quarta-feira, 20 de junho de 2012

Procura-se Umbanda

Procura-se, e nem sempre se encontra, Umbanda dentro dos Centros Umbandistas. Pois em muitos, o que menos se vê é a própria religião.
Encontramos com uma certa facilidade casas luxuosas, Congás magníficos, correntes enormes,  Pais de terreiros cheios de guias e adornos, muitos rituais e pouca essência. Infelizmente, muitas pessoas procuram aparência e não trabalho. E encontram nesses locais.
A Umbanda não pede e nem precisa desse tipo de coisa. Pois a "Umbanda é coisa séria, pra gente séria." Como já dizia o Caboclo Mirim. A Umbanda é simples e complexa, a complexidade esta na alma da simplicidade. Se o Caboclo das Sete Encruzilhadas orientou-nos a usar apenas o branco, era para que mantivéssemos a simplicidade e não fugíssemos da pureza. Não é necessário uma casa muito grande, mas que tenha o tamanho suficiente para que as pessoas sintan-se bem confortáveis, uma casa muito grande, pode mostrar um certo grau de impessoalidade, na Umbanda as pessoas tem que sentir o calor humano e se sentir abraçadas. Também não é preciso enfeites, pois é uma religião e não um barracão de carnaval. O Congá ou Jabutá, serve como ponto de concentração para a corrente mediúnica e também ajuda a transformar as energias, não tem porque ter imagens enormes e símbolos espalhados por todos os cantos, deve ser harmonioso e equilibrado. Pais-de-santos, Caciques, Dirigentes, não são nada mais que pessoas como todas as outras que frequentam a casa. Não são nem melhores e nem piores que ninguém, são médiuns que merecem respeito como todos os filhos de Deus, apenas tem uma missão de liderança, e essas figuras, que muitas vezes se apresentam místicas e inacessíveis, não podem e nem devem se colocar dentro do Congá, estão longe de serem Santos ou Orixás. Todos nós estamos.
Na Umbanda não pode haver segredo e nem mistério, cada passo dado, deve ser explicado a quem interessa.
Mas, uma coisa aprendi nessa vida, as pessoas só podem encontrar o que procuram, tem gente que gosta de fantasias, histórias mirabolantes, festas monumentais, com certeza irão encontrar com facilidades, mas dificilmente encontraram a essência nesses locais, pois muitos utilizam isso para esconder a falta da essência.
Para encontrar a Umbanda, é preciso conhece-la, para conhece-la basta procurar a simplicidade.
Quando se decide o que se quer para a vida, a vida da um jeito de lhe dar o que você almeja.

Saravá

Rafael d'Ogum

2 comentários:

  1. Muito boas as considerações, meu prezado Rafael. Muito boas de verdade!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado. Essa é a linha que mantemos ou tentamos manter em nossa humilde Tenda.

    Rafael

    ResponderExcluir