quarta-feira, 20 de abril de 2011

Trabalho ou Emprego

   Trabalhar, pelo Aurelio:
1. Qualquer ocupação manual ou intelectual.
2. Esmero, cuidado que se emprega na feitura de uma obra.
3. Obra feita ou que se faz ou está para se fazer.
4. Labutação, lida.
5. O fenómeno da vitalidade dos órgãos.

Emprego, pelo mesmo dicionário:
1. Ocupação remunerada e determinada a que alguém se dedica.
2. Ato de empregar.
3. Aplicação, uso.

O verbo trabalhar tem um significado bem diferente do verbo empregar. Por isso, não é justo, falarmos que trabalhamos para uma religião, quando na realidade o que praticamos é algo que mais parece com um emprego, pois quando trabalhamos para uma religião, não podemos esperar uma retribuição, principalmente financeira, estamos trabalhando para o bem de nossos irmãos, mas infelismente, muito que se dizem por aí como religiosos, esperam que seus trabalhos realizados em nome de religião sejam pagos de alguma maneira. Ja andei bastante por aí, ja vi absurdos inacreditaveis, vi em uma terreira aqui em Porto Alegre com uma bela e colorida tabela de preço. tipo:
"Consulta com caboclo Fulano.....R$50,00"
"Consulta com exu Cicrano............R$30,00"
"Abertura de caminhos.................R$20,00"

Em uma outra, o caboclo me falou que meu problema seria resolvido por um exu, mas que eu teria que levar uma garrafa de cachaça e um pacote de velas. Quando sai da terreira, conversando com meu tio, que havia me acompanhado, me falou que o caboclo que o atendeu falou a mesma coisa. Então não era algo especifico para mim e sim uma receita de bolo, para todos é a mesma coisa. Na semana seguinte, eu e meu tio retornamos naquele templo, meu tio com a cachaça e as velas e eu com as mãos abanando, meu tio entregou o embrulho para o cambono que fez um sinal para o pai de santo, que estava mediunizado. Eu fui tratado como todos os outros consulentes, o exu que me atendeu nem fez mensão sobre o que o caboclo havia me dito, e olha que era o mesmo médium, enquanto meu to, foi atendido pelo exu do pai de santo, na frente da tronqueira, e teve uma orientação mais clara que a minha ele deveria procurar o cavalo, para ele pôr as cartas para ver como iria se resolver o problema. Enfim, terminou a gira, meu tio foi ao encontro do tal dirigente, que falou que poderia sim jogar, mas que custaria R$70,00.
Uma entidade mandou trazer presente para outra que mandou jogar com o médium que por sua vez cobrou para saber qual era o problema, provavelmente, para depois cobrar mais uns reais para realizar um trabalho ou arriar um despacho para uma daquelas entidades que não contribuiram com quase nada.
Quem cobra pelos trabalhos prestados, ja esta sendo pago, agora quem o faz na condição pura e simples de caridade, com certeza uma hora nosso pai celestial, nos pagará. Muito mais do que os valores estipulados em uma bela e colorida tabela de preços ou um presentinho para o ego dos mediuns.
"Dai de graça o que de graça recebeste"

Saravá aos amigos

Rafael d´Ogum


  

3 comentários:

  1. Rafael muito bom o texto,concordo com que vc diz não trabalhamos pra Umbanda e sim nos doamos a ela fazemos isso por amor,
    *Dai de graça o que de graça recebeste*
    esta frase resume bem o que tentou passar a nos leitores,e que fique claro a religião não se faz so dentro de um terreiro,tenda, temos que praticar todos os dias.Obrigada Rafael por ter me mostrado como é lindo SER UMBANDISTA
    Sarava aos irmãos!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ser Umbandista é seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, é lembrar que o verdadeiro templo religioso esta situado dentro de nós mesmos e que na Umbanda não existem mistérios e sim caridades.

    Rafael d´Ogum

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rafael. Estou acompanhando alguns sites, e uns deles é esse seu blog. Os textos estão bem escritos e as mensagens são bem claras. è bem assim vamos honrar a nossa Umbanda.

    Joaquim cardoso

    ResponderExcluir