sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A missão de um cacique

A Umbanda esta crescendo, desenvolvendo, evoluindo e trilhando novos caminhos. Infelizmente nem sempre os médiuns e os terreiros, acompanham com a simplicidade necessaria. Vejo terreiros onde os dirigentes sabem muito, mas pouco passam para os médiuns que fazem parte de sua corrente. Existe muito "pai-de-santo" por aí, que são tratados como "deuses" encarnados. Existe muita "mãe-de-santo" que são tratadas como verdadeiras rainhas. Lastimo, sinceramente, o modo que os "filhos-de-santos" são acuados por pessoas sem o menor escrupulos.
Quem veio para essa vida com a magnifica missão de ser um "lider religioso", deve ter a mínima noção de respeito, dignidade e amor. Pois não trata apenas as pessoas encarnadas mas também as desencarnadas. Ja vi gente que tem o maior amor e respeito pelas entidades, e nenhum pelos integrantes da corrente mediunica, isso sem falar dos consulentes.
A Umbanda é a religião do Amor e não do Medo. Muitas pessoas tem medo que seus "pais-de-santos" os prejudiquem caso não realizem uma tarefa ou não colaborem mensalmente com alguns Reais ou com algum material. Alguns desses "lideres" acreditam e fazem seus "filhos" acreditarem que as entidades os punirão por qualquer coisa que possam vir a fazer de errado, e não ensinam que como na Umbanda as maiores palavras são: AMOR e CARIDADE. Não avisam que a Umbanda segue os ensinamentos de Jesus, que provou e comprovou que o Amor é maior que tudo.
Sabemos que, para começar, "pai de santo" não é o lider ou chefe de uma terreira de Umbanda, em outro post relatei que temos o Cacique como o responsável pelo andamento do terreiro, portanto, não há filhos de santo e sim filhos de fé, quando tratamos referente à pessoas com relação a religião, e irmão em fé, quando tratamos pessoas em relação à outras pessoas quando o assunto é religião. Porque quem é Pai e Mãe é DEUS, nossos guias são enviados Dele, e por carinho e amor, os chamamos assim.
O verdadeiro sabio não é aquele que sabe muito, mas sim aquele que compartilha seus conhecimentos. E assim deve ser a postura do Cacique de Umbanda, o de um irmão. Devemos encarar a realidade que os chefes de terreiras não são mais que ninguem, mas sim tem mais responsabilidades, se alguma coisa da errado, esse chefe que não orientou bem, mas quando as coisas dão certo. Parabéns a todos!
Humildade e caldo de galinha não faz mal a ninguem.
Se na terreira, tenda, centro ou templo que você freqüenta, os "chefes" não ensinam mostrando e sim mandando, (com todo o respeito) de meia volta e siga seu caminho. Não é uma casa onde o Amor e a Caridade são leis. Se o seu "pai-de-santo" avisou que se virar as costas algo não agradavel pode acontecer, acredite e confie em Deus. Se Deus esta comigo, quem estara contra mim?

Saravá aos Irmãos em fé.

Rafael d'Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário