sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Finda 2011. Foi convencionado que esses últimos dias do ano, sempre servem pra uma avaliação, um auto-julgamento, analizamos o que fizemos, o que deixamos de fazer e o que aconteceu conosco.
Eu, pessoalmente tive um ano com muitas alegrias, surpresas e trabalho, mas como esse blog não é para tratar da vida particular deste pequeno ser, mas sim de uma humilde Tenda de Umbanda que trabalha seguindo as orientações do alto, vamos tentar resumir o tudo que aconteceu na nossa TAEPO.
Em 2011, tivemos casa cheia por várias sessões, com a graça de Deus, conseguimos orientar alguns de nossos irmãos que vieram até nós solicitando auxilio.
Recebemos visitas do outro lado, visitas ilustres posso afirmar.
Dois médiuns de nossa corrente, firmaram suas entidades, somando aos médiuns já trabalhadores de nossa Tenda.
Novos médiuns se aproximaram para solicitar encaminhamento na vida espíritual.
Começamos a receber a benção de mensagens psicografadas por irmãos do alem, com histórias, doutrinas e muita luz.
Mudamos de endereço, onde os trabalhos se intensificaram.
Estamos descobrindo a real missão da TAEPO dentro do Movimento Umbandista e Espiritualista.
Nosso blog bombou, criado no início do ano, creio que bateremos a marca dos 4000 acessos, sendo visitado por pessoas de várias religiões, cidades, estados e até de países distantes e fronteiriços.
Tivemos relatos de pessoas que se "encontraram" Umbandistas graças aos nossos textos, assim como também há um caso ( que eu conheço) que a pessoa encontrou Jesus por outra religião, levado também pelo blog, virou evangélica, mas segue sendo uma visitante assídua de nossos humildes dizeres. Assumindo o lado ecumênico de Nossa Amada Umbanda.
Nos resta agradecer a todos que fizeram parte de nossa caminhada de 2011, tanto os que estão nesse nosso lado da vida, quanto os que já estão no outro. Obrigado
Mas as viradas de ano também servem para planejar, pedir e sonhar:
Pedimos aos nossos guias, mentores, guardiões e todos mais que nos amparam no astral, para que nos deixe aprender cada vez mais.
Pedir a Oxala sua Luz e benevolência.
Pedir ao Pai Ogum, chefe de nossa Tenda que nos dê condições de honrar seu nome e praticar a Umbanda como Ela merece e deve ser praticada.
Pedir a Mãe Oxum todo Amor do mundo.
Pedir a Oxosse que continue nos presenteando com seus maravilhosos Caboclos.
Pedir a Iansã que sopre seus ventos sempre ao nosso favor.
Pedir ao Xangô sua justiça divina.
Pedir à Iemanja, que continue nos purificando.
Pedir aos Pretos, amados magos branco, que continuem nos brindando com sua sabedoria.
Pedir as Crianças, um pouquinho de seus doces e sua alegria de ser.
Também pedimos aos nossos companheiros Exus e Pombas-gira, nossos eternos guardiões, que nunca nos abandonem.
E o sonho para 2012, que possamos ajudar cada fez mais pessoas a ajudar outras pessoas. Aumentar a "Grande Corrente Branca", não necessáriamente, aumentar a corrente mediunica da Tenda, mas mostrar para as pessoas que para encontrarmos o caminho ensinado por Jesus, o Cristo, precisamos ajudar o próximo.

Desejo a TODOS um próspero 2012, que Deus lhe de Tudo o que você merece e necessite para alcançar os objetivos.

Rafael d'Ogum

sábado, 24 de dezembro de 2011

Natal Espiritualizado

Natal, data que significa o nascimento. dia 25 de dezembro comemoramos o aniversário de Jesus, sem sombra de dúvidas o ser mais espiritualizado que já encarnou nesse planeta, mas isso,muitas vezes é o que menos lembramos, ou ao menos é o que parece, pois nossas comemorações são absurdamente materialistas.
São distribuições de presentes, são bebidas, mesa farta, roupas novas e caras, decorações luxuosas, para lembrar o nascimento de um menino em uma humilde e singela manjedoura.
Acredito que há algo de errado aí. Comemorar a simplicidade do espiritualismo com extremo materialismo?
Pensemos nisso irmãos, vamos dedicar essa data ao verdadeiro sentimento que ela representa, vamos dedicar esse dia ao amor, à paz e a fé. Vamos dedicar essa data ao Nosso Senhor Jesus, o Cristo. Façamos festas, mas com o intuito verdadeiro.
Feliz Natal às Pessoas de bom coração.
Luz, Paz, União, e mantenhamos sempre Deus no Coração.

Que OXALÁ VOS ILUMINE

São os Votos da Tenda de Apoio Espiritual PAI OGUM.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Engatinhando na Umbanda

Dentro de uma Tenda de Umbanda não há uma rotina, pois cada atendimento é uma surpresa, em cada sessão surgem elementos novos, a magia da Umbanda esta nos elementos da natureza, na água, no ar, no fogo, na terra, na pedra, nas ervas, no olhar de um preto-velho, no instinto do caboclo, na inocência das crianças, na gargalhada marota do exu e na dança sensual da pomba-gira.
Quando Pai Oxalá nos brindou com essa benção chamada de Umbanda, Ele pensou em tudo, a fez completa, somos nós que ainda estamos engatinhando, nem o cacique mais experiênte, nem o umbandista mais estudado, nem o médium mais dedicado conseguem chegar a 1/3 do total de conhecimento que a Umbanda tem para nos ensinar.
Nem um ritual de apronte é igual ao outro, pois as pessoas são todas diferentes, hoje há em torno de 7 bilhões de pessoas encarnadas sobre a crosta terrestre, nenhuma tem a impressão  digital, o DNA, e principalmente a história evolutiva igual a outra.
Sempre há novidades, pois a Umbanda é feita por pessoas e nessa soma dessas histórias e acontecimentos o resultado dificilmente será diferente da novidade.
Em Nossa Amada Umbanda não há uma "receita de bolo", cada Tenda é uma Tenda, cada Entidade é uma Entidade e cada Cacique é um Cacique.
E essa disparidade toda serve para que aprendamos e continuemos nossa própria evolução.

Saravá irmãos

Rafael d'Ogum

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Revelando os segredos

Nossa Amada Umbanda nos ensina grandes segredos da vida.
Na realidade o movimento Umbandista que hoje temos presente em nosso país e também em vários países, ignorando fronteiras e oceanos, nos traz ensinamentos complexos mas de uma maneira absolutamente simples.
Não só pela forma escolhida de apresentação de nossos Guias, Mentores e Guardiões, mas também pela forma que são conduzidos nossos trabalhos espirituais e da maneira que nos é repassada essa magnífica doutrina/filosofia.
A simplicidade do carinho, do amor, do afeto, do respeito da caridade e da fé.
Sim, quando falamos que a Umbanda é nossa religião, estamos menosprezando esse magnífico sistema, esse majestoso movimento. Pois a religião é uma parte desse movimento, a Umbanda é uma filosofia de vida, onde trabalhamos em prol do coletivo, ninguém consegue evoluir sozinho, e esse é m dos grandes segredos da vida.
Rafa, mas isso todo mundo sabe. Que a União faz a força!
Sim! Todos nós sabemos, mas poucos de nós ´pratica.
esse é um dos segredos da vida, um dos ensinamentos da Nossa Amada Umbanda, Pôr em pratica os ensinamentos de nosso Pai Oxala, o Cristo Jesus.

Aprendemos irmãos, com paz e amor no coração.

Rafael d'Ogum

sábado, 17 de dezembro de 2011

As cartas que recebemos, apenas entregamos

A Umbanda é mais que quatro paredes e um banquinho de Preto-Velho. É muito mais que um grito de Caboclo, uma magia de Exú, ou uma incorporação extasiante. Ela é sentimento, postura, força e devoção. É também trabalho, conhecimento, caridade, fé e amor.
A Umbanda não é brincadeira de incorporação e também não é lugar de discutir relações, de fazer julgamentos ou de mistificar a fé. Ela é lugar de gente imperfeita, porém séria que sabe o que é ter, ser, viver e dar. Afinal, na Umbanda acreditamos fielmente que ninguém é tão pobre, que não possa dar, e nem tão rico, que não possa receber.
Dessa forma, confiamos que a Umbanda é capaz de “dar” e “tirar” qualquer coisa, a qualquer um e a qualquer momento, desde que seja fruto do merecimento.
Assim, na visão dos praticantes da Umbanda, que reconhecem que nada é ao acaso, destacamos o princípio universal respeitado por quase todas as religiões, o livre arbítrio. E é neste exato ponto de tantos desencontros e falta de esclarecimentos que atuam nossas entidades orientando e ajudando a cada um de nós nesse mundo de expiação e provas no qual atualmente nos encontramos. Pois assim testemunhamos em nossa religião o destempero dos homens com sua liberdade de escolha, onde muitas vezes estes não entendem que pela consequencia de suas ações e seus comportamentos, nem sempre colhem o que obviamente pretendiam.
Não obstante, tais explicações aqui retratadas são uma tentativa de derrubar conceitos deturpados de uma cultura popular que elege a Umbanda como “Tenda dos Milagres”, ou ainda, como “Pronto-Socorro” de todas as outras religiões. Diferente do que muitos imaginam e procuram não é possível “terceirizar a fé”. E ainda que fosse nossas entidades somente seriam autorizadas a tais intervenções, na certeza de estarem agindo sem interferir no principio universal, ou mais precisamente, no livre arbítrio da pessoa em questão.
Do mesmo modo é importante mencionar que distinta de outras religiões a Umbanda trabalha e defende, entre outras causas, a tolerância e a inclusão. Por isso não faz em nenhum momento diferentes atendimentos a ricos ou pobres. Brancos ou pretos, ou ainda, a qualquer outra classificação social, étnica e moral equivocada do mundo atual.
E mesmo diante desta proposta verdadeira e justa é a Umbanda que mais sofre com a discriminação, pois muitas vezes é procurada como o “último recurso” para a resolução dos problemas. Problemas esses que, na sua grande maioria, são resolvidos prontamente por nossas entidades. Não por que essas são “milagreiras”, mas sim, por que são conhecedoras e obreiras desta equação divina que resulta somente o merecimento de cada ser.
Salve a pemba. Salve a Umbanda. Salve o amor maior entre todos os irmãos.
Texro retirado do Jornal da Umbanda.
Obrigado pela contribuição My.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Princípio Boiada



Nosso amigo Pai Francisco de Aruanda, nos brindou essa semana com uma palestram, pois toda a conversa com essa entidade muito sábia torna-se uma palestra, explicando o "princípio boiada".

Mas o que é esse Princípio Boiada?
Esse é o nome do modus operandi utilizado pelos Magos Negros para guiar vários seres ao mesmo tempo ao retrocesso evolutivo.
Como funciona?
Assim como em uma boiada, quando há o estouro, todos correm para o mesmo lado, assim, por exemplo, os boiadeiros levam a boiada, ou levavam, de um local para o outro, eles não tocam o gado individualmente, eles manipulam o coletivo.
Os Magos Negros, se utilizam certos indivíduos ou acontecimentos para manipular um coletivo de pessoas para o lado deles. Eles se aproveitam da música de baixa qualidade, dos programas de televisão que não fornecem cultura, de tudo e todos aqueles que conseguem fazer da grande massa uma força de manobra, fazendo aflorar os instintos mais baixos que uma pessoa possa ter.
O que eles ganham com isso?
Um suposto poder, eles se sentem felizes em serem temidos e obedecidos.

A assim por diante.
Mas ja podemos ter uma noção de que como devemos agir. Deus nos deu a individualidade e assim devemos viver, não podemos gostar de algo, só por que alguem falou que isso é bom, devemos ter nossas próprias opiniões, mas para isso precisamos estar habituados a procurar o conhecimento e informações sobre o assunto. Vejo nos dias de hoje, pessoas ouvindo músicas absurdamente sem conteúdo nenhum, apenas por que esta na "moda", vemos crianças perdendo a infância pois se vestem e agem como adultas, isso tudo, no meu ponto de vista, são atitudes que o coletivo as leva a tomar, se encaixando perfeitamente no "princípio boiada". Alguém faz, ouve ou fala, logo tenho que fazer, ouvir ou falar igual.
Nós Umbandistas temos a OBRIGAÇÃO de não nos deixar cair nessas armadilhas, e devemos tentar ajudar as pessoas que já cairam. Essa é nossa missão, somos servidores do alto, encarnados, que estamos aqui para ajudar e orientar aos nossos irmãos.
Lutemos irmãos, para que se haja o estouro da boiada que seja em direção a evolução.

Rafael d'Ogum

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Umbanda é: ajudar a UMA pessoa

Quem acompanha a história de nossa Tenda, sabe que eu Rafael d'Ogum, tive uma história um pouco diferente da maioria de nossos irmão Umbandistas. Tive uma tia que era Cacique de Umbanda, que já desencarnou nos deixando saudades, com ela aprendi o"sentimento Umbanda", as entidades que à acompanhavam me mostraram a maravilha que é poder ajudar os outros, por causa dela que tomei a decisão, quero ser Umbandista. Ela, a minha tia, me ajudou junto com seus guias, e então abracei a causa, "quero um dia ajudar alguem, como por ela eu fui ajudado", esse passou a ser meu lema. Mas ela morava longe, quase 400km, ficaria difícil de frequentar o terreiro que ela mantinha. Então comecei a procurar algum terreiro mais perto. Fui à alguns, mas sempre ficava um vazio, teve um que estava quase tudo certo, já hávia conversado com a "Mãe-de-santo", que me convidou para entrar na corrente, mas para isso, eu deveria comprar uma pequena lista de materiais sem contar que nesta lista haviam itens como cabrito e galos, ah! também tinha uma colaboração de quase R$2000,00 que seria a "mão da mãe-de-santo". Já sabia que era filho de Ogum, então pedi, "Pai se for ser, será, mas se não for, me tira daqui." Meu celular tocou, era um convite para jogar futebol. Entendi o recado e fui bater uma bolinha, nunca mais retornando nessa terreira.
Até que enfim encontrei uma médium de Umbanda via internet, era de uma cidade mais próxima, uma distância de aproximadamente 140km, fui para essa cidade numa segunda-feira, na sexta-feira já estava de volta com o Caboclo e o Exu, ambos pisando forte e firme no chão. Batismo, Amassi e Chão, doutrina (minha) muito pouca, quase nada. Cheguei em Porto Alegre com esses dois presentes de Oxalá, e já chegamos trabalhando, o Caboclo de Ogum que me acompanha, nos mostrou e ainda nos mostra como é a verdadeira Umbanda, Ele e o Exu, ensinaram quase 90% de tudo que sabemos sobre a Religião, Filosofia, Ciência e Arte que cerca a Umbanda. Rituais, oferendas e tudo mais que utilizamos, foi ensinamento d'Eles.
Essa médium que me ajudou a "dar passagem", nunca mais tive notícias, tivemos algumas diferenças, mas esse era o destino, Oxalá, com sua máxima sabedoria e ciente que isso iria acontecer, me deu Caboclo, Exu, depois se manifestou o Pai-Velho, que chamamos carinhosamente de "enciclopédia", sem contar o cosminho, todos muito experientes, até para fazer o contra ponto com esse novato médium. Que hoje já coroado por essas entidades pode ser chamado de Cacique de Umbanda.
Aquela uma pessoa que eu pretendia ajudar com a Umbanda, ainda não chegou, muitas pessoas já foram procurar ajuda em nossa TENDA DE APOIO ESPIRITUAL, e com a graça de Oxalá e o trabalho de nossa corrente mediúnica e nossa corrente ASTRAL, várias já foram ajudadas, nos mais variados problemas, mas ainda estou querendo ajudar uma pessoa, assim como fui ajudado.
Se cada um de nós ajudar uma pessoa, e essa uma pessoa quiser ajudar uma pessoa, muito em breve, todos nós teremos sidos ajudados, e nosso mundo será melhor do que é hoje.
Muito obrigado a TODOS que me ajudaram, a poder ajudar essa UMA pessoa.
Muito obrigado a quem acompanha nossa Tenda, muito obrigado a quem acompanha esse blog.
Que nosso Pai Celestial, nossa Amada Umbanda te dê tudo aquilo que precisar.

Rafael d'Ogum

domingo, 11 de dezembro de 2011

Os Quatro Pilares da Umbanda

A Nossa Amada Umbanda, tem quatro pilares, são os pilares que sustentam a nossa vida: Religião, Ciência, Filosofia e a Arte.

A RELIGIÃO: É o que é mais visto e lembrado quando se fala em Umbanda, pois todo mundo já ouviu falar em uma terreira, todos sabem da existência dos rituais. A Religião seria a porta de entrada para esse universo espiritual.

A CIÊNCIA: É o conhecimento necessário para se viver, tanto na matéria quanto no espírito. Cientificamente a Umbanda é o que mostra e/ou comprova a nossa realidade e as coisas do extra-físico.

A FILOSOFIA: É o modo que devemos viver, quando se entra na RELIGIÃO e se adquire um pouco de sua CIÊNCIA, a FILOSOFIA vem ao natural, escuto de muitas pessoas que depois que conheceram a doutrina Umbandista, mudaram sua maneira de ver as pessoas, as coisas e a vida.

A ARTE: Esse pilar é representado também nos outros três pilares, pois a Arte é como a Religião, a Ciência e a Filosofia se fazem participante em nossas vidas.

Para se tornar um bom médium ou até mesmo um Cacique de Umbanda, deve-se entender, compreender e praticar os ensinamentos equilibrados desses quatro pilares. 
Essa é a Umbanda, essa é a Amada Umbanda que tentamos praticar, pensemos irmãos se a Umbanda fosse apenas a Religião,

"Não sejam Umbandistas apenas dentro da Tenda. A Umbanda deve ser como o ar, que se faz presente em todos os lugares; a Umbanda deve ser como a água, que sempre da um jeito de transpor os obstáculos; a Umbanda deve ser como a terra, que da a sustentação para seus passos e a Umbanda deve ser como o fogo, que aquece seus corações e clareia seus pensamentos." (Caboclo das 7 Espadas)

Saravá Irmãos


Rafael d'Ogum

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Existem 13 passos para o bem

- Por mais que lhe falem da tristeza . . .
. . . prossiga sorrindo !


2- Por mais que lhe demonstrem rancor . . .
. . . prossiga perdoando !


3- Por mais que lhe tragam decepções . . .
. . . prossiga confiando !


4- Por mais que lhe ameacem de fracasso . . .
. . . prossiga apostando na vitória !


5- Por mais que lhe apontem erros . . .
. . . prossiga com os seus acertos !


6- Por mais que discursem sobre a ingratidão . . .
. . . prossiga ajudando !


7- Por mais que noticiem a miséria . . .
. . . prossiga crendo na prosperidade !


8- Por mais que lhe mostrem destruições . . .
. . . prossiga na construção !


9- Por mais que acenem doenças . . .
. . . prossiga vibrando saúde !


10- Por mais que exibam ignorância . . .
. . . prossiga exercitando sua inteligência !


11- Por mais que o assustem com a velhice . . .
. . . prossiga sentindo-se jovem !


12- Por mais que plantem o mal . . .
. . . prossiga semeando o bem !


13- Por mais que contem mentiras . . .
. . . prossiga na sua verdade !


Por mais difícil que lhe pareçam essas 13 tarefas . . .
. . . prossiga acreditando na capacidade que Deus lhe deu para cumpri-las !

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Saravá as mães da Umbanda

Hoje, encontraremos milhares de religiosos na praia de Ipanema em Porto Alegre. Tendas, Terreiras, Centros e Templos de religiões afros estaram homenageando Oxum, minha mãe, mas nossa pequena Tenda, estaremos la, prestigiando o grande evento, mas também lembrando a Orixa Iemanja.
Que confusão dia 8/12 é dia de Oxum ou dia de Iemanja. Depende muito do sincretismo que sua terreira ou Tenda faz. Depende da linha de trabalho. Por exemplo, para muitos templos Oxum não é Orixá, Oxum é uma cabocla da linha de Iemanja, para outros é uma Orixa pequena e para outros é sim uma Orixa que tem sua própria linha de trabalho, seus próprios falangeiros.
Então hoje, teremos Terreiras grandiosas e bonitas, Centros com seus filhos/seguidores uniformizados, e Tendas mais simples, com apenas sua corrente astral e sua fé. Não importa qual dessas formas você se identifica mais, não importa se você vai la para saravar Oxum ou Iemanja, menos importa ainda se você é Umbandista, Candomblecista(origem afro), Catolico, Protestante, Kardecista, Budista, Agnóstico ou Ateu. O que importa é que estando lá de corpo presente ou de coração, as linhas sagradas de Deus, independente do nome desta linha, irá te iluminar e fortalecer.

Aie ieô Mamãe Oxum
Odociá Mamãe Iemanja

Saravá irmãos de fé

Rafael de Ogum

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Direito e Deveres

Quem segue a Umbanda, segue os princípios da vida.
Deus nos deu o direito e nós nos damos os deveres.
Temos o direito de vivermos a vida da forma que quisermos, podemos viver e fazer da vida o que acharmos melhor, esse é o nosso livre arbítrio. A livre decisão de como vamos fazer nosso caminho. Pois sim, nós montamos nosso caminho, e não temos que seguir um caminho escrito ou desenhado por ninguém que não seja por nós mesmos.
Esse é o nosso direito de melhorar, o Sagrado direito de evoluir.
Os deveres são, não impostos, mas sim, colocados a nós por nós mesmos. Somos senhores do nosso caminhar.
Cada um sabe até onde podemos chegar, cada um de nós sabe qual o destino que devemos alcançar em cada parte dessa nossa longa caminhada.
O objetivo é o nosso Sagrado Direito à Evolução, e os deveres são os passos que devemos dar nessa direção.
Só que não podemos esquecer que a cada passo dado se abre uma nova perspectiva de futuro. Cada passo é uma semeadura nova, que gera-rá uma nova colheita.
Então, nosso dever é plantar certo, para que possamos colher bem.

Caro irmãos pensem no seu Direito e reavaliem seus deveres.

Paz, Luz e Saravá.

Rafael d'Ogum

sábado, 3 de dezembro de 2011

Consulentes e Médiuns

Gostaria eu que as coisas fossem mais simples. Que as pessoas compreendessem com mais facilidades as diferenças entre os consulentes e os médiuns.
Para muitos a Nossa Amada Umbanda, a religião é ir no terreiro ou na tenda uma vez por semana tomar um passe ou ouvir alguma das maravilhosas histórias dos pais e mãe velhos. Essa é a faceta da religião, que cabe para muitos dos consulentes, não há o compromisso. Nem precisa haver, pois a Umbanda é o pronto socorro, onde é dado o primeiro atendimento, o primeiro auxílio.
Mas os médiuns, ah os médiuns, esses tem que entender a necessidade da doutrinação, o necessidade da compreensão da finalidade da Umbanda. Gostaria eu que fosse realmente simples, que os médiuns precisassem apenas ir nas sessão, encorporar e ir embora para a casa, levar sua vida de forma mais comum possível. Mas não o é.
Muitas pessoas afirmam que ser médium é ser uma pessoa absolutamente normal como as outras, eu vejo de forma diferente, não oposta, mas bem diferente, nós médiuns, temos maior facilidade de captar outras realdades e somos influenciados mais diretamente por essas outras realidades. O médium mais que os consulentes, precisa manter um alto padrão vibracional a maior parte do tempo possível, pois é assim que poderemos manter nossas boas companhias sempre próximo de nós.
Para isso é necessário doutrinas sobre espiritualidade, auto-controle, amor (avanço-moral), atenção, humildade, caridade, e seguir os ensinamentos de Jesus, o Cristo.
Não podemos nos deixar cair por maior que pareça o buraco e muito menos nos deixar abalar por mais forte que se apresente a tempestade, pois fomos escolhidos e escolhemos ser ferramentas do arquiteto universal.
Sejamos humildes, honestos e sinceros pois esse é o caminho para nossa caminhada.

Rafael d'Ogum

Caridade e Homenagem à Iansã

Hoje em nossa Tenda, teremos uma Sessão Caritativa e Homenagem à Rainha dos Ventos. Srª Iansã será homenageada.
A homenagem e a sessão se inicia as 20:00, em nossa nova sede.
Teremos as portas, os braços e os corações abertos para receber à todos que queiram participar.

Que dona Iansã nos abençoe e traga-nos a tranquilidade de uma brisa junto com a força de uma ventania.

Rafael d'Ogum