segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Existiram Orixás?

Despreparados são os que compreendem os Orixás como personas. Como seres que, em algum momento pisaram em Terra e vivenciaram a experiência física.
Nas religiões de Matriz Africana, exite muitas lendas e mitos, mas para nós Umbandistas, aprendemos de uma forma diferente à respeito dos Orixás.
Orixás são Emanações Divinas, Forças Atuantes de Deus, e não seres mitológicos que possuíam Poderes Celestiais.
Ogum, na visão Umbandista, não foi um Guerreiro/Cavaleiro que com sua espada matava à todos que não seguiam as suas ordens, Iansã não foi esposa de Ogum ou de Xangô, Oxosse não era um índio que habitava as matas e nem nada parecido.
No modo Umbandista de entender os Sagrados Orixás, esses são, realmente vibrações de Deus e ponto.
Ser filho de um Orixá, na umbanda, é ter em sua alma determinada vibração, e não que esse tenha a paternidade, ou a maternidade deste ´´filho``.
Sei que muitos Umbandistas, ou que assim se consideram, virarão o nariz para essa postagem, mas como sempre falo, escrevo sobre assuntos sobre a minha óptica. E de acordo com a forma que aprendi com as entidades que me assistem.
Não afirmo aqui, que essa parte da mitologia africana, não possa ter realmente existido, em outro plano, mas seria muito improvável que isso tenha ocorrido no mesmo plano que habitamos. poderíamos comparar, tranquilamente a Mitologia Africana com a Mitologia Grega. Mas creio ser absolutamente desnecessário  nos prendermos em assuntos que não nos levaria em lugar algum.
Mas é correto compreender que os Orixás nunca necessitaram utilizar de um veículo tão grosseiro quanto o corpo que habitamos.

Muita Luz e Discernimento.

Rafael Hernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário