quinta-feira, 31 de março de 2011

O tempo - faca de dois gumes

As vezes reclamamos que isso ou aquilo, que vem a acontecer conosco, não é justo. As vezes torna-se simples colocarmos a culpa na vida.
O que é justo? De quem é a culpa?
Vivemos cada dia isoladamente, nunca pensando o que as nossas atitudes poderão nos trazer em um futuro, próximo ou distante. Fazemos coisas e com o passar do tempo, acabamos esquecendo, só que essas coisas, essas atitudes, esses pensamentos, essas palvras, ficam soltas no ar, e como o mundo é redondo, elas vão e voltam a se apresentar para nós mais adiante.
O tempo é o melhor professor, o melhor amigo; tudo na vida tem seu tempo. O tempo cura feridas abertas.
Não vamos mais perder tempo e nem culpa-lo, vamos cuidar das nossas atitudes, das nossas palavras e do nosso pensamento, para que com o passar do tempo não encontremos uma realidade pouco agradavel para nós.

Que nosso pai Oxala nos ilumine o tempo todo.

Rafael d´Ogum

domingo, 27 de março de 2011

Chico Xavier e a Umbanda

Leia a entrevista com Chico Xavier sobre a nossa religião! Sua opnião sobre a mediunidade no Brasil, sua devoção além do espiritismo mas também ao movimento Umbandista e +!!!


Chico Xavier e a Umbanda
(Registro Histórico 27 anos depois)


Seleções de Umbanda:
A Umbanda e o Espiritismo caminharão juntos na evolução do Brasil?

Chico Xavier:
Acreditamos que todos nós os cristãos estamos caminhando para a vitória do Cristianismo no Brasil.

Seleções de Umbanda:
Por que a mediunidade no Brasil é mais do que no resto do mundo? Estará esse fenômeno incluído na evolução do povo brasileiro?

Chico Xavier:
Os espíritos amigos sempre nos informaram que estes fenômenos se devem a características de povo cristão que marca a comunidade brasileira.
O espírito do Cristo é profundamente assimilado pela maioria daqueles que nasceram na terra abençoada do Brasil.
E por isso mesmo a revelação tem aqui dimensões talvez maiores que em outras partes do mundo até que o espírito de Cristo consiga também ser assimilado no Brasil e até outros países.

Seleções de Umbanda:
A seu ver como sente a Umbanda atual?

Chico Xavier:
Eu sempre compreendi a Umbanda como uma comunidade de corações profundamente veiculados a caridade com a benção de Jesus Cristo e nesta base eu sempre devotei ao movimento umbandista no Brasil o máximo de respeito e a maior admiração.

Seleções de Umbanda:
Chico, cada religião, traz ou deve trazer algo de verdadeiro que possa contribuir a salvação de seus profientes (o Hinduísmo trouxe o dharma para os Hindus, o Hermetismo a ciência e o poder das forças ocultas, o Orfismo é a religião da beleza para os gregos, o Cristianismo o amor e assim por diante) o que traz de positivo a Umbanda?

Chico Xavier:
A meu ver o movimento de Umbanda n Brasil está igualmente ligado ao espírito de amor do cristianismo.

Sem conhecimento de alicerces umbandísticos para formar uma opinião específica eu prefiro acreditar que todos os umbandistas são também grandes cristãos construindo a grandeza da solidariedade cristã no Brasil para a felicidade do mundo.

Seleções de Umbanda:
O que você acha do mediunismo na Umbanda através de “caboclos” e “pretos-velhos?”.

Chico Xavier:
Acredito que o mediunismo no movimento de Umbanda é tão respeitável quanto a mediunidade das instituições kardecistas com uma única diferença que eu faria se tivesse um estudo mais completo de Umbanda;
é que seria extremamente importante se a mediunidade recebesse a doutrinação do espírita do evangelho com as explicações de Alan Kardec fosse onde até mesmo noutras faixas religiosas que não fosse a Umbanda.
Porque a mediunidade esclarecida pela responsabilidade decorrente dos princípios cristãos é sempre um caminho de interpretação com Jesus de qualquer fenômeno mediúnico.

Cinco horas da manhã do dia 19 de abril de 1976, despedimo-nos de Chico que atendera perto de 2.000 pessoas totalizando assim 18 horas de trabalhos ininterruptos na Comunhão Espírita Cristã de Uberaba.

- Apareçam amanhã para conversarmos mais. Quero saber das novidades da Guanabara.

Foram as últimas palavras, sempre amáveis que ouvimos do médium espírita FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER.

--------------------------------------------------------------------

Parte da entrevista concedida à jornalista Alcione Reis, editora da Revista Seleções de Umbanda com a presença do Babalorixá Omolubá, recebido com muito carinho pelo médium espírita.
Presentes na ocasião, entre outros, o Professor Paulo Garrido, presidente da Fraternidade Espírita Bezerra de Menezes

sábado, 26 de março de 2011

O QUE É A UMBANDA?

Umbanda é força!
Umbanda é fé!
Umbanda é raça!
Umbanda é amor!
Umbanda é humildade!
Umbanda é simplicidade de coração!
Umbanda é alegria!
Umbanda é luz que ilumina os caminhos de filhos de fé.
Umbanda é miscigenação,  é a troca da cultura dos povos e das raças.
Umbanda é vida em abundância e respeita a vida em todos os seus Reinos.
Umbanda é magia. É a magia branca, é a magia do amor.
Umbanda é a manifestação da fé do culto ao iletrado.
Umbanda é a manifestação de Deus através da sua criação.
Umbanda é tudo isso e muito mais.
É fogo, é água, é terra, é ar.
É a melodia dos ventos, Eparrei Iansã!
É o ribombar dos trovões, Kaô Kabesilé!
É o canto da cachoeira, Ora ie ieu Oxum!
É o cheiro da mata virgem, Okê Oxossi!
É a luz do luar de prata, Odoiá Iemanjá!
É o raio do sol a nos aquecer, Ogunhê!
Umbanda é energia que vibra na mãe natureza - é a força da Terra, Atotô! Saravá Senhor Omulu!
A Umbanda é Estrela Matutina!
A Umbanda é a Luz de Oxalá
Explicar a Umbanda é quase que impossível...
Sentir a Umbanda  é essencial.

Pai Firmino do Congo
Mensagem  psicografa em 12/08/2005,
Médium Luzia Nascimento

sexta-feira, 25 de março de 2011

Adeus? Não! Até mais.

A morte nos separa dos entes queridos?
Não! o que nos separa deles é a própria vida. Foi nos ensinado que os espiritos simpaticos se atraem, ou se aproximam, mas somos pessoas que com o nosso livre-arbitrio, tomamos decisões e seguimos caminhos opostos na vida corpórea, muitas vezes afastando-nos desses espiritos, que foram colocados próximos de nós.
Por motivos sempre futeis, revestidos de desculpas absolutamente lastimaveis. A falta de tempo, a distância, o orgulho, o egoismo são os principais motivos que nos levam ao afastamento.
Mas cada um opta por um caminho, acreditando que sabe como conduzir seu próprio destino, muitas vezes se esquecendo e/ou protelando um reencontro, um recomeço.
A materia, não é apenas uma massa inerde sem a presença da alma, ela é muito mais do que isso, ela é parte da manifestação divina, pois ela concretiza nossa livre-escolha, nossos pensamentos, nossas atitudes, nossos sentimentos e nossa postura. Se pararmos para avaliar nossa materia hoje, ela é, nada mais nada menos do que a respostas que pedimos para Deus.
Até que a alma, cumpridora de sua missão e cansada das respostas de suas escolhas ja esta pronta para desvencilhar-se de sua prisão, aceita o chamado e o desencarne é feito.
Ai então passa a ver a realidade com outros olhos, olhos libertos do imediatismo da materia, e depara-se com o tempo perdido com os compromissos "inadiaveis", com a desculpa da distância ou da classica frase "Mas não sou eu o culpado!" que representa em todas as letras o orgulho e o egoismo. Esperando o momento para que possa se reaproximar desses que tanto gosta e se possivel tentar recomeçar tudo de novo. Acreditando que na próxima oportunidade as coisas serão diferentes.

Não percamos mais tempo nos afastando de quem amamos. Deixemos o orgulho e a estupidez para traz e vivamos cada instante com as pessoas que nos fazem bem.

Que a Luz de Oxalá ilumine nossas escolhas.

Rafael d´Ogum


domingo, 20 de março de 2011

Sou Lixeiro... Sou Doutor...

Por Augusto Ventura
De todas as religiões que conheço, não vejo nenhuma outra que se disponha a enfiar a mão tão fundo no lixo para ajudar ao seu semelhante quanto a Umbanda. Nem vejo nenhuma outra fazer uma reciclagem tão ampla quanto a umbanda.
Muitas das religiões, mais novas ou mais velhas vêm, gradativamente, despejando cada vez mais seres perdidos, iludidos ou desiludidos, desequilibrados e inúteis após seu desencarne terreno para plano espiritual. Todos estes sinônimos se resumem em uma única palavra: lixo.
         Historicamente falando, quando a existência da comunicação era admitida pelas seitas e filosofias mais antigas que conhecemos, o auxílio dado aos seguidores de uma religião era simplificado.
No entanto, com a expansão do poder dos colonizadores vieram novos conceitos e, o antes natural tornou-se então proibido. Trata-se do tempo tão conhecidos por todos, o tempo da Inquisição.
Aqueles que praticavam as comunicações (os médiuns) com os recém nomeados demônios eram caçados e mortos. E o que estas novas religiões trouxeram para ocupar esta enorme lacuna? Nada.
Sem o desenvolvimento da mediunidade, milhares e milhares de almas passaram por encarnações conturbadas, perseguidos por obsessores, sem encontrar um meio de reverter esta situação.
Encarnando com problemas e desencarnando de forma pior ainda, não era possível nenhuma espécie de desenvolvimento íntimo de moral ou renovação dos verdadeiros conceitos cristãos. Imersos em seu desespero, estas almas são comparadas ao lixo que ninguém mais tem coragem de remover para dar um fim socialmente correto.
Muitas são as casas espíritas nesta Terra abençoada, mas é curioso observar que quando aparece nestas casas um irmão "insano e arredio" não  são todas estas que o assumem e lidam com ele do começo ao fim. Uma boa parte tenta afasta-lo dizendo "deixa isso para aqueles da Umbanda". 
Mas, meus irmãos, se ninguém coletasse os sacos de lixo que colocamos semanalmente em frente as nossas portas, o CAOS tomaria conta, trazendo pestes, pragas, doenças físicas de todos os modos.
Se ninguém auxiliar estes irmãos que ao longo dos séculos vêm sofrendo, um CAOS ainda pior poderá se instalar. Pior por que para as enfermidades do corpo nossos médicos possuem a cura, mas para as da alma, quem a possui? Nós, médiuns trabalhadores!
Os guias Umbandistas vão até o pior lugar imaginável para resgatar aquele que merece; nós, médiuns Umbandistas, cedemos com alegria no coração o nosso próprio corpo para o auxílio destes coitados.  Nós os aceitamos como estiverem e fazemos tudo para recuperá-lo e ajudá-lo em sua evolução.
Somos, portanto, o lixeiro que recolhe, recicla e devolve para o mundo algo maravilhoso. Serviço este que, infelizmente, são poucos os outros que também se propõe a fazer.
Este apontamento, embora correto, não é o único que precisamos ter em nossas mentes.  Não devemos ouvir calados comentários maldosos ou infelizes sobre nossa religião. Nós somos partes da elite da sociedade. Somos doutores formados por Olorum!
Imagine um hospital. Entram simultaneamente dois pacientes: o primeiro, sofrendo de uma dor de cabeça; o segundo, todo arrebentado devido a um grave acidente automobilístico.  Como estes pacientes serão tratados?
O primeiro passará por um médico que lhe proporcionará um remédio para aliviar a dor. Enquanto isso será feitos exames detalhados que, com calma, serão analisados para a escolha do melhor tratamento a ser aplicado. Existe o tempo, existem os recursos...
O segundo, passará por uma avaliação rápida. Se constatada a necessidade, será imediatamente operado. As decisões dos médicos devem ser mais rápidas, e, conseqüentemente, sem os recursos de exames mais detalhados, existe pressão e responsabilidades maiores.
Pois eu digo que os médiuns e os guias da Umbanda formam a equipe que atende as emergências. Lidamos com situações terríveis e, por isso mesmo, temos de nos desenvolver como os melhores profissionais. Somos uma equipe de doutores!

No hospital de Deus não existe equipe mais importante ou menos importante. Todas trabalham para a recuperação dos filhos Dele. Todos, mas cada um com sua obrigação, cada um na sua especialidade!
Sou Umbandista- Lixeiro e Doutor- graças a Deus!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Cacique?

Cacique... Ser um Cacique de Umbanda, é de uma enorme responsabilidade.
O Cacique tem que ter muitos olhos e muitos ouvidos. Assumir os erros e compartilhar os acertos. Tem a obrigação de ensinar, mesmo estando ciente que ainda não sabe tudo, e que esta apenas no inicio de um aprendizado eterno. Tratar todos os filhos da casa de forma igual e imparcial e ao mesmo tempo, atender as individualidades de cada um em especial.
Cacique, Pai de Terreiro, Dirigente Espiritual ou qualquer outra forma que possa ser tratado esse integrante da corrente, acredito não ser o termo muito adequado.
Como ser cacique, se quem nos guiam e orientam são os caboclos; como ser Pai, se os verdadeiros Pais são eles, nossos mentores; como ser Dirigente espiritual, se somos dirigidos e conduzidos por nossos guias, que entendem muito pais sobre a espiritualidade que nós.
Creio que Cacique ou qualquer outra denominação, deveria ser substituida por amigo. Pois o amigo esta para todas as horas, o amigo esta para seguir junto os caminhos ja traçados, e o mais importante, o amigo esta aí para aprender junto.

Paz e luz aos amigos..

Rafael d´Ogum

terça-feira, 15 de março de 2011

O PROPÓSITO DO DESASTRE (por Arcanjo Gabriel)

(Essa mensagens se encaixa perfeitamento nos dias de hoje) - Rafael d´Ogum


Gostaríamos de lhes dizer que vocês estão começando a ver as muitas mudanças a que um grande número de canais tem feito alusão nos últimos meses. Nós entendemos que conforme vocês, na sua humanidade, olham para os eventos do mundo - particularmente no Haiti, pode parecer muito confuso.

Nós falamos sobre o mundo que está passando por este lindo processo de ascensão e então vocês são abalados por este sofrimento em massa, e torna-se difícil entender como tal evento se encaixa. Nós desejamos lhes dizer que tudo está divinamente perfeito. Será de difícil aceitação para alguns ver o desenrolar dos eventos do mundo. Daremos nosso melhor para lhes explicar de modo a encaixar tudo na ordem divina.

Entendam que, quando há terremotos, ou quaisquer desastres naturais, a terra está simplesmente se ajustando. Ela está liberando o que ela não pode mais manter e assim poder evoluir. Isto deveria lhes dar uma indicação do nível de densidade com que nossa querida Gaia tem se debatido há tanto tempo. É bom que essa energia tenha uma oportunidade de ser liberada porque deixa o fardo mais leve, se vocês quiserem, e permite que nossa linda terra avance com energias mais suaves que se encaixam com a posição para a qual ela deve se dirigir.

Sempre nos entristece ver aqueles que estão em expressão humana sentirem angústia, desespero e dor. Entretanto, as almas que estão passando por esta experiência elegeram voluntariamente passar por isso. Lembrem-se sempre disto. Aqueles que deixaram o planeta, assim o fizeram por sua escolha. Eles entenderam o potencial disto quando planejaram sua expressão humana e amorosamente concordaram em participar disto. Essas almas não pretendiam passar pelas energias mais altas de ascensão na terra. Isto era uma coisa que elas não desejam experienciar, por alguma razão, nesta época. O que elas queriam experienciar era deixar o planeta sob estas circunstâncias espetaculares a fim de ajudar o planeta.

Vejam, quando há um grande desastre, uma grande perda de vidas, sempre, como resultado disto, ocorre uma expansão pelo mundo do amor e da compaixão. Isto, por sua vez, cria uma energia ainda mais elevada para a sua amada terra captar e usar para passar também para um nível superior de expressão.

Sempre que há grande perda de vidas, quando as coisas parecem tão desoladoras e terríveis, há um deslocamento daqueles que estão observando para uma posição em que começam a se fazer perguntas mais sérias. Por que eu ainda estou aqui? O que é a morte? Para onde vão as pessoas quando morrem? O que significa tudo isso? Estas são todas perguntas fundamentais que uma alma que está passando pela experiência humana faz a fim de explorar a espiritualidade e começar a se iluminar.

Quando há um evento de tal magnitude como o terremoto no Haiti, as pessoas passam a experienciar o mundo operando como Um. Muitas nações se unem sob as maravilhosas energias do desejo de ajudar seu semelhante. E a ênfase maior passa a ser quanto às nossas similaridades ao invés de nossas diferenças. Isto apoia a unificação da consciência. Isto também permite que homens e mulheres comuns progridam para uma expressão superior de si mesmas em atos de heroísmo. Elas realmente percebem que estamos todos juntos nisto.

Como um efeito posterior, muitas almas ficam se perguntando: Por que eu ainda estou aqui? Vocês irão ouvir com muita frequência: "Eu sobrevivi. Deus deve ter um plano maior para mim!" As pessoas tendem a se separarem e a se a reunirem num modo totalmente novo após tais eventos. Isto também lembra àqueles sob a condição humana de como a vida é fugaz. Que período curto de expressão a vida realmente é. Isto destaca a preciosidade do Agora. Essa lembrança normalmente faz as pessoas lembrarem das muitas bênçãos em suas vidas que elas já podem ter esquecido. Isto também encoraja as pessoas a olharem para o que não está funcionando em suas vidas e a fazerem as mudanças para uma melhor adequação ao que elas gostariam de experienciar.

Se vocês puderem enxergar desta perspectiva superior todos os potenciais maravilhosos para o crescimento e conscientização provindos de eventos assim, será muito difícil enxergar isso como um ato de um Deus vingativo. Nós os encorajamos a assumir essa perspectiva superior para enxergar a grandiosidade das almas que partiram, das almas que permaneceram e daquelas que se reuniram no amor, compaixão, serviço e unidade como uma expressão maravilhosa da capacidade da humanidade.

Há realmente um propósito superior para tudo isto.

Arcanjo Gabriel através de Shelley Young

O encanto dos Orixás


Quando atinge grau elevado de complexidade, toda cultura encontra sua expressão artística, literária e espiritual. Mas ao criar uma religião a partir de uma experiência profunda do Mistério do mundo, ela alcança sua maturidade e aponta para valores universais. É o que representa a Umbanda, religião, nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, em 1908, bebendo das matrizes da mais genuína brasilidade, feita de europeus, de africanos e de indígenas. Num contexto de desamparo social, com milhares de pessoas desenraizadas, vindas da selva e dos grotões do Brasil profundo, desempregadas, doentes pela insalubridade notória do Rio nos inícios do século XX, irrompeu uma fortíssima experiência espiritual.
O interiorano Zélio Moraes atesta a comunicação da Divindade sob a figura do Caboclo das Sete Encruzilhadas da tradição indígena e do Preto Velho da dos escravos. Essa revelação tem como destinatários primordiais os humildes e destituídos de todo apoio material e espiritual. Ela quer reforçar neles a percepção da profunda igualdade entre todos, homens e mulheres, se propõe potenciar a caridade e o amor fraterno, mitigar as injustiças, consolar os aflitos e reintegrar o ser humano na natureza sob a égide do Evangelho e da figura sagrada do Divino Mestre Jesus.
O nome Umbanda é carregado de significação. É composto de OM (o som originário do universo nas tradições orientais) e de BANDHA (movimento incessante da força divina). Sincretiza de forma criativa elementos das várias tradições religiosas de nosso país criando um sistema coerente. Privilegia as tradições do Candomblé da Bahia por serem as mais populares e próximas aos seres humanos em suas necessidades. Mas não as considera como entidades, apenas como forças ou espíritos puros que através dos Guias espirituais se acercam das pessoas para ajudá-las. Os Orixás, a Mata Virgem, o Rompe-Mato, o Sete Flechas, a Cachoeira, a Jurema e os Caboclos representam facetas arquetípicas da Divindade. Elas não multiplicam Deus num falso panteísmo mas concretizam, sob os mais diversos nomes, o único e mesmo Deus. Este se sacramentaliza nos elementos da natureza como nas montanhas, nas cachoeiras, nas matas, no mar, no fogo e nas tempestades. Ao confrontar-se com estas realidades, o fiel entra em comunhão com Deus.
A Umbanda é uma religião profundamente ecológica. Devolve ao ser humano o sentido da reverência face às energias cósmicas. Renuncia aos sacrifícios de animais para restringir-se somente às flores e à luz, realidades sutis e espirituais.
Há um diplomata brasileiro, Flávio Perri, que serviu em embaixadas importantes como Paris, Roma, Genebra e Nova York, que se deixou encantar pela religião da Umbanda. Com recursos das ciências comparadas das religiões e dos vários métodos hermenêuticos, elaborou perspicazes reflexões que levam exatamente este título: O Encanto dos Orixás, desvendando-nos a riqueza espiritual da Umbanda. Permeia seu trabalho com poemas próprios de fina percepção espiritual. Ele se inscreve no gênero dos poetas-pensadores e místicos como Alvaro Campos (Fernando Pessoa), Murilo Mendes, T.S. Elliot e o sufi Rumi. Mesmo sob o encanto, seu estilo é contido, sem qualquer exaltação, pois é esse rigor que a natureza do espiritual exige.
Além disso, ajuda a desmontar preconceitos que cercam a Umbanda, por causa de suas origens nos pobres da cultura popular, espontaneamente sincréticos. Que eles tenham produzido significativa espiritualidade e criado uma religião cujos meios de expressão são puros e singelos revela quão profunda e rica é a cultura desses humilhados e ofendidos, nossos irmãos e irmãs. Como se dizia nos primórdios do Cristianismo que, em sua origem, também era uma religião de escravos e de marginalizados, “os pobres são nossos mestres, os humildes, nossos doutores”.
Talvez algum leitor/a estranhe que um teólogo como eu diga tudo isso que escrevi. Apenas respondo: um teólogo que não consegue ver Deus para além dos limites de sua religião ou igreja não é um bom teólogo. É antes um erudito de doutrinas. Perde a ocasião de se encontrar com Deus que se comunica por outros caminhos e que fala por diferentes mensageiros, seus verdadeiros anjos. Deus desborda de nossas cabeças e dogmas.
Leonardo Boff

Muito Obrigado Carla d´Oxum
Luz e Paz.
Rafael d´Ogum

sábado, 12 de março de 2011

Dia de espalhar a Luz vinda de OXALA

No dia 11/03/2011, Pai Ogum presidiu a primeira sessão de Umbanda do ano em nossa TAEPO.
Consulentes, assistentes, filhos de casa, corrente mediúnica, enfim, todos os presentes, vibravam na mesma sintonia, a sintonia da paz, do amor e da comunhão dos ensinamentos dos nosso tão querido Caboclo das 7 Encruzilhadas.
Nosso amavel e supremo Pai Oxala, deu-nos as condições para que conseguissemos levar um pouquinho de alegria e conforto ao irmãos que foram a nossa humilde Tenda a busca de algum tipo de ajuda.
Caboclos e Povo Cingano, trabalhando em pról dos irmãos. Assim como uma grande Legião do bem à serviço de Deus.
Meu Pai Ogum, muito obrigado por tudo que tens me dado, muito obrigado por todas as provas que tens posto em meu caminho e muito obrigado por ser esse pai maravilhoso que o senhor é.

Paz e luz aos irmãos

Rafael d´ogum

QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!

  Uma senhora muito pobre telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.
  Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.
  Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem   uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação:
  - Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!
  Ao chegarem na casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando alimentos.
  Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:
  - A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
 A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:
  - Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Saravá nossa Umbanda

Caros irmãos.

Gostaria de escrever um pouco sobre a nossa Umbanda, trazer à luz alguns conhecimentos basicos, mas que parecem se perder na poeira da estrada da vida.
Umbanda é Umbanda, e não Candomblé! Ta pai Rafa, mas isso ta na cara! Pois é mas como coloquei logo acima. deve ter se perdido na estrada da vida ou a mistificação não deixa que essa verdade venha à tona.
A Umbanda foi apresentada a nós habitantes carnais da crosta terrestre em 15/11/1908, pelo sr. Caboclo da 7 Encruzilhada através do seu médio sr Zélio Fernandino de Moras, na Federação Espirita do RJ, então capital federal.
O sr. Caboclo da 7 Encruzilhada, junto com outros espiritos de muita luz, uniram-se a uma força maior, e vieram a terra mostrar que a "aristocracia" utilizado em muitos templos kardecistas acabava por impedir que alguns espiritos pudessem evoluir usando como ferramenta a caridade, sem contar com a discriminação por que só eram aceitos aas mesas kardequianas espiritos de pessoas "evoluidas" na terra. Tanto que o C7E, foi acusado de ser pouco evoluido pela sua maneira de falar, e provocou uma certa duvida, quando apresentou-se ao médium clarividente com vestes de jesuita refletindo uma aura de luz.
Apartir de então surgiu a Umbanda, então isso quer dizer, a Umbanda foi fundada aquele momento, e aqui no Brasil!
Não estamos aqui para discirminar ninguem, apenas para colocarmos as coisas nos seus devidos lugares, como ja afirmei, a Umbanda não é melhor que qualquer outra religião perante a Deus, assim como todos nós somos iguais perante ao Pai. Mas devemos cultivar nossas raizes que NÃO são na Africa! A Umbanda NÃO é uma religião afro-brasileira! a Umbanda foi apresentada por um Caboclo brasileiro, em terras brasileira! A Primeira religião brasieira!
Temos semelhanças com o Candomblé, sim temos, mas as diferenças são muito maiores. Perdoem-me se estiver errado. Mas quando os negros vieram da Africa, trazidos por homens brancos que nada tinham de cristãos, por que para a igreja os negros não tinham almas, então não eram filhos de Deus e assim valorizados apenas como animais de tração. Mas na Africa, da região de onde nossos irmãos negros foram desarreigados, não se cultivava o cristianismo!
Por que essa volta toda? Para entendermos que o Candomblé em sua raiz não é uma religião Cristã.
Outra diferença. O C7E avisou que nenhuma entidade vinculada a Umbanda aceitaria nenhum tipo de sacrifício, portanto obrigações de "corte", nada tem haver com a Umbanda! Despacho com galinhas ou galos e outros animais em encruzilhadas ou em qualquer outro campo vibracional, não devem ser identificados como rituais umbandistas, até por que esses animais também são filhos e Deus, e nada viseram de errado para sofrerem assim.
A Umbanda trabalha por caridade, nunca, em momento nenhum pode se cobrar, por qualquer tyrabalho espiritual.
A Umbanda não interfere no carma da pessoa, isso não seria justo com ela.
A Umbanda aceita como trabalhadores todos os espiritos que querem evoluir pelo caminhoda caridade cristã.
Na Umbanda não se traz a pessoa amada em 7 dias e muito menos se faz amarração disso ou daquilo. Tudo que interferir diretamente na vida de uma pessoa, alterando as previsões divinas para resgate carmico da alma, Torna-se magia negra, e a Umbanda não o faz!
A Umbanda é uma religião completa! Não precisa de complementos e nem de adendos, apenas precisa de gente que a entenda por sua simplicidade. Temos rituais, temos culto, temos nossas entidades e nossoas guias. Temos tudo que precisamos. Só nos falta é conhecimento.
Eu acredito que a Umbanda deveria ser a relgião mais pura possivel, por que ela veio direto das entidades, e não foi explicada na teoria para depois coloca-la em pratica, ela foi nos ensinada com as atidudes do C7E. Eu defendo que os "caciques" apenas deveriam ensinar os "curumins" a elevarem suas vibrações e deixarem seus caboclos, pretos-velhos e todas as outras entidades trabalharem como o plano superior decidiu.
Sem mistificação, sem mistura, Umbanda é Umbanda.
Umbanda tem Saravá e Umbanda não tem axé.
Somos uma mistura de raças, somos brasileiros. A Umbanda tem "espiritos de todas as cores e etnias" mas a essencia é uma só, assim como nós brasileiros.
Por favor. Favor zelar o nome da nossa religião. Vamos honrar nossos caboclos e nossos guias.

Saravá aos irrmãos

Rafael d´Ogum


Hoje é o dia

Hoje é o dia! O dia do reinicio das funções em nossa humilde Tenda!
Hoje é o dia, de rever-mos velhos amigos;
Hoje é o dia de fazer-mos novos;
Hoje é o dia de reencontrarmos irmãos;
Hoje é o dia de aprender e ensinar, ouvir e falar;
Hoje é o dia de saudarmos nossos pais, nossos guias, nossos mentores e nossos guardiões
Hoje é o dia de pedir benção e perdão;
Sei que a Umbanda é praticada todos os dias do ano, mas hoje abriremos nossas portas para atender  povo de Deus e tentarmos transmitir suas obras.
CARIDADE e FRATERNIDADE
Guiaram nossos trabalhos.
Orixas, caboclos, crianças, pretos-velhos, ciganos, exus e todas as linhas de trabalho da nossa amada UMBANDA nos permita praticarmos os ensinamentos do nosso querido C7E.


 - TAEPO -            
Inicio da caridade às 20:30


Saravá a UMBANDA.
Saravá aos irmãos

Rafael d´ogum

quinta-feira, 10 de março de 2011

ESCOLHER OU SER ESCOLHIDO

 Normalmente, as pessoas dizem que escolheram ou optaram por tal religião por isso ou por aquilo, mas mau sabem elas, que ninguem escolhe a sua religião, nas realidade, acredito eu, que nós ja nascemos com esta escolha "pré-definida", pois a questão não seria escolher uma religião, e sim se encontrar nela. Isso não serve apenas para a Umbanda e sim para todas as religiões. Mas por que então tantas pessoas mudam tanto de religião? Tem gente que muda mais de relgião do as arvores de folhas. Isso é simples de se entender, a pessoas esta meio perdida, olha um programa na tv e decide ir a uma igreja evangélica, por um motivo ou outro não se sente confortavel ali, algo soa estranho em seus ouvidos. Então, após algumas participações aos cultos, acha por certo seguir outro rumo, lembrasse de sua avó, que sempre foi católica e que sempre comentava o quanto se sentia bem ao se confesar com o padre, então começa a frequentar a missa todo santo domingo, o sermão até lha traz alguma paz, mas ainda não clareia seu caminho, é algo muito generico, e a confiança no padre não é suficiente para abrir seus mais profundos e secretos segredos.
Certo dia vai ao cinema, para desanuvear a cabeça, pede coselho a alguns amigos quer uma história bonita e cheia de amor, ja que é isso que esta lhe faltando, indicam um filme com o tema espirita, acha muito interesante e se aprofunda nas leituras e assistindo palestras kardequianas, compreende a espiritualidade nos seus "ques e porques", mas após alguns anos de estudo, ja não lhe dizem tandas coisas, falta lhe algo novo para dar-lhe a motivação que ja tornasse ausente.
Enquanto isso, as duvidas que pairam sobre sua cabeça, só tendem a aumentar, e agora mais uma. Por que não me acerto à nenhuma religião? Deus não me quer próximo dele?
Vendo esse amigo tão "pra baixo", dois vizinhos o convidam para ir à uma "casa de religião", já que em lugar nenhum de certo deu certo, o que tem de mais ir à esse "centro de macumba". Ao chegar à tenda, uma humilde e simpatica casinha, onde há alguns médiuns, ja mediunizados com seus caboclos, quando alguma coisa chama-lhe a atenção, no fundo do sala, fumando um cachimbo um rapaz franzino e curvado, recebendo a graça de trabalhar com um Preto-velho, parece alheio ao alvoroço da assistencia em relação aos caboclos. Esquecido no seu canto, o velho ex-escravo, levanta os olhos como se convidasse o peregrino para dois dedos de prosa.
Passando despercebido, o visitante se aproxima da entidade que diz:
- O que o sinhô prucura meu fiô, esta dentro do teu coração. Nosso Sinhô la di cima ta dentru d´oce, num importa a riligião, uqui importa é Deus. - disse um preto-velho de Umbanda
Ao ouvir tais palavras, algo ascendeu dentro do seu peito, como se uma chama tomasse conta de sua alma, trazendo-lhe mais esperança. Descobrindo que na simplicidade estava a resposta da sua pergunta. Que não adiantava procurar, tentar escolher qual é a melhor religião, pois independente dela, Deus esta acima de tudo e de todos.
Cada religião tem seus fundamentos, e cada um de nós tem uma missão independente da religião que seguimos.

Saravá aos Irmãos

Rafael d´Ogum

Umbanda veste branco

Nossa amada Umbanda, não é simplesmente uma religião, é muito mais que isso. Nossa Umbanda, serve para mim, e acredito que para muitos também, como uma filosofia de vida. Pois a nossa amada Umbanda, é a Umbanda do simples, do fraternal, do evolutivo, do pé no chão, é a orientação do desorientado, é o norte do perdido.
A simplicidade deve estar dentro de cada um de nós, a humildade deve ser o leme de nossas vidas e a caridade nos transformará em pessoas mais humanas. Devemos por os pés no chão, descalços de sentimentos arrogantes e egocentricos e a caridade deve estar nas singelas vestes brancas. Assim como branca e pura é a luz emanada por Oxala, nosso pai.
Sejamos mais humanos, sejamos mais coerentes, sejamos mais humildes, sejamos mais Umbanda.
Irmãos, vamos procurar vestir o branco, não apenas para simbolizar paz, ou por qualquer outro motivo, vamos sim vestir o branco, mas não só com o corpo, vamos vestir o branco com  coração e com a alma. O branco, quando um Umbandista fala, ele não se refere a cor, e sim a clareza que devemos ter, o discernimento para rumar-mos por caminhos mais aprazivos perante aos olhos de nosso Pai Oxala.

Que os nossos guias, nos ajudem a menter a vestimenta branca, não só no corpo, ajudando nas caridades pelas tendas espalhadas pelo mundo, mas também, e principalmente, nos ajudem a manter o branco em nossas almas.

Saravá aos irmãos.

Rafael d´Ogum