quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saravá as mães da Umbanda

Hoje, encontraremos milhares de religiosos na praia de Ipanema em Porto Alegre. Tendas, Terreiras, Centros e Templos de religiões afros estaram homenageando Oxum, minha mãe, mas nossa pequena Tenda, estaremos la, prestigiando o grande evento, mas também lembrando a Orixa Iemanja.
Que confusão dia 8/12 é dia de Oxum ou dia de Iemanja. Depende muito do sincretismo que sua terreira ou Tenda faz. Depende da linha de trabalho. Por exemplo, para muitos templos Oxum não é Orixá, Oxum é uma cabocla da linha de Iemanja, para outros é uma Orixa pequena e para outros é sim uma Orixa que tem sua própria linha de trabalho, seus próprios falangeiros.
Então hoje, teremos Terreiras grandiosas e bonitas, Centros com seus filhos/seguidores uniformizados, e Tendas mais simples, com apenas sua corrente astral e sua fé. Não importa qual dessas formas você se identifica mais, não importa se você vai la para saravar Oxum ou Iemanja, menos importa ainda se você é Umbandista, Candomblecista(origem afro), Catolico, Protestante, Kardecista, Budista, Agnóstico ou Ateu. O que importa é que estando lá de corpo presente ou de coração, as linhas sagradas de Deus, independente do nome desta linha, irá te iluminar e fortalecer.

Aie ieô Mamãe Oxum
Odociá Mamãe Iemanja

Saravá irmãos de fé

Rafael de Ogum

Nenhum comentário:

Postar um comentário