segunda-feira, 16 de abril de 2012

JUPC - Jovens no Asilo

Dia sensacional, fantástico, magnífico e acolhedor. Assim foi nosso domingo dia 15/04, nós integrantes da TAEPO nos reunimos no início da tarde em nossa Tenda, e fomos aprender a viver com quem tem muita experiência. Nosso destino, Asilo Padre Cacique, aqui mesmo em Porto Alegre, onde moram, aproximadamente, 150 vovôs e vovós, fomos conhecer a estrutura, as pessoas, as histórias e aprender o verdadeiro significado da palavra AMOR.
Alguns fatos e pessoas nos marcaram, despertando em nós um sentimento indiscritível.
Ao chegarmos, fomos recepcionados por um jovem trabalhador da casa, e um senhor, morador do asilo, eles nos levaram e nos apresentaram todos os setores, desde os dormitórios, passando pela cozinha, sala de lazer, piscina, sala de informática, etc... Uma estrutura muito bonita e aconchegante, digna de quem merce toda a nossa atenção. Após a "apresentação formal", fomos liberados para caminhar pelos largos corredores do complexo e começar a conhecer seus moradores. Muitos não recebiam uma visita à alguns meses, sinceramente, vários foram literalmente abandonados por seus familiares.
A primeira senhora que nos apresentamos, usou uma frase que nos deixou abalados, mas ao mesmo tempo, motivados a permanecer em contato com eles:
- Espero que você não sejam como os outros, que vem aqui, nos visitam, viram as costas prometendo retornar e nunca mais dão as caras.
Haviam senhores vidrados na televisão, onde passava um jogo de futebol, outros passeando, senhoras fazendo crochê, etc...
Estávamos em 6 pessoas, e por mais que quiséssemos não daríamos conta de dar atenção a todos, mas tentamos nos desdobrar para dar o máximo de carinho a todos. Já deixo registro o nome das pessoas que levaram um dos principais mandamentos da Umbanda adiante: Carla, Lucas, Raphaela, Natalia e Gisele. Essa equipe que desenhou o formato que será aplicado à JUPC. Obrigado à todos
Mas voltando ao nosso passeio, notamos que essa instituição não tem fins lucrativos, e nem teria como ter, pois a quantia que cada morador "paga", não suportaria manter a estrutura e ainda dar lucro, na realidade, nem a estrutura se mantem sózinha, basicamente essa ONG sobrevive de doações. Mas ao ligar para lá ou navegar pelo site deles, vimos que as doações podem ser materiais ou pessoais. Podemos apenas doar um abraço, um beijo, um carinho que com certeza estaremos fazendo um bem enorme à essas pessoas. Um dado alarmante e triste é que mais de 44% desses vovôs e vovós não tem contato nenhum com seus parentes, então uma visitinha para eles faz muita diferença.
Terminando esse relato, me lembro de uma senhora de 77 anos, que nos adotou como a familia dela, já que seus parentes não retornam suas ligações, com os olhos cheios de lágrimas nos falou na hora de nos despedirmos:
- Hoje é o dia mais feliz da minha vida! Obrigada!
Isso faz a vida valer a pena.

Se alguem quiser colaborar com o Asilo Padre Cacique entre em contato:

Endereço: Av. Padre Cacique, 1178 - CEP: 90810-240 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3233 7571 ou 3233 1691 
E-mail: asilo@asilopadrecacique.com.br
site: http://www.asilopadrecacique.org.br/index.php

Paz, Luz e Caridade

Rafael d'Ogum

4 comentários:

  1. só esqueceu de colocar teu nome pq sem vc não teríamos conhecido nossa Amada UMBANDA então fica aqui registrado que o Rafael também fez parte deste dia maravilhoso e marcante

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carla, Que nosso Pai Oxalá sempre ilumine seu caminho.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Henrique, tu conhece nosso modo de trabalhar, pensar e agir, sabe qual a nossa filosofia, e é exatamente isso que colocaste. Apenas ajudando o próximo que conseguimos nos ajudar.

    Paz e fé.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir
  4. Um grande dia, inesquecível.
    Melhor presente de aniversário que tive, até hoje aquele dia ainda faz parar para refletir sobre a vida.

    ResponderExcluir