domingo, 24 de abril de 2011

Saravá meu Pai Ogum - Salve Jorge

Dia 23 da Abril, dia de Pai Ogum, dia de muita comemoração e muito respeito. Neste ano de 2011, o dia do nosso Guerreiro, vencedor de demandas, caiu em um sábado, justamente na vespera da Pascoa, um dia onde todos os cristãos, estão se preparando para comemorar a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
O General de Umbanda é guerreiro de Oxalá, assim como São Jorge foi morto exatamente por não renegar sua vé em Cristo. O soldado de Cristo, tem em seu sincretismo o General de Umbanda.
Ambos representam a força da fé, o amor ao próximo e a justiça divina. Um dos santos mais populares do Brasil, São Jorge ganha cada vez mais seguidores, assim como Pai Ogum, um dos orixas mais difundidos em nossos terreiros, me arrisco a afirmar que não me recordo de ter ido em alguma seção de caboclos, onde não havia sequer um caboclo da linha de Ogum.
Ogum, trabalhador incansável, responsável pelo cumprimento de nosso carma, o orixa do ferro, da batalha, das estradas e dos caminhos.
Todos filhos aprendem que filho de Umbanda balança mas não cai, e não cai mesmo, por que temos um guerreiro sempre zelando por nós, um General que chamais abandona seus soldados. Um amigo para qualquer momento, que podemos contar à qualquer hora.
Sou suspeito quando falo de Ogum, pois é meu pai, e devo muita coisa à ele. Nunca me deixou na mão, ja passei por momento dificeis na vida, mas sempre que corri "para seu colo", ele me deu as condições necessárias para compreender a situação e vencer os desafios.
Muito obrigado meu pai! Por me dar a honra de ser mais um de seus soldados, obrigado pai, por me dar a honra de ser seu filho.

Salve São Jorge Guerreiro!
Ogunhê meu Pai Ogum!

2 comentários:

  1. Impossível esquecer daquele em que dei tudo ... rs ... e quando necessitei de sua clemencia, pois meu corpo não aguentava, ele me abandonou fazendo com que eu perdesse tudo em que lutei durante uma vida. Perdi vergonhosamente.Foi difícil para uma pessoa que o aclamava e até deseja entregar seu ori a ele. Nunca perdi. Não quando o aceitei em meu coração.

    Não o desprezo, mas também não o respeito ... Estou aprendendo a arrancar a amargura e ódio ... deixando apenas a indiferença. Gélida e Sólida como suas imagens ... da mesma forma que ele fez comigo.

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo anônimo.
    Muitas vezes procuramos encontrar o motivo e o culpado do lado de fora. Nenhum Orixás, Caboclo, ou qualquer outra entidade tem a obrigação de nos darmos o que precisamos e pedimos. Eles apenas nos ajudam a colher o que plantamos.
    Quando apontamos e julgamos um Orixá, assim como tu faz, meu irmão, estamos demostrando que realmente nunca o compreendemos.
    Analize suas atitudes, seu conmportamento para ver se realmente foste merecedor de uma sorte melhor.
    Não estou te julgando, nem conheço tua história. Mas respondo-te de forma bem genérica.

    Que o trono de Pai Oxalá te ilumine o caminho.

    Rafael d'Ogum

    ResponderExcluir