses rituais, nos foi explicado pela espiritualidade, e que como tudo, teve sua essência corrompida, perdida e  até invertida. Que foi que aconteceu nesse caso, a inversão de valores.
No início de tudo, em tempos remotos, o homem caçava para se alimentar e quando fazia isso, orava em agradecimento pela alimentação obtida, em forma de respeito. Mas com o passar do tempo e das gerações, as pessoas deixaram de ter o respeito e começaram a ter medo. Nesse momento pararam, ou paramos, de agradecer e começaram a dedicar, daí até ofertar a comida a divindade foi um pulo.
Começou-se a ofertar a alimentação as Divindades. Não tem lógica, tirar a vida de um ser para ofertar a Deus, se foi Deus quem criou essa vida. Mas não estamos aqui para julgar, e sim para respeitar as mais diversas opiniões de credo.
Essas explicações faz todo o sentido, no meu modo de ver pelo menos. Não se precisa matar para agradar duma Divindade.

Paz e Luz


Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário