segunda-feira, 11 de abril de 2011

Respeito aos Médiuns

A maioria dos blogs e sites sobre Umbanda que vemos por aí, encontramos muitas lendas e histórias sobres as entidades, como fazer ebós, despachos, oferendas e mandingas, uma confusão entre Umbanda e Religiões-Afro, mas muito pouco sobre o nosso respeitadissimo sr. Zélio de Moraes, o médium que nos apresentou, por meio de suas entidades a Umbanda, acho que falando pouco sobre ele fica mais facil para abstrair os reais conceitos da Umbanda.
Mas, menos ainda se fala sobre a história contemporânea da nossa amada Umbanda, pouco se fala sobre nossos médiuns (muito se diz sobre a formação de novos médiuns, quase que temos curso EAD sobre mediunidade), só que quantidade não é qualidade.
Sei que devemos cuidar para que nossos egos não atrapalhem a verdadeira vocação da Umbanda, para que nossos sentimentos não interfiram na humildade que nossas entidades tanto pregam. Mas hoje temos médiuns que deveriam ser pelo menos citados.
Chegou ao meu conhecimento uma senhora de 90 anos que é médium de Umbanda em um bairro periférico de Viamão-RS, fui conhece-la, ela trabalha com um caboclo de Ogum. Vou repetir para frisar bem, essa senhora tem 90 anos e TRABALHA com um caboclo de Ogum, prestando caridade a quem precisa. Se vão mais de meio século na religião, imaginem o quanto de conhecimento uma pessoa dessa tem para nos passar? Quantas histórias ela pode nos contar? E nós achando que sabemos alguma coisa! Creio que nem o google tem tanta informação. E assim como ela, com certeza existem muitas pessoas espalhadas por aí podendo servir de inspiração para nós, nem só pela idade e sim pela vivência. Devemos saber que a Umbanda é a religião onde todos os espiritos podem se manifestar para o bem, mas sem os médiuns certos, o trabalho deles ficaria prejudicado.
Se quisermos retornar a raiz dessa arvore frondosa que é nossa querida e amada Umbanda, devemos beber de fontes assim como essa senhora.
Vamos reverenciar nossas entidades, mas não podemos esquecer dos médiuns.

Luz no caminho de todos os médiuns.

Rafael d´Ogum

3 comentários:

  1. Olá irmão!
    Muito proveitoso esse texto com o qual concordo, pois observo o mesmo que você decreveu.

    Como pecebemos essa lacuna, vamos a mudar isso, começando por nós em nossos blogs.

    Digo isso porque vejo também uma falta de participação e interesse dos irmãos umbandistas aos blogs de que tratam específicamente dos assuntos umbandistas, sendo que quando o assunto é profanos participam com assiduidade.

    Eu não estaria aqui, participando do seu blog se você não tivesse antes participado de um outro que me serviu de veículo para cá.

    Bem, valeu estar aqui!

    Abraços.

    Salve Pai Ogum!

    ResponderExcluir
  2. Oi, voltei para avisá-lo de que o estou seguindo com um link diferente deste aqui pois esgotei minha cota de quantos posso seguir com uo link MEDIUM. Estou lincada em MÉDIUM, ao clicar em seguir, cai direto no ashirak que leve ao MERU SAMI.
    Estou avisando porque já fui mal entendida por isso. Desculpe-me, mas de outra forma não poderia segui-lo.

    AXÉ!

    ResponderExcluir
  3. Saravá! Medium
    Sem problemas, quanto ao link.

    Coloquei esse texto, pois isso para mim, é algo lógico. Pois nós médiuns, sem nossas entidades, não seriamos médiuns, mas nossos guias, sem nós, teriam muito mais dificuldade de se manifestar e ajudar as pessoas. E a história de nossa Umbanda, se perdeu muito com o passar do tempo, e o boca-a-boca sempre causa a perda de alguns detalhes importantes. E enquanto tivermos fontes como essa filha de Ogum, que relatei no texto acima, temos que beber.

    Desde ja grato pelo carinho. Espero contar com o maximo de pessoas realmente esclarecidas para trazer a Luz a nossa amada Umbanda.

    Paz e Luz.

    Rafael d´Ogum

    ResponderExcluir