quinta-feira, 17 de março de 2011

Cacique?

Cacique... Ser um Cacique de Umbanda, é de uma enorme responsabilidade.
O Cacique tem que ter muitos olhos e muitos ouvidos. Assumir os erros e compartilhar os acertos. Tem a obrigação de ensinar, mesmo estando ciente que ainda não sabe tudo, e que esta apenas no inicio de um aprendizado eterno. Tratar todos os filhos da casa de forma igual e imparcial e ao mesmo tempo, atender as individualidades de cada um em especial.
Cacique, Pai de Terreiro, Dirigente Espiritual ou qualquer outra forma que possa ser tratado esse integrante da corrente, acredito não ser o termo muito adequado.
Como ser cacique, se quem nos guiam e orientam são os caboclos; como ser Pai, se os verdadeiros Pais são eles, nossos mentores; como ser Dirigente espiritual, se somos dirigidos e conduzidos por nossos guias, que entendem muito pais sobre a espiritualidade que nós.
Creio que Cacique ou qualquer outra denominação, deveria ser substituida por amigo. Pois o amigo esta para todas as horas, o amigo esta para seguir junto os caminhos ja traçados, e o mais importante, o amigo esta aí para aprender junto.

Paz e luz aos amigos..

Rafael d´Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário